Reflexão; Vencendo os Desafios


download (4)“Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós”.
Deuteronômio 3.22
Ao longo da nossa vida, enfrentamos desafios de todos os tipos.
Quando somos crianças, enfrentamos o desafio de crescer, o desafio das novidades que a cada dia surgem.
Quando chegamos à juventude, enfrentamos os desafios da independência, as inúmeras escolhas: pela profissão, pela futura esposa ou pelo futuro esposo, as meninas (principalmente) passam horas decidindo qual roupa vestir…
Na vida adulta, os mesmos desafios aparecem. A promoção tão esperada, mas às vezes tão distante, o sonho da casa própria, mas a falta de recursos para obtê-la…
Na velhice, mais desafios: esperar coisas novas para a vida, manter a saúde para ver os bisnetos…
Tantos outros desafios permeiam cada momento da nossa vida a ponto de podermos dizer que nossa vida é formada por eles. São tantos sonhos, planos que enchem o nosso coração, decisões a tomar e muitas vezes, o medo bate: será que superaremos os desafios, será que venceremos as batalhas, será que conquistaremos os nossos objetivos?
Porém, a Palavra de Deus tem uma mensagem encorajadora: não precisamos temer os desafios, não precisamos temer as batalhas, nem diminuir os nossos sonhos, pois temos um Deus que peleja por nós e Ele dará a vitória sobre cada situação.
II Samuel 22.30
“Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão, pelo meu Deus salto um muro”
O Deus a quem servimos nos leva a saltar as muralhas das dificuldades, as muralhas que impedem os nossos sonhos de se realizar.
Ele nos leva a situações que, aos nossos olhos, parecem impossíveis de serem concretizadas, pois para Ele nada é impossível.(Lc. 1.37)
Mas o que precisamos fazer para ver esta ação poderosa de Deus por nós?
Salmo 37.4-5
“Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.”

Precisamos nos deleitar no Senhor
Como o Salmista Davi diz em Salmo 16.2
A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, não tenho outro bem além de Ti”
Bem sabemos que o Rei Davi era um homem de muitas posses. Ele possuía palácios, mulheres e um exército a seu dispor. Mas, ele sabia que aquelas riquezas não valiam nada sem o Senhor com ele. Ele entendeu que o Senhor era o que mais importava e todas as outras bênçãos partiam do Senhor.
O Senhor precisa ser a nossa fonte de alegria, o nosso prazer, o nosso bem maior. Muito mais do que aquilo que Ele pode nos dar ou deixar de nos dar. Nosso prazer deve ser a Sua companhia, a Sua presença, a Sua Palavra.
Precisamos entregar os nossos caminhos ao Senhor
Não entregamos os nossos sonhos e planos ao Senhor, temendo que Ele modifique tudo aquilo que temos sonhado. Com isso, nos apegamos às nossas próprias vontades e a nossa visão limitada e perdemos o melhor de Deus para as nossas vidas.
Veja quais são os caminhos, os pensamentos que Deus tem a nosso respeito:
Jeremias 29.11
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”
Precisamos nos render ao Senhor. Entregar todos os nossos caminhos, todos os nossos sonhos e projetos pessoais para que Ele venha e faça brotar em nosso coração os Seus melhores sonhos e projetos. Ele quer nos fazer sonhar como Ele mesmo sonha.
Precisamos confiar nEle
Esta parte é a mais difícil: às vezes, nos deleitamos no Senhor e até mesmo entregamos nossos caminhos, mas não confiamos.
E na primeira instabilidade, retornamos para os nossos caminhos e projetos e esquecemos o que Deus nos prometeu que iria fazer.
O povo de Israel passou por diversas situações em que teve de confiar em Deus nas suas batalhas até a Terra Prometida e uma das mais lembradas é a passagem pelo Mar Vermelho.
Ex.14.10-31
O Senhor havia colocado em seus corações o projeto da liberdade. Eles conseguiram sair da terra do Egito, mas o Faraó e seu exército vieram atrás, os pressionando contra o mar Vermelho. Palavras de dúvida se levantaram, porém o Senhor ordenou: ”Dize aos filhos de Israel que marchem”. O Mar Vermelho se abriu e o povo de Israel passou, porém os egípcios, quando tentaram passar, morreram engolidos pelas águas do mar.
Se quisermos ver a ação poderosa do Senhor lutando por nós e nos ajudando a vencer os desafios, precisamos confiar. Não há como vencer a guerra sem confiar Naquele que luta a peleja.
O Senhor quer nos fazer superar os desafios da vida, o Senhor quer nos fazer alcançar os planos e sonhos que Ele tem semeado em nosso coração, o Senhor quer mover impossíveis, mas Ele não quer que você lute com suas próprias forças.
Ele nos direcionará em como devemos agir, como devemos fazer para tomar posse das vitórias que Ele conquistará para nós. Por muitas vezes, teremos que colocar o pé no Mar Vermelho, ir à guerra com 300 homens ou conseguir cinco pães e dois peixinhos para ver o milagre acontecer.
Mas, quem irá lutar, quem fará o milagre é Ele.
Você precisa apenas deleitar-se nEle,entregar os seus caminhos a Ele e confiar.
Quanto à luta, você não precisa temer, Ele lutará por você e como o Guerreiro Invencível que é, te fará muito mais que vencedor.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.