REFLEXÃO; Quando Deus quer abençoar


Texto base: 1 Reis 17:8

“Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.”

Paz do Senhor amados.
Hoje quero falar com vocês em quando Deus quer nos abençoar.
Pensamos que quando o Senhor vai fazer algo, ele precisa seguir a lógica humana. Vamos ver nessa reflexão que Deus sempre nos surpreende, basta apenas obedecermos e confiarmos pois ele sabe o melhor para nós.

Quando Deus quer nos abençoar:

1º – Ele usa quem quer,o que ele quer e da maneira que ele quer.

Fico muito maravilhado em saber que Deus nos abençoa de  maneiras que excede o nosso entendimento e pensamento. Saiba que se você espera algo em Deus prepare-se para coisas incomum, que fogem a regra do óbvio.

2º- Não usa e nem precisa da lógica humana.

Foram muitas as vezes na bíblia que as coisas aconteceram contrariando todo o conhecimento do homem. Basta vermos a história de Daniel na cova dos leões, Sadraque, Mesaque e Abdnego na fornalha ardente, Davi contra o gigante Golias . São casos em que o sobrenatural de Deus estava presente, mudando o rumo de muitas histórias e desmistificando o que parecia certo.

3º – Deus faz o que lhe apraz e sempre tem um propósito em tudo.

É difícil na maioria das vezes percebermos o real propósito de Deus em nossas tribulações. Mais uma coisa te digo; Há propósito em tudo em nossa vida.

“TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”(Eclesiastes 3:1)

O Senhor sempre vê além do que os nosso olhos podem ver e quando ele vai nos abençoar sempre tem um grande propósito, ele prova nossa fidelidade, paciência, fé e coragem.

 Elias e a viúva de Sarepta

Elias sempre foi  usado pelas mãos do Senhor. Homem temente que tinha experiências com Deus.
Muitas foram as vezes que ele viu Deus mover o sobrenatural em seu favor.
Mas a minha pergunta é: Será que mesmo ele sendo tão fiel  não seria provado por Deus?

Vejo na Bíblia Sagrada que  Elias tinha se apresentado ao rei Acabe e predisse a ruína e seca na  cidade.
Então Deus da ordens para que o profeta saísse de onde estava e fosse para o Ribeiro de Querite que ficava próximo ao Jordão, que lá ele beberia do rio e Deus mandaria a provisão através de um corvo.
Provisão através de um corvo?
É assim que Deus trabalha, ele tem seus próprios meios e maneiras de prover na vida do Cristão. Não se admire se um dia Deus mandar em sua casa as pessoas que você menos imagina só para te abençoar.
Vejo a confiança do profeta Elias que não pensou duas vezes e obedeceu a voz de Deus.
E porque Deus não o mandou para a casa de um rico ou em um lugar que fosse muito mais fácil Elias ser alimentado ou abençoado?
Em Isaías a palavra do Senhor diz: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.”  (Isaías 55 : 8)
Deus sabe o que é melhor para nós, pois assim como o céu está mais alto do que a terra, assim também são os planos e pensamentos do Senhor.
Elias obedece e é alimentado por um corvo a mando de Deus, e se um corvo vira garçom para um servo do Deus vivo, o que ele não pode fazer para nos abençoar?

Eu fico imaginado o que se passava pela cabeça de Elias nesses momentos em que o corvo trazia pra ele carne e pão pela manhã e pela noite. O que será que ele pensava ao ver uma ave obedecendo a voz do Senhor. Isso talvez seja loucura para o homem natural   mais é sabedoria para aquele que Crê.
Depois que o ribeiro começou a secar Deus dá uma nova ordem para o profeta, Deus disse:
“Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.”
Novamente Elias se movimenta e sai da zona de conforto, pois Deus sempre tem novas experiências para nós.
Se eu eu você ouvirmos a voz do Senhor teremos sempre experiências maravilhosas e edificantes.
O profeta se dirige a cidade de Sarepta onde lá havia uma viúva pobre que o iria sustentar.
Vejo Deus nessa passagem novamente contrariar as ordens naturais das coisas, pois naquela época uma viúva tinha que ser ajudada quando seu marido falecesse, mas agora vejo-a pobre e ainda ter que sustentar um homem. Mas sempre Deus tem um grande propósito, se ele mandou irmão (a) vai sem medo, pois ele não te deixará sem amparo  e muito menos permitirá que um servo seu seja envergonhado.

Quando Elias chega a casa da viúva a encontra pegando cavacos de madeira na porta de sua casa apanhando lenha e ele lhe pede um copo de água.
Mas a palavra diz que depois do copo com água ,Elias pede um bocado de pão para a viúva e ela responde:
“Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.”




Eu te pergunto agora: Com dois cavacos se faz um fogo?
A esperança daquela mulher havia acabado, ela não tinha mais de onde adquirir recursos para se alimentar e cuidar do seu filho.
Ela já estava esperando a morte chegar e iria fazer a ultima refeição da sua vida, pois tinha apenas um pouco de farinha e um pouco de azeite na botija.
Deus não chegou antes e nem depois na vida daquela viúva, Deus chegou na hora certa.
Quando as esperanças já se foram, quando o medo e desespero tomaram conta, quando tudo diz não. É ai que o nosso Deus entra com a provisão.
O profeta então diz a ela o que nós hoje deixamos de falar e profetizar:

“E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
  Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.”

Deus não viu apenas o sofrimento e a necessidade do seu filho Elias, ele viu também a necessidade da viúva e de seu filho que estavam a beira da escassez total.
Vejo também que a mulher confiou na palavra do homem de Deus, pois ela entrou e foi e fez como ele lhe havia dito.

“E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.  Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.” ( V.15 e 16).

Nosso Deus é um Deus de maravilhas, ele move o sobrenatural para abençoar aqueles que necessitam.
Eu não sei se você está no último estagio e sem esperança assim como a viúva se encontrava.
Talvez a medicina te desenganou, ou as circunstâncias parecem desfavoráveis, Mas eis que te digo: que essa doença vai ir embora agora no nome de Jesus, se você precisa de portas abertas receba ai onde você está agora e o nome do Senhor Deus será glorificado.

Abraço!

Escrito por:  Missionário Paulo Diego Alves
968911_382319275227689_1816143876_n

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.