PENDÊNCIAS RN-POR ADEMIR DE FREITAS – PRESIDENTE


download

##‪#‎Era‬ uma Tarde Chuvosa de Domingo,09 de Março de 1997, Quando Foi Hasteada a Antena da RÁDIO CIDADE, Operando na Frequência de 98,5MHZ,Que Foi Instalada na casa da Professora Galega, no Conjunto Independências ao Lado do Ginásio de Esporte Otton bezerra, casa esta que nos foi emprestada por dois finais de semana e lá a nossa Radio teve seu inicio que nesta data foi ao Ar pela primeira vez, funcionado com Um “TRANSMISSOR DO TIPO CASEIRO” comprado a um técnico em Eletrônica na Cidade de Macau e o resto dos materiais como por exemplo, mesa de som, toca fita, player cds, microfone, cd’s fitas cassetes, mesa, birô e cadeiras e outros, todos emprestados. A frente dessa jornada estava as seguintes pessoas:## Ezequias Nogueira,## Neto Barbosa,## Medeiros Neto,## Ademir de Freitas,## Levani de Freitas júnior e o técnico em eletrônico #‪#‎Alex‬ Araújo de Macau..
No dia seguinte 10 de março de 1997, às 19 horas aconteceu a sua primeira reunião e assembleia de formação de uma associação que, nesta data foi eleita a sua primeira direção, que criou a associação rádio FM Comunitária Cidade Progresso e logo após registrada em cartório o seu estatuto. Direção esta que, foi constituída pelos seguintes membros – presidente: Levani de Freitas júnior; Diretor financeiro: Ezequias Nogueira da Silva; Diretor de Programação: Antônio Ademir de Freitas.
Depois de dois finais de semana, resolvemos nos transferir para outro local mais amplo e mais confortável, na casa do sr. José de Arimatéia, localizada na praça São João Batista, que na época era alugada ao Sr. Jailton Barros de Freitas, que gentilmente nos cedeu uma sala da referida casa para que pudesse-nos instalar nossa rádio que funcionou por alguns meses neste endereço, operando na frequência de 103,5mhz, que sempre ia ao ar nos finais de semana. Lá tiveram início alguns programas como: ## evangelização 2000 que era apresentado por neto Barbosa, o seu primeiro locutor e também Salete dos Anjos a sua primeira locutora; ## cidade em debate que era apresentado por Medeiros Neto e Ezequias Nogueira , que sempre ia ao ar ao meio dia;## cidade Night e cidade Mix, que era apresentado por Ademir de Freitas; ## manhã na cidade, apresentado por Neto Barbosa; ## forró na cidade, apresentado por Jb coró ## saúde em debate, apresentado aos sábados as 11horas pelos agentes de saúde Branco Zacarias e Sérgio.
Na tarde de sábado 13 de maio de 1997 por volta das 15 horas, a nossa rádio recebia pela primeira vez uma visita da fiscalização do Org. Dentel, que naquela data lacrou todos os nossos equipamentos e ficamos impossibilitados de levar a nossa rádio ao ar. Só após dois meses reiniciaríamos a nossa programação já em outro endereço, na av. Félix Rodrigues n° 25, funcionando numa das dependências da loja Adefreitas e operando na frequência de 102,5mhz com uma programação diária que tinha seu início das 5h e 30min. Até 0h (zero hora).
Do seu início até os dias de hoje que, já faz 18 anos no ar, entre altos e baixos, a nossa rádio já passou por várias fases e situações, incertezas, inseguranças, só com muita persistência e perseverança conseguimos vencer todos os obstáculos.
1ª fase: Foi criada uma associação para dar sustentação a rádio, para que de fato e de direito a rádio em termos burocráticos tivesse vida. Na época nem se quer existia uma legislação ou lei que reconhecesse as rádios comunitárias que eram conhecidas como rádio pirata ou clandestina, que só viria a ser criada a referida lei em 19 de fevereiro de 1998 no congresso nacional e sancionada pelo presidente da república.
2ª fase: Foi quando os equipamentos que eram emprestados, tiveram que ser entregues e ficamos na necessidade de comprar outros, como exemplo: mesa de som, toca fitas, microfone, player cd e outros.
3ª fase:Esta fase foi diferente das anteriores. já em uma dependência da loja Adefreitas, na av. Félix Rodrigues, a rádio passou a funcionar com uma programação bastante variada e diariamente, tendo seu início as 5h. E 30min. E seu encerramento a 0h (zero hora). Passou a contar também com o serviço de telefone, para a comunidade mandar as suas mensagens e pedir músicas ao vivo. Programação esta que iniciava às 5 horas da manhã com o programa forró na cidade, apresentado por JB; as 7 horas, paz na terra, programa da Assembleia de Deus apresentado por Magnólia Morais e Sueli Santos; as 8 horas, manhã na cidade , apresentado por Neto Barbosa; ao meio dia, MPB na cidade , apresentado inicialmente por Alex Sandro Dantas e depois por Benaly César às 13 horas, forróregue, apresentado por Salúsio Pelonha, as 14 horas, geração cidade, apresentado inicialmente por Benaly césar e depois por Marcília Delania, às 16 horas, Boa Tarde na Cidade, apresentado inicialmente por JB e depois por Chumbrega; ás 18 horas, Evangelização 2000, apresentado por Salete dos Anjos e Daniela ´Cristina ás 19 horas, Só Pagode, apresentado por Salusio Pelonha ás 20 horas cidade Night, apresentado por Severino José e as 22 horas, Romantismo Hoje, apresentado por Raniere Ramos. E aos sábados das 19 às 22 horas, Mistura Fina, apresentado por João Galvão,00 horas primeira hora com cristo apresentado por egrinaldo leonez e encerramento da programação.
4ª fase:No dia 24 de junho de 1998, recebemos a visita da polícia federal com mandato de apreensão do nossos equipamentos, da parte do Org. Dentel, que gerou um processo de responsabilidade contra o presidente da nossa rádio, alegando o mesmo que a rádio não poderia funcionar por não ter licença para funcionamento. Logo após entramos com uma liminar na justiça para recuperar os equipamentos.
5ª fase:Em setembro de 1998 inauguramos um novo estúdio, onde passamos a contar com serviços de ar refrigerado, central telefônica e revestimento acústico, dando mais conforto para os locutores.
6ª fase:Logo após a aprovação da lei n° 9.612 de 19/02/98 pelo congresso nacional e sancionada pelo presidente da república e a sua regulamentação de radiodifusão comunitária, a Anatel passou a receber os pedidosdas associações interessadas em explorar os referidos serviços. O que veio a acontecer em nosso caso no dia 20 de agosto de 1998. Foi protocolado o nosso pedido na Delegacia do Ministério das Comunicações em Natal/RN 7ª fase:
7ª fase:Após sete meses de espera, no dia 18 de março de 1999, foi publicada no diário oficial da união o seu pedido de interesse pelos serviços de radiodifusão comunitária, que teve grande participação e o empenho do então vereador João Ramos ”in memoria” frente ao Senador Fernando Bezerra, em Brasília/DF
8ª fase:No dia 20 de outubro de 1999, a rádio cidade teve a sua 2ª publicação no diário oficial da união. Com essa publicação, a entidade foi escolhida para prestar os serviços de radiodifusão comunitária em Pendências/RN, autorizada pelo Ministério das Comunicações.
9ª fase: No dia 17 de fevereiro de 2000, portaria do Ministério das Comunicações autoriza a Associação Rádio FM Comunitária Cidade Progresso, a prestar o serviços de radiodifusão Comunitária na Cidade de Pendências/RN. Publicada no diário oficial da união no dia 23 de fevereiro de 2000, pagina 38, seção 1.
10ª fase:No dia 02 de março de 2000 o ministério das comunicações, envia o Projeto da Associação Rádio FM Comunitária Cidade Progresso, à apreciação na Câmara dos Deputados.
Dia 15 de março de 2000, chega a comissão de ciências etecnologia e comunicação e informática e de constituição e justiça e redação.
Dia 28 de junho de 2000, foi remetida a mesa de despacho inicial.
Dia 14 de julho de 2000, chega a coordenação de comissão permanente.
Dia 1° de agosto, chega a mesa do relator.
Dia 13 de setembro de 2000, parecer do relator.
Dia 09 de novembro de 2000, aprovada por unanimidade o parecer do relator.
Dia 29 de dezembro de 2000, chega uma correspondência em nossas mãos do então Presidente da Câmara dos Deputados, excelentíssimo Michel temer, nos comunicando que o nosso projeto teria sido aprovado e estava sendo encaminhado para apreciação no senado federal.
Dia 04 janeiro de 2001 chega a comissão do senado .
Dia de 17 e feito a leitura e enviado para Comissão de Educação.
Dia de 16 de fevereiro vai para votação da Comissão de Educação do Senado .
Dia 06 de março chega a mesa do relator .
Dia 04 de maio de 2001 o relator dar o volto favorável.
Dia 30 de maio de 2001 aprovado na Comissão de Educação.
Dia 25 de junho de 2001 vai a votação em plenário pelo então presidente do Senado Jader Barbalho e publicado em diário oficial.
Dia 25 de julho de 2001 foi publicado no diário oficial pelo ministério das comunicações a autorização de funcionamento da mesma com a frequência zyd 524 Rádio FM Cidade 104,9.
Agradecimentos aos que direto ou indiretamente ajudaram na realização de um sonho que se tornou realidade,#‪#‎Jailton‬ Freitas projeto técnico de comunicação,## João Alves Ramos contatos com Ministério das Comunicação e outros #‪#‎Ney‬ Lopes doação de um ar refrigerado e contatos em Brasília, #‪#‎Fernando‬ Bezerra contatos em Brasília CNI doação de micro computador em regime de comodato #‪#‎Telemar‬ doação de uma majestosa torre metálica que mede 25 mts de altura que será erguida na nova sede, #‪#‎Gerôncio‬ Queiros,e seus irmaos terezinha,e geraldo a doação de um terreno de 10×27 para construção da nova sede, #‪#‎Ronaldo‬ Soares doação de um dos transmissor,Medeiros neto pela redação do nosso estatuto deveras bem elaborado. O B R I G A D O A T O D O S
### Era uma Tarde Chuvosa de Domingo,09 de Março de 1997###
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.