PENDÊNCIAS RN-O amor, os planos e os pensamentos de Deus por nós


images (1)images (1)

O amor, os planos e os pensamentos de Deus por nós

Certamente, deve ter havido muitas vezes em que nós todos nos perguntamos sobre o nosso destino e a razão de nossa presença neste mundo. Por que nós estamos aqui na terra? Qual é o propósito de nossa presença neste mundo? Quais são os pensamentos de Deus sobre nós? Hoje, eu gostaria de ver com você o que a Palavra de Deus diz sobre questões como estas acima, de forma que nós possamos apreciar melhor as respostas que Ele dá.

1. Escolhido antes da fundação do mundo

Para começar vamos até Efésios 1:3-6. Lá nós lemos:

Efésios 1:3-6
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória de Sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”

Deus nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo, que nós deveríamos estar sagrados e sem vergonha diante Dele no amor. Ele nos elegeu em Cristo para ser Suas crianças, sagradas e sem vergonha diante Dele.

2. Salmos 139:1-16

O envolvimento do Senhor em relação à nossa presença neste mundo é também evidente no Salmo 139. Lá, começando do versículo 13, nós lemos:

Salmos 139:13-16
“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.”

Deus nos vira antes que nascêssemos. Todos os dias planejados para nós estavam escritos em Seu livro enquanto ainda nenhum deles havia acontecido. Os olhos Dele viram nosso corpo não formado e ELE nos deu o formato e a forma que nós temos. Ele nos fez em uma forma espantosa e maravilhosa. Seus trabalhos são todos maravilhosos e nós somos um deles.

Mas o Salmo 139 não para aí. Logo no início lemos:

Salmos 139:1-3
“SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.”

O Senhor sabe tudo sobre nós. Ele entende os nossos pensamentos de longe e não há nada que seja escondido Dele. Tudo o que nós fazemos, e tudo o que nós pensamos é totalmente conhecido por Ele. E o mesmo Salmo continua:

Salmos 139:5-12
“Tu me cercaste, por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: “Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.” Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.”

Deus nos cercou por detrás e por diante e Sua mão foi posta sobre nós. Cada um de nós é um homem que Deus escolheu, Deus formou, e de quem Deus cuida e sabe de tudo, desde nosso sentar até nosso levantar. Ele está conosco sempre e não há lugar algum onde Ele não esteja presente. Conforme Paulo diz em Romanos 8:38-39:

“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

Não há absolutamente nada que seja capaz de nos separar do amor de Deus. Ele nos amou tanto que Ele deu Seu próprio Filho, Jesus Cristo. Não é de se estranhar que Romanos 8:32 diga:

Romanos 8:32
“Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?”

Na verdade, seria possível que Deus disponibilizasse algo bom para nós quando Ele não disponibilizasse Seu próprio Filho? Seria alguma vez possível abandonar-nos por exemplo? Quem de nós deixaria alguém que amasse tanto e pelo qual pagaria preço tão alto? E se nós o fizéssemos, Ele nunca o faria, nem fará. Conforme Ele diz em Hebreus 13:5:

Hebreus 13:5
“Não te deixarei, nem te desampararei”

e também Isaías 49:15
“Eu não me esquerecei de ti.”

Deus nunca nos deixará nem nos abandonará. Ele nunca se esquecerá de nós, e não há nada que possa nos separar de Seu amor. Ele cuida de cada um de nós pessoalmente. Para nós Ele chegou tão longe até nos dar Seu próprio Filho, o Senhor Jesus Cristo.

3. Salmos 139:17-18

Mas o Salmo 139 não para aí. Continuando a partir do versículo 17 nós lemos:

Salmos 139:17-18
“E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia;”

E os Salmos 40:5
“Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são do que se podem contar

Os pensamentos de Deus sobre nós são preciosos e seu número é incontável: são mais do que se pode contar! E conforme Ele sobre os mesmos em Jeremias 29:11

Jeremias 29:11
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal

Os pensamentos do Senhor para nós são pensamentos bons e de paz. Nós não estamos em Sua mente somente por poucos minutos. Nós estávamos em sua mente antes da fundação do mundo. Seus pensamentos para nós não podem ser numerados e ninguém pode nos separar de Seu amor. Assim, conforme Hebreus 13:5-6 nos conta:

Hebreus 13:5-6
Porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” E assim com confiança ousemos dizer: “O Senhor é meu ajudador; e não temerei o que me possa fazer o homem.”

E conforme os Provérbios nos aconselham:

Provérbios 3:5-6
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Deixe-nos confiar no Senhor com todo o nosso coração e deixar que Ele nos direcione. Ele não prometeu que as tempestades nunca virão. Contudo, Ele sabe como acalmá-las. Na grande tempestade que bate sobre o barco com os discípulos em Marcos 4:37, foi suficiente um “Aquieta-te” do Senhor Jesus para o mar e “houve grande bonança”. Quando uma tempestade chega, quando a tribulação chega, Ele sabe não somente trazer a calmaria, mas também usar a tribulação para nosso benefício, “sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo espírito santo que nos foi dado” (Romanos 5:3-5).

4. Sentado nos lugares celestiais

Mas a visão do Senhor em relação a nós não é somente em relação a esta vida curta. De fato, conforme em 1 Pedro 2:11, nós nada somos além de estranhos e estrangeiros aqui. E conforme Filipenses 3:20-21 diz:

Filipenses 3:20-21
“Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.”

Nosso lar verdadeiro é o céu. A ele nós pertencemos, e lá é nossa verdadeira cidade. Deus nos considera como se já estivéssemos lá, sentados juntos com o Senhor Jesus Cristo:

Efésios 2:4-7
“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou estando nós ainda mortos em nossas ofensas, vos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celetiais, em Cristo Jesus“.

Do ponto de vista de Deus, nós já estamos sentados nos lugares celestiais, juntamente com Cristo. Ele é a nossa visão e aquele para quem nós devemos olhar. Conforme Ele diz em Hebreus 12:1-2:

Hebreus 12:1-2
“corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.”

Para correr uma carreira consistentemente nós necessitamos ter uma visão clara do que nós queremos atrair e o propósito para o qual nós corremos. Por outro lado, nós estaremos correndo “com incerteza”, “como alguém que bate no ar” (1 Coríntios 9:26). Nós podemos correr nossa carreira com sucesso somente por olhar Jesus, o autor e finalizador de nossa salvação. Nós estamos aqui para fazer o desejo de Deus. O que Ele diz em Sua Palavra e o que Ele chamou cada um de nós a fazer. Esta é a razão pela qual nós vivemos e o propósito de nossa vida. Nós somos seguidores de Jesus Cristo e conforme Ele disse: “Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”(João 8:12)

5. Conclusão

Como pode parecer claro acima, nós não somos pessoas que somente aconteceu de estarmos aqui, sem um propósito para viver. Deus nos anteviu e nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo. Ele escolheu você e foi ELE que formou você e deu-lhe o formato que você tem. Assim como com todos os Seus trabalhos, você é maravilhoso também. Ele esteve pessoalmente engajado em sua formação e viu o seu corpo antes que este se formasse. Todos os dias planejados para você estavam escritos em Seu livro enquanto nenhum deles ainda havia acontecido. Você não é acidental neste mundo. Você não é parte de uma multidão, mas uma criação maravilhosa de Deus. Você é uma criança de Deus eleita por Ele antes que o mundo começasse. Deus está com você, dando cobertura por trás e antes de você, e não existe lugar algum que você esteja e Ele não. Deus ama você, pessoalmente, meu amigo, e Ele ama você tanto que nada pode separar você de Seu amor. Seus pensamentos por você são incontáveis. Eles excedem qualquer número. Sua presença não é uma questão de sentimentos, mas uma realidade imutável. Deus não está com você quando você sente isso e Ele desaparece quando você não sente isso. Ele está com você sinta você ou não. Ele ama você, dê você valor ou não em Seu amor. Você é a criança Dele independente de quanto você sinta isso. Isto é o que a Palavra de Deus, a verdade, diz e a verdade é independente de sentimentos. Ele deu a você vida eterna e você estará com Ele para sempre! Embora os outros possam fluir na corrente da vida, ao acaso e sem propósito, você tem um propósito: fazer o desejo de seu Pai; fazer o que agrada Ele; correr a carreira concentrando-se consistentemente não nas coisas da terra, mas nas coisas de cima de onde o seu salvador, o senhor Jesus Cristo, está chegando. Você pertence a esse lugar, e lá você estará para sempre.

Anastasios Kioulachoglou

PENDÊNCIAS RN-O amor, os planos e os pensamentos de Deus por nós
Avalie esta postagem



Loading...

Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *