PENDÊNCIAS RN-Ministro da Saúde propõe medidas para fortalecer o SUS


marcelo_castro2

Jornal GGN – “O SUS tornou-se a maior política de justiça social do país, sem nunca retroceder”, afirmou o peemedebista Marcelo Castro, ministro da Saúde. Em sua coluna na Folha de S. Paulo, nesta terça (10), o ministro que carrega cinco mandatos como deputado – e que chegou ao cargo como uma das negociações do Planalto com a ala rebelde da bancada – afirmou que mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas hoje no país, se garante saúde no Samu, nas UPAs, hospitais e diversas unidades para a população.
Castro apontou os investimentos municipais da ordem de R$ 214 bilhões anuais, em um esforço conjunto de “todos os governantes” que “respeitaram a Constituição e contaram com dirigentes que promoveram consideráveis avanços no sistema”. Destacou que para a gestão da pasta alavancar, serão necessários ultrapassar problemas como “financiamento adequado, atenção básica de qualidade e em todos os municípios do país, gestão regionalizada e eficiente, relações público e privada em ambiente de segurança jurídica e sanitária”, além da formação de profissionais.
Por Marcelo Castro
Na Folha de S. Paulo

Toda sociedade luta pela conquista de direitos e garantias fundamentais. Dentre eles, a saúde é um dos mais lembrados. No Brasil, o benefício é garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que completa 27 anos.

O direito à saúde foi reconhecido tardiamente no país, mas, de maneira generosa, garante acesso às ações e aos serviços para a sua promoção de maneira universal, integral e igualitária.

A partir da Constituição de 1988, o Brasil passou a ver a saúde de modo integral, unindo prevenção e cura, e incluiu a todos, deixando de ser um serviço apenas para o trabalhador contribuinte do regime geral da Previdência Social.

Ao longo desses anos, o número de atendidos pela saúde pública no Brasil saltou de 50 milhões para 200 milhões de pessoas. O SUS tornou-se a maior política de justiça social do país, sem nunca retroceder. Todos os governantes respeitaram a Constituição e contaram com dirigentes que promoveram consideráveis avanços no sistema.

LEIA MAIS »

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.