PENDÊNCIAS RN -Advogado pede transição sincera e garante que pagamento do servidor será em dia


tuiopu8p879p (2)

O advogado Paulo Lopo Saraiva disse hoje que no processo de transição entre os governos Robinson Faria (PSD) e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) a sinceridade é fundamental entre as equipes. A troca de informações e conhecimento, afirmou, permitirá que o governo que entra tenha a exata dimensão do que assumirá do que sai.

“Pode haver algum problema porque cada um grupo seja do governo, seja do novo governo, tem uma concepção. Mas é fundamental que haja sinceridade na troca de conhecimento, na troca de informações. Porque o governo que entra só poderá ter uma ideia concreta se as informações forem concretas e eu acredito que serão com certeza”, disse o advogado.

Paulo Lopo Saraiva concedeu entrevista esta manhã a uma emissora de rádio e destacou que, além da sinceridade entre as equipes de transição, a serem anunciadas hoje pelo novo governo e o atual, também é preciso atentar para os orçamentos dos poderes. “O Ministério Público, o Poder Judiciário, a Assembleia Legislativa, para que haja uma união em favor da sociedade”.

Na visão do jurista e professor de Direito Constitucional, “não adianta pesar só o seu lado, você que é homem público tem que pensar na sociedade, se você é um procurador, um deputado, um juiz, você tem que pensar também na comunidade, esse sentimento deve estar muito em evidência nesta transição”, frisou.

TRANSIÇÃO

Paulo Lopo Saraiva remonta ao tempo da ditadura militar para explicar a origem das transições entre governos. Segundo ele, essa prática de comissões de transição começou com os militares. “E é muito importante porque há um entendimento mútuo dos problemas do Estado. O Estado tem vários problemas, sobretudo financeiros, econômicos, sociais. E esses problemas serão apresentados pelo governo que saí ao governo que entra para que o governo que entra faça um planejamento mínimo de ação naqueles 100 dias”.

Em que pese o prazo de 100 dias dado sempre ao novo governo, segundo Paulo Lopo Saraiva o governador Robinson não quer isso. “Ele quer, desde o primeiro instante, começar a atuar. Eu acho que ele está certo nesta visão. Então essa transição é mais para isso. Naturalmente não vai apresentar todos os problemas, porque os problemas vão surgindo na dinâmica dos dias. E são tantos problemas que não dá para apresentar numa comissão. Uma comissão é insuficiente para apresentar os problemas”.

Entre as prioridades do novo governo, Paulo Lopo Saraiva cita pôr em dia o pagamento dos servidores estaduais. “Eu acho que a primeira coisa é o pagamento do servidor. Nós somos descendentes de portugueses e sabemos que o nosso grande patrão é o Estado. Quando o Estado atrasa salário de servidor traz um problema muito sério. Acho que o primeiro ponto é esse”.

Já o segundo ponto prioritário do novo governo, de acordo com advogado constitucionalista, são as questões sociais: saúde, educação e segurança. “Eu acho que na segurança tem que ser feito um trabalho muito sério que dê uma resposta quase que imediata para que o povo passe a acreditar. Porque você sabe que toda a atividade política é psicológica também. Se ela cria um bom clima psicológico, ela continua, ela acende. Se não, ela se apaga. Então é nessa linha que eu vejo a atuação do novo governador”.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.