PARNAMIRIM RN-O desejo da mídia de encontrar corrupção no BNDES


o_desejo_da_midia_de_encontrar_corrupcao_no_bndes

Jornal GGN – Depois de escandalizar os casos de corrupção na Petrobras, a mídia tradicional escolheu um novo alvo, o BNDES. As previsões eram de que o banco seria o verdadeiro fundo do iceberg da corrupção estatal.

Tanto se fez que, sem nenhum indício, nenhuma prova concreta de qualquer malfeito, uma CPI foi instaurada para investigar as atividades da instituição. A investigação pelo menos está servindo para mostrar que não é bem assim.

A ideia de que o BNDES esconderia um esquema de corrupção ainda mais intricado do que o da Petrobras nunca fez muito sentido. Com uma inadimplência de menos de 1%, o espaço para desvios é muito menor.

Enquanto a Petrobras faz compras diretas, o BNDES empresta e tem de volta. São negócios de natureza muito distinta.

O assunto foi abordado por Marcelo Trindade Miterhof, assessor da presidência do BNDES, no65º Fórum de Debates Brasilianas.org.

Miterhof lembrou que, além das insinuações de crimes cometidos no BNDES, o banco enfrenta campanhas de desinformação e manipulação de dados.

“O argumento que mais aparece ultimamente é que o BNDES recebeu recursos do Tesouro, aumentou seus desembolsos e, no entanto, a taxa de investimento não subiu. Os recursos do BNDES vão para equipamentos, máquinas, obras civis e capacitação empresarial. O BNDES, ao contrário dos bancos privados, não financia finanças. Ele financia investimento, propriamente dito. Investimento físico ou em capacitação empresarial”, disse.

O economista explicou ainda, a razão de ser da política do banco de priorizar investimentos em detrimento ao consumo. E defendeu a atuação da BNDESPAR que, tendo 20% do ativo total do banco, respondeu por cerca de 40% dos lucros.

Leia também: Os bancos estatais e a agenda nacional

LEIA MAIS »

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.