NOVA CRUZ RN-Idosa morre após esperar 6 dias por vaga em UTI no RN: ‘Coração cheio de revolta’, diz sobrinha Maria Leonardo da Silva, de 74 anos, estava internada em Nova Cruz após sofrer um AVC.


Depois de esperar durante 6 dias pela transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva, Maria Leonardo da Silva, de 74 anos, morreu na madrugada desta quinta (6) em Nova Cruz, no interior do RN. Ela estava internada no Hospital Monsenhor Pedro Moura, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que a deixou em estado grave e sedada na unidade. A equipe médica solicitou à Central de Regulação do estado uma vaga de UTI para a paciente, mas a transferência não ocorreu.

“É com o coração cheio de angústia e revolta que hoje, eu e a minha família avisamos que a minha tia faleceu. Ela não conseguiu o leito e todos os esforços que nós tivemos para conseguir o melhor atendimento pra ela, que ela conseguisse uma assistência, foi em vão. Ela resistiu muito, por seis dias, à espera desse leito que nunca chegava e não chegou. Veio a óbito nesta quinta-feira” lamentou Josilene Silva, sobrinha da idosa.

Nesta quinta-feira (6), 31 pessoas esperam na fila de UTI para pacientes que não têm diagnóstico de Covid-19 no Rio Grande do Norte, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). São 5 a menos que na qurta (5), quando 36 pessoas estavam na lista. A maioria na capital, de acordo com a Central de Regulação da Sesap quando 20 pacientes estavam aguardando pela transferência.

Por outro lado, de acordo com o Regula RN, plataforma que acompanha a demanda de leitos para pacientes com diagnóstico de Covid-19, nesta quinta-feira (6) o estado conta com 131 leitos críticos disponíveis. A fila de espera está zerada, e a taxa de ocupação atual é de 53%. 3 pacientes com perfil de leito crítico estão aguardando a avaliação do prestador e 11 estão esperando transporte.



Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.