NATAL RN-TSE lança página para esclarecer informações falsas sobre eleições



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta quinta-feira (11) uma página para ajudar a esclarecer os eleitores sobre informações falsas que circulam nas redes sociais sobre o processo eleitoral brasileiro. Além de desmentir os boatos, o tribunal apresenta links de agências de checagem de notícias sobre o assunto, alertando para os riscos da desinformação. Veja a página.

Até a tarde desta sexta, a página contava com cinco boatos desmentidos. Entre eles, estão o de que 7,2 milhões de votos foram anulados pelas urnas e o de que a urna autocompleta o voto para presidente quando o eleitor seleciona a tecla “1”. As duas informações não são verdadeiras, como reportagens do Fato ou Fake, a seção de checagem de informações falsas do Grupo Globo, já haviam mostrado.

O TSE afirma que encaminha todos os relatos de irregularidades que chegam ao seu conhecimento para verificação por parte de órgãos de investigação, como o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal. O objetivo é garantir a verificação de eventuais atos ilícitos e responsabilizar quem difunde conteúdo falso.

Ainda de acordo com o tribunal, até o momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as eleições de 2018 foi confirmada ou comprovada.

TSE lança página para esclarecer eleitores sobre mensagens falsas em redes sociais
Bom Dia Brasil

–:–/–:–

TSE lança página para esclarecer eleitores sobre mensagens falsas em redes sociais

TSE lança página para esclarecer eleitores sobre mensagens falsas em redes sociais

Fato ou Fake

A equipe do Fato ou Fake reúne jornalistas de diversas redações do Grupo Globo, como G1, Extra, CBN, O Globo, Éoica, TV Globo, GloboNews e Valor Econômico. Mais de 140 boatos disseminados na web já foram checados e desmentidos pela equipe.

Além disso, os jornalistas também fazem checagens de declarações de políticos concorrendo a cargos do Executivo – tanto estadual quanto federal. Veja a metodologia.

Até as vésperas do primeiro turno das eleições, 653 frases de políticos foram checadas durante a campanha.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.