NATAL RN-IPTU de imóveis das zonas Norte e Oeste de Natal vence na próxima quarta-feira


Moradores das zonas Norte e Oeste de Natal devem ficar atentos ao calendário de pagamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU). Todos os proprietários de imóveis nessas regiões têm até o dia 20 de março (quarta-feira) para pagar a primeira parcela do imposto, ou quitar, à vista, o tributo. O parcelamento pode ser feito em até 10 vezes, com a última parcela vencendo em dezembro. Para os proprietários de imóveis das zonas Sul e Leste, a última parcela vence em novembro deste ano.

A Secretaria Municipal de Tributação (Semut) já emitiu e distribuiu os carnês para pagamento. No entanto, caso o contribuinte não tenha recebido o documento, é possível emitir os boletos no site da secretaria, no portal da Prefeitura de Natal. Para isso, basta acessar http://natal.rn.gov.br, clicar no quadro “IPTU 2018” e preencher as lacunas com informações do imóvel ou do proprietário.

Os correntistas do Banco do Brasil podem realizar, de forma digital, seus pagamentos. Em todas as plataformas digitais da instituição bancária o contribuinte localiza uma lista com os lançamentos de IPTU e Taxa de Lixo de 2019 dos imóveis de sua propriedade. Ao clicar, será apresentada, no detalhe, cada uma delas sendo informados dados individualizados como: Sequencial, Endereço, Valor do Desconto, Data de Vencimento e Valor a pagar.

Ao acessar a plataforma digital, o contribuinte deve observar as seguintes orientações: Nos Terminais de auto-atendimento: PAGAMENTOS > LISTA DE DÉBITOS > Consulta/Pagamento; no aplicativo para smartphones: PAGAMENTOS > SEM CÓDIGOS DE BARRAS > LISTA DE DEBITOS; Internet Pessoa Física: PAGAMENTOS > LISTA DE DÉBITOS > CONSULTA/PAGAMENTO; Gerenciador Financeiro para Pessoa Jurídica: PAGAMENTOS > SEM CÓDIGOS DE BARRAS > LISTA DE DEBITOS > CONSULTA/PAGAMENTO.

O contribuinte que tiver dúvidas sobre o pagamento pode entrar em contato com a SEMUT através dos telefones: 98786-8208 (este também pelo WhatsApp), 3232-8881, 3232-8882 e 3232-8894. É possível também buscar o atendimento presencial na Secretaria, localizado na rua Açu, 394, Tirol, próximo à Catedral Metropolitana.

Os contribuintes que recolhem Taxa de Licença para Localização (TLL) ou a Parcela Única do ISS Profissional Autônomo também precisam ficar de olho no calendário. Os impostos referentes ao exercício 2019 devem ser pagos da seguinte forma: TLL (27/03/2019), Parcela Única do ISS Profissional Autônomo (27/03/2019) e 1ª Parcela do ISS Profissional Autônomo (27/03/2019).

De acordo com a Portaria nº 019/2019-GS/Semut não há mais o envio de carnês para os contribuintes da TLL, nem os do ISS de Qualquer Natureza. Para a emissão dos Documentos de Arrecadação Municipal (DAM), os contribuintes devem proceder da seguinte forma: I. Acessar o endereço www.natal.rn.gov.br/semut; II. Escolher a opção ISS Autônomo e Taxa de licença, no quadro Carnês 2019 (lado esquerdo da tela) e III. Preencher os campos com a inscrição municipal e CPF (pessoas físicas) ou CNPJ (pessoas jurídicas) e clicar na opção desejada para a impressão dos Documentos de Arrecadação.

 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.