Natal RN;Lama de Mariana chega à foz do Rio Doce, no Espírito Santo


 

 

Dandara Tinoco, O Globo

A mancha alaranjada que vem avançando com a onda de rejeitos de minério lançada pelo rompimento de uma barragem em Mariana (MG) começou a invadir o mar do Espírito Santo ontem. Depois de percorrer mais de 500 quilômetros ao longo do Rio Doce, a massa de água alcançou a foz durante a tarde. Hoje, deve ficar ainda mais turva. Inicialmente, a mancha alcançou o oceano pela barra norte da foz, como previram técnicos da Prefeitura de Linhares que sobrevoaram o distrito de Regência mais cedo. A abertura foi alargada com auxílio de retroescavadeiras durante a manhã.

Durante a tarde, muitos curiosos ocuparam o porto da vila na expectativa de testemunhar a alteração da paisagem. Vestidos de morte, dois manifestantes transitaram de barco em frente ao local e foram aplaudidos pelos curiosos. Um deles carregava uma foice em que estava escrito o nome da Samarco, empresa controlada pela Vale e pela BHP Billiton, responsável pela barragem que se rompeu no dia 5 deste mês, devastando o distrito de Bento Rodrigues.

Funcionários da mineradora também estavam no local. Uma empresa contratada pela companhia instalou nove quilômetros de boias para tentar mitigar os impactos ambientais em áreas sensíveis do estuário. Essas estruturas ainda poderão ser deslocadas de lugar a depender do comportamento da onda de rejeitos de minério.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3sEWNUTgRlamam
Ocorrência-no-Carrefur-1

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.