MACAU RN-Dilma e o paradoxo da radicalização


fotorcabodeforca

O quadro político atual é o seguinte.

Há uma polarização cada vez maior na opinião pública, entre esquerda e direita disputando as ruas e redes sociais.

Com a ajuda indispensável dos grupos de mídia, a direita ganhou a classe média, especialmente devido aos ecos da Lava Jato. A esquerda – teoricamente base de apoio do governo Dilma – se sente rifada tanto por Dilma quanto pelo PT e começa se aglutinar por fora.

Está-se a um passo de uma radicalização irreversível.

Dilma não entra em dividida ideológica – e isto não é ruim. Foge de qualquer forma de radicalização – e isto é bom. Poderia pairar acima das paixões e ser o fator de conciliação do governo com o país. Mas nada faz. E essa apatia aumenta o atrevimento da direita e o ceticismo e a reação da esquerda.

Sem a coordenação da presidente, a disputa se dará nas ruas e nas redes sociais, campo fértil para a ampliação da radicalização.

Um dos maiores fatores de desgaste de Dilma Rousseff tem sido a maneira como responde a momentos de crítica intensa. Promete abertura no seu governo, concede entrevistas, recebe recalcitrantes e dá a missão por encerrado.

Na rodada seguinte, o desgaste é maior ainda, porque somado à sensação de ter sido enganado na rodada anterior.

Ontem, novamente a presidente prometeu diálogo. Não basta. Ouvir não é um exercício que se resuma a algumas audiências, com a presidente bocejando de impaciência na frente dos interlocutores.

Significa azeitar os canais já existentes, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) às câmaras da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), os conselhos em torno da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o modelo de acompanhamento proposto na Política Nacional de Participação Social.

Dilma pisa em ovos com receio de alinhamentos ideológicos. Essa pauta não é excludente nem ideológica. É uma forma de mudar o estilo de governo e trazer a disputa para dentro, organizada, negociada, acolhendo as demandas de todos os setores.

A direita quer o fígado de Dilma. Ela está a um passo de perder a esquerda.

Seu governo chegou ao paradoxo da radicalização.

Ela nada faz, para não estimular a radicalização. Mas a radicalização virá fulminante se ela nada fizer.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.