GUAMARÉ RN -Coronel da PM preso no RJ tentou impedir a exibição de ‘Tropa de elite’


a4cc7eb627f15c6d19db5fce84b4914ca1970709

16/09/2014 23h37 – Atualizado em 16/09/2014 23h37

Coronel da PM preso no RJ tentou impedir a exibição de ‘Tropa de elite’

Em 2007, o coronel Alexandre Fontenelle, preso esta semana acusado de chefiar esquema de cobrança de propina, fez parte de um grupo de policiais que entrou na Justiça acusando o filme de violar a honra da corporação.

Estão presas todas as 25 pessoas denunciadas por integrar uma quadrilha acusada de cobrar propina para “fazer vista grossa” às atividades ilegais praticadas na Zona Oeste do Rio. A operação, que foi chamada de Amigos S/A, prendeu oficiais da PM, entre eles o número três da hierarquia da corporação, o coronel Fontenelle.

Em 2007, o Brasil e o mundo conheceram os bastidores da Polícia Militar do Rio de Janeiro, no filme “Tropa de elite”. A rotina da PM e do Batalhão de Operações Especiais foi escancarada nas telas de cinema. Uma obra que causou preocupação em 24 oficiais da polícia, entre eles Alexandre Fontenelle – o coronel preso nesta segunda (15) na operação Amigos S/A.

Na época do lançamento, esses policiais entraram com um processo contra a produtora e a distribuidora do filme. Eles alegavam que, na história, estariam sendo violados (honra, dignidade e mesmo integridade física dos autores) e, por isso, deveria ser suspensa a comercialização, veiculação e exibição do longa-metragem. No entendimento da juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, que negou o pedido de liminar, o filme traduz o cotidiano de boa parte dos cariocas e não precisaria ficar em segredo de Justiça ou ser censurado. No fim do processo, a causa foi considerada improcedente.

Seis anos depois de tentar impedir que a imagem da polícia fosse manchada, Alexandre Fontenelle foi preso e exonerado do cargo de comandante do Comando de Operações Especiais – órgão que cuida do Bope. Ele é acusado de chefiar um esquema de cobrança de propina de comerciantes, mototaxistas e motoristas de vans para que policiais deixassem de combater atividades ilegais.

  • Rate this post



    Levany Júnior

    Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

    Comentários com Facebook




    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.