FOTOS IMAGENS-PM atirando em homem com facão em Itu


itu

12/11/2015 11h16 – Atualizado em 12/11/2015 17h38

Vídeos mostram PM atirando em homem com facão em Itu

Segundo a polícia, rapaz estava sob surto psicótico e ameaçava se matar.
Comandante da PM diz que atitude do policial foi ‘necessária e correta’.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Vídeos gravados por moradores mostram o momento em que a Polícia Militar atira duas vezes em um homem sob aparente surto psicótico em Itu (SP). O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (11), em um trecho urbano da Rodovia Waldomiro Corrêa, no bairro Cidade Nova. Em entrevista àTV TEM, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, comentou sobre a atitude do policial. Moraes, que esteve em Sorocaba nesta quinta-feira (12) para inaugurar o Núcleo Especial Criminal (Necrim), disse que já teve acesso às imagens e acredita que a atitude do PM tenha sido precipitada.

“Nós já determinamos a apuração para a corregedoria da PM. São imagens restritas, mas é possível ver que houve um açodamento [atitude precipitada] por parte do policial. Parece-me que era possível ter aguardado um pouco, já que havia outros policiais naquele momento. Também não parece que havia um risco eminente de agressão”, afirma o secretário.

De acordo com informações da polícia, a vítima, de 30 anos, ameaçava se matar com um facão e teria, segundo a PM, ameaçado os policiais, que revidaram atirando. O rapaz foi socorrido em estado grave. O comando da Polícia Militar de Itu realizou uma coletiva de imprensa para explicar a postura do policial e, segundo o Capitão da PM Rogério Lima, a atitude foi necessária, já que o rapaz estava causando um risco aos moradores por estar armado com um facão.

O homem foi cercado por policiais quando foi atingido por dois tiros. “A ação realmente assustou, mas o que podemos afirmar é que a intenção do policial foi preservar vidas. Ele preservou a vida de terceiros, dos policiais e, inclusive, preservou a vida do rapaz que estava tentando se matar. Ele estava com uma faca e temíamos que ele pudesse cometer suicídio. Nesse momento, o policial fez dois disparos que visavam áreas não vitais, ou seja, o braço que empunhava a faca. Um foi certeiro, mas outro atingiu o baço. A gente coloca essa ação como necessária, já que o rapaz foi socorrido na sequência e permanece no hospital e nenhum morador ficou ferido.”

Vídeos
Um dos vídeos mostra o rapaz ajoelhado no chão, enquanto segura o facão (veja acima). Ele está cercado por pelo menos seis policiais, que tentam aparentemente convencê-lo a entregar a arma. O rapaz deita no chão e chega a se sentar. De repente ele levanta em um movimento brusco e dá três passos em direção a um dos PMs, que estão com as armas apontadas. Quando o rapaz retorna para o local onde estava e se afasta dos policiais, leva dois tiros e cai. Dezenas de pessoas testemunham a cena, incluindo crianças.

Homem de 30 anos foi baleado por PMs em Itu (Foto: Reprodução)Homem de 30 anos foi baleado por PMs em Itu
(Foto: Reprodução)

Um dos policiais grita para os moradores se afastarem do local – muitos deles com celulares na mão para registrar a cena. “Acabou de matar ele aqui”, diz o autor do vídeo.

Rapidamente o rapaz é levado em uma ambulância, com ferimentos no baço e no braço e está internado no Hospital São Camilo. Segundo o hospital, a vítima passou por cirurgia e o estado de saúde é estável.

A reportagem do G1 questionou o Comando da PM em São Paulo sobre a abordagem dos policiais, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem. Em entrevista coletiva no fim da manhã desta quinta, o comandante do Batalhão de Itu avaliou como necessária a atitude do soldado que atirou. Segundo ele, o policialestá na corporação há seis anos e foi afastado das funções por uma semana.

Homem ameaçava cortar o pescoço com facão, segundo a PM (Foto: Arquivo pessoal)Homem ameaçava cortar o pescoço com facão, segundo a PM (Foto: Arquivo pessoal)
tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.