FOTOS IMAGENS-Mãe de Wesley Safadão pode ficar no cargo até votação de ação, diz TSE


Mãe de Wesley Safadão pode ficar no cargo até votação de ação, diz TSE

Mãe de Wesley Safadão pode ficar no cargo até votação de ação, diz TSE

 

Mãe de Wesley Safadão pode ficar no cargo até votação de ação, diz TSE

Prefeito e vice de Aracoiaba tiveram candidatura cassada pelo TRE-CE.
TSE decidiu que afastamento só se dará após julgamento de recurso.

Do G1 CE

Dona Bill, mãe do cantor Wesley Safadão, é diplomada vice-prefeita de Aracoiaba após ter sido cassada e entrar com recurso (Foto: Arquivo pessoal)Dona Bill, mãe do cantor Wesley Safadão, é diplomada vice-prefeita de Aracoiaba após ter sido cassada e entrar com recurso (Foto: Arquivo pessoal)

O prefeito e a vice-prefeita  do município de Aracoiaba, no Ceará, devem permanecer nos cargos até o julgamento de recurso interposto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra decisão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que cassou os diplomas do prefeito e da vice-prefeita por abuso de poder político e econômico. Eleitos em 2016, Antônio Cláudio, e a vice de sua chapa, a mãe do cantor Wesley Safadão, Maria Valmira Silva de Oliveira, conhecida como Dona Bill, foram diplomados e tomaram posse nos cargos amparados em recursos.

Com a decisão, o ministro do TSE Herman Benjamim, acatou, nesta quinta-feira (23), pedido de liminar da chapa suspendendo os efeitos da decisão da corte estadual – que cassou os registros e tornou os mermbros da chapa inelegíveis por oito anos –  até que o Pleno do TSE julgue o recurso contra a decisão do Pleno do TRE-CE.

Ao conceder a liminar, o ministro Hermann Bejamim citou a inobservância de quórum, pelo Pleno do TRE, no julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Segundo o ministro,  o Código Eleitoral  diz que “as decisões dos Tribunais Eleitorais sobre quaisquer ações que importem cassação de registro, anulação geral de eleições ou perda de diplomas somente poderão ser tomadas com a presença de todos os seuis membros”.

Ocorre, segundo o ministro, que a Corte do TRE-CE julgou recurso da chapa sem contar com a totalidade de seus membros, uma vez que o juiz Cássio Felipe Goes Pacheco se absteve de votar. Neste caso, o TRE deveria ter convocado um substituto ou ter renovado o julgamento, de acordo com entendimento do ministro.

AIJE
Em 30 de janeiro, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará confirmou decisão de primeiro grau e cassou, por unanimidade, os diplomas  do prefeito eleito em Aracoiabax em 2016, Antônio Cláudio, e da vice de sua chapa, a mãe do cantor Wesley Safadão, Maria Valmira Silva de Oliveira, conhecida como Dona Bill. O tribunal entendeu que houve abuso de poder político e econômico no processo eleitoral de 2016.

Em entrevista a uma rádio local, a candidata a vice-prefeita afirmou ter construído açudes, reformado escolas e doado quatro ambulâncias ao município com recursos próprios.  Além dos diplomas cassados, o TRE determinou que o prefeito e a vice ficassem inelegíveis 8 anos.

Durante a sessão do Pleno, a relatora do recurso, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, considerou que “houve sim o abuso de poder político e econômico, mediante a doação de veículos (ambulâncias) para a comunidade com as divulgações sabidamente inverídicas de que eram provenientes de recursos próprios da vice-prefeita reeleita com o aval do atual prefeito, com o propósito de captar votos”.

Posse, denúncia e cassação
Durante a última campanha eleitoral, a candidatura da chapa havia sido cassada em primeiro grau após denúncias de abuso de poder econômico e político, na compra de ambulâncias para a cidade com dinheiro da prefeitura, mas anunciada como doação pessoal de Dona Bill.

Eles recorreram, o que causou efeito suspensivo da decisão. Em novo pedido, o procurador eleitoral Marcelo Mesquito manteve o entendimento da sentença e pediu ao TRE que cassasse a candidatura de Antônio Cláudio e Dona Bill. Com recurso, eles foram diplomados.

O prefeito e a vice-prefeito vão tomar posse normalmente em janeiro. Isso porque o processo está em julgamento com vistas, pedido pela juíza da corte do TRE, Kamile Moreira Castro. A previsão de retomada do julgamento é no dia 23 de janeiro.

Com recurso, a mãe de Wesley Safadão foi empossada. A diplomação aconteceu na Escola Estadual de Ensino Profissional Dr. Salomão Alves de Moura, no Conjunto Solon Lima Verde, e foi presidida pelo juiz eleitoral Ricardo de Araújo Barreto.

Dona Bill e o filho, o cantor Wesley Safadão (Foto: Facebook/Reprodução)Dona Bill e o filho, o cantor Wesley Safadão (Foto: Facebook/Reprodução)

 

tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.