Delação premiada garante regime semiaberto a ex-diretor da Petrobras


0_175

Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, pode deixar a cadeia ainda nesta semana, após assinar um acordo para delação premiada e passar as últimas duas semanas prestando depoimentos sobre o esquema de desvio de dinheiro na estatal, de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo. A liberdade faz parte do acordo firmado entre Costa e o Ministério Público Federal no Paraná, segundo fontes do Judiciário ouvidas pelo jornal.

A denúncia inclui dezenas de políticos de partidos da base de apoio da presidente Dilma Rousseff como supostos beneficiários de um esquema de propinas na petroleira.

O acordo de delação é similar a um contrato repleto de cláusulas. Mesmo colaborando com as investigações, o ex-diretor da Petrobras deverá ser condenado a uma pena de aproximadamente cinco anos. Isso o garantiria, ao final do processo, o direito ao regime semiaberto, em que o sentenciado a uma pena menor do que oito anos de prisão pode trabalhar durante o dia fora da cadeia, mas tem que voltar ao presídio no início da noite. Dessa maneira, a progressão da pena poderia possibilitá-lo ao regime aberto em poucos meses.

Costa foi preso pela primeira vez em março, na Operação Lava Jato da Polícia Federal, que tinha como alvo um esquema suspeito de movimentar R$ 10 bilhões em lavagem de dinheiro. Foi solto em maio e novamente preso em junho, após autoridades suíças informaram o Brasil de que o ex-diretor da Petrobras tinha dinheiro no país europeu.

Ele também é réu em dois processos criminais e alvo de vários inquéritos da PF. A delação premiada o livra de todos os processos de investigação.

Fonte: Terra

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.