CNJ fará levantamento sobre 113 cartórios citados em investigação de fraudes contra a Previdência


p_not_arq538dea7385eda

O Ministério da Previdência Social (MPS) vai encaminhar ao Conselho Nacional de Justiça a relação de 113 cartórios situados nos estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.

 

Esses cartórios são citados em investigações realizadas pela Força-Tarefa Previdenciária (FTP), que reúne o Ministério da Previdência Social (MPS), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF).

 

As informações sobre os cartórios serão analisadas pela Corregedoria Nacional de Justiça, responsável pelo controle administrativo dos serviços extrajudiciais. As fraudes desde 2003 contra a Previdência Social causaram um prejuízo de cerca de R$ 4,5 bilhões, sendo R$ 118 milhões em 2013.

 

De acordo com o CNJ, em 90% dos casos, houve a utilização de documentos falsificados, entre eles certidões de registro civil. Algumas estratégias que serão colocadas em práticas para que se tenha uma diminuição serão a prevenção de fraudes com documentos falsos, o compartilhamento de informações, a realização de campanhas educativas na mídia e a elaboração de cartilha com orientações sobre o combate a esse tipo de crime.

 

 

 

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.