A PALAVRA DO DIA-Estudo de Atos


Esse capítulo mostra que mesmo na Igreja Primitiva com o crescimento de novos convertidos alguns problemas existiam, por isso meu querido leitor não procure por uma igreja perfeita, já que ela é composta por pessoas falhas assim como eu e creio você também, Atos 6: 1 mostra que existia 2 grupos de judeus naquela época, e com isso existia preconceito uns contra os outros, e mesmo convertidos eles ainda estavam no processo de mudança de mente ( nunca vai parar esses processo ), e com isso um problema aconteceu, as viúvas helenistas não estavam sendo atendidas na distribuição diária dos alimentos, lembrando que os irmão doavam tudo que tinham para justamente suprir as necessidades dos irmãos, e por serem helenistas estavam sofrendo uma discriminação.


Os helenistas , são Judeus de fala Grega, eles cresceram com costumes Gregos isso inclui também sua espiritualidade, com isso eles não eram considerados como Judeus autênticos, já que até o seus nomes eram de origem Grega, porém, Cristo quebrou toda divisão e nos fez um só, mais a mudança de mente é um processo e a Igreja estava passando por isso ainda, nos versículos 2 ao 6 são escolhidos os diáconos para ficarem responsáveis pela partilha dos alimentos, já que os apóstolos estavam se dedicando a palavra do Senhor, por isso necessitamos de um estrutura para não deixamos ninguém desamparado, não para termos posição diante dos irmão mais sim para servir, por isso somos ministros ( servo ) e dedicamos nossos ministérios ( servindo) aos nossos irmãos, mas, não foram escolhidos por sua posição social, ou para agradar alguém, foram colocadas características próprias para cumprir a missão de servir as mesas.

Homens de bom testemunho, cheiros do Espírito Santo e de sabedoria, o que temos de pessoas com péssimo testemunho de vida, sem o Espírito Santo e com pouca sabedoria fazendo a obra do Senhor de qualquer maneira , e não são poucos, por isso se você ocupa uma posição de Servo onde você  serve e não tem as qualificações de Atos 6:  3 converta-se logo, não faça a obra do Senhor de qualquer maneira, um dia todos teremos de prestar contas.

Tal proposta agradou a todos. Então, escolheram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanos, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia.  Vs 5 

Então recebem a oração dos Apóstolos para cumprirem com suas missões, os apóstolos continuaram na missão de testemunhar a Cristo, e com isso a palavra de Deus era cada vez mais divulgada e muitos se convertiam ao cristianismo, até mesmo os sacerdotes Judeus.

No versículo de 9 em diante, vemos que mesmo Estevão tendo uma função especifica ele não deixou de levar o nome de Jesus para os outros, mais vemos que ele realizava prodígios e milagres, som isso ele incomoda alguns, segue um relato de um texto recente que li sobre isso.

A atividade de Estêvão suscitou oposição dos membros das sinagogas, seja dentro dos prédios das sinagogas onde Estêvão se punha em pé para falar em nome de Jesus, ou do lado de fora deles. Os Libertos eram prisioneiros romanos (ou os descendentes de tais prisioneiros) que mais tarde receberam a liberdade. Sabemos que o general romano Pompeu to­mou prisioneiros grandes números de judeus, que mais tarde foram liber­tados em Roma, e é possível que aqui haja menção a estes. Não é certo o relacionamento entre os outros nomes dos grupos locais e o dos Libertos. Vários estudiosos têm postulado qualquer número de Sinagogas, desde uma (para todos os vários grupos) até cinco (uma sinagoga para cada grupo). Ao passo que Bruce (Livro, pág. 133), pensa em termos de uma sinagoga dos libertos dentre os quatro grupos mencionados, a construção grega fa­vorece duas sinagogas, uma para os primeiros três grupos (Libertos, Cireneus, Alexandrinos), e uma para os dois outros (os da Cilícia e da Ásia). Era natural que os grupos nacionais formassem suas próprias sinagogas para a adoração em Jerusalém,(Eram necessários apenas dez homens para formarem o núcleo de uma sina­goga.) e seriam frequentadas tanto pelos imigrantes que habitavam em Jerusalém como por visitantes casuais.

Provavelmente eles tenha distorcido alguma fala de Estevão para que ele fosse julgado, Lucas mostra que Estevão era inocente, assim como ele teve de pagar um preço por dizer a verdade, muitos outros morrem por não negar a fé em Jesus, então irmão não mude a palavra de Deus para te agradar ou agradar a outros, viva ela e pregue ela, confie em Deus que o melhor ele tem para você.

No final desse capítulo algo maravilho se encontra, Estevão antes mesmo de ser chamado para ser um diácono ele já era cheio da Graça de Deus, e isso só aumentou em sua vida e com resultado o versículo 15 descreve.

Então, todos os que estavam assentados no Sinédrio, ao fixarem seus olhos em Estevão, viram que seu rosto parecia como o rosto de um anjo.

Isso irmão é Poder de Deus, isso é a Paz que Jesus Cristo nos deixou, alguns acham que ser cristão é viver a teoria da prosperidade e não passar por situações difíceis, nem sempre Deus nos livre das provações e tribulações do dia a dia, mais ele nos da paz em todas, EU DISSE EM TODAS, então busque esse poder, para no dia da provação não murmurar e falar em abandonar tudo, mais sim se manter na posição que Cristo te chamou.

Te deixo um desafio para até o final desse estudo, ore e busque com Deus saber qual o seu chamado que ele quer que você realize aqui na terra.

Isso é importante, saber qual a sua missão, então te desafio a buscar por ele. E também gostaria que você comentasse abaixo, agora colocamos a opção de comentar pelo Facebook isso facilita mais, então nos incentive comentando abaixo. Paz do Senhor !

16 comentários:

  1. Que a paz de Cristo Jesus seja com todos nós, Amém?

    Responder

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.