A uns três quilômetros de Jerusalém, havia uma aldeia chamada Betânia. (João 11:18) Algumas semanas antes da morte de Jesus, aconteceu uma tragédia nesse lugar: Lázaro, um dos melhores amigos de Jesus, ficou muito doente e morreu.

Ao saber disso, Jesus disse a seus discípulos que Lázaro estava dormindo e que pretendia acordá-lo. (João 11:11) Mas os discípulos não entenderam o que Jesus queria dizer. Por isso, ele disse claramente: “Lázaro morreu.” — João 11:14.

Jesus chegou a Betânia quatro dias depois do enterro de Lázaro. Ele procurou consolar Marta, uma das irmãs do falecido. Ela disse: “Se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido.” (João 11:17, 21) Jesus respondeu: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá outra vez.” — João 11:25.

“Lázaro, vem para fora!”

Para mostrar que estava falando a verdade, Jesus se aproximou da sepultura e exclamou: “Lázaro, vem para fora!” (João 11:43) E o homem saiu, para a grande surpresa de todos.

Algum tempo antes, Jesus tinha ressuscitado pelo menos duas pessoas. Em uma ocasião, ele ressuscitou uma menina, a filha de Jairo. Antes de fazer isso, Jesus também disse que ela estava dormindo. — Lucas 8:52.

Observe que, tanto no caso de Lázaro como da filha de Jairo, Jesus comparou a morte ao sono. Essa comparação é muito apropriada. Por quê? Porque o sono é um estado inconsciente, o que dá a ideia de descanso da dor e do sofrimento. (Eclesiastes 9:5; veja o quadro  “A morte é como um sono profundo”.) Os primeiros discípulos de Jesus entendiam bem a verdadeira condição dos mortos. A Enciclopédia de Religião e Ética (em inglês)  diz: “Para os seguidores de Jesus, a morte era um sono, e a sepultura um lugar de descanso . . . para os que tivessem morrido fiéis.” *

É consolador saber que os mortos estão dormindo na sepultura e não sofrendo. Assim, a morte deixa de ser um mistério, e não precisamos mais ter medo dela.

OS MORTOS PODEM VOLTAR A VIVER?

Todos gostam de uma boa noite de sono, mas quem gostaria de dormir para sempre? Será que existe uma esperança de que os que estão dormindo na sepultura retornarão à vida, assim como aconteceu com Lázaro e a filha de Jairo?

O patriarca Jó fez essa mesma pergunta quando achou que estava perto da morte. Ele perguntou: “Quando um homem morre, acaso tornará a viver?” — Jó 14:14Nova Versão Internacional.

Jó respondeu sua própria pergunta, dizendo ao Deus Todo-Poderoso: “Chamarás, e eu te responderei; terás anelo pela criatura que as tuas mãos fizeram.” (Jó 14:15NVI) O fiel Jó tinha certeza de que Jeová anelava, ou ansiava, o dia em que o ressuscitaria. Será que a esperança de Jó era apenas um sonho? De modo algum.

As ressurreições que Jesus realizou são uma prova clara de que Deus deu a ele poder sobre a morte. De fato, a Bíblia diz que Jesus agora possui “as chaves da morte”. (Revelação [Apocalipse] 1:18) Portanto, Jesus livrará os mortos da sepultura, assim como fez ao ressuscitar Lázaro.

A Bíblia fala muitas vezes sobre a promessa da ressurreição. Um anjo garantiu ao profeta Daniel: “Descansarás, porém, no fim dos dias erguer-te-ás para receber a tua sorte.” (Daniel 12:13) Jesus disse aos saduceus, líderes judaicos que rejeitavam a esperança da ressurreição: “Estais equivocados, porque não conheceis nem as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mateus 22:23, 29) O apóstolo Paulo disse: “Eu tenho esperança para com Deus . . . de que há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” — Atos 24:15.

QUANDO OS MORTOS SERÃO RESSUSCITADOS?

Quando ocorrerá a ressurreição dos justos e dos injustos? O anjo garantiu ao justo Daniel que ele seria ressuscitado “no fim dos dias”. Marta também acreditava que seu irmão, Lázaro, ‘se levantaria na ressurreição, no último dia’. — João 11:24.

A Bíblia relaciona esse “último dia” com o governo do Reino de Cristo. Paulo escreveu: “Pois ele [Cristo] tem de reinar até que Deus lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada.” (1 Coríntios 15:25, 26) Esse é um forte motivo para orarmos pedindo que o Reino de Deus venha e que a vontade de Deus seja feita na Terra. *

Conforme Jó bem sabia, a vontade de Deus é que os mortos voltem a viver. Quando esse dia chegar, a morte finalmente deixará de existir. E nunca mais alguém perguntará: ‘A morte é o fim de tudo?’