facebook sharing button
twitter sharing button
pinterest sharing button
sharethis sharing button
whatsapp sharing button
telegram sharing button
googlebookmarks sharing button

O desenrolar da história da jovem judia se dá após o banimento da rainha Vasti, quando o rei Assuero, em uma festa que durou 180 dias, pediu para ela desfilar diante dos convidados e ela se recusou. Então, ele ordenou que fosse escolhida outra mulher para ocupar o lugar da rainha.

O Rei convocou todas as mulheres virgens e bonitas do reino, para escolher sua nova rainha e Mordecai que servia no palácio, providenciou que Ester estivesse entre as pretendentes. Com isso, ela foi levada pelos guardas juntamente com as outras mulheres ao palácio.

Ester não contou a ninguém que era judia, porque Mordecai tinha lhe advertido a não revelar de onde viera. Passado um ano, o rei começou a chamar as moças que havia selecionado. Por fim, Ester foi chamada à presença do rei, que se encantou com sua beleza e atitude, tanto que a fez sua rainha, (Ester 2:17).

Com o tempo, Ester demonstrou não ser apenas uma bela mulher, mas também sábia e corajosa. Tanto que arriscou sua própria vida em uma tentativa de salvar seu povo – os judeus – do extermínio tramado por Hamã, braço direito do rei.

O rei atendeu o pedido de Hamã e enviou um decreto alertando a todos os povos que viviam em Susã que os judeus deveriam ser mortos. Mas Ester sob a providência de Deus, agiu na hora certa e obteve o favor do rei, que permitiu prestar socorro aos israelitas e sentenciou Hamã à morte. Conhecendo um pouco melhor a história de Ester, agora vamos para as nossas lições!

1. Deus tem um plano para a sua vida!

Nosso Senhor tinha um plano para a vida de Ester que abençoou a vida do Seu povo, da mesma forma Ele tem um plano para a sua vida e quer te usar para a obra d’Ele, não importa as circunstâncias o que for da vontade de Deus se concretizará e abençoará a vida de outras pessoas.

2. Deus é soberano e te coloca no lugar certo, na hora certa!

Podemos ver na história da Rainha Ester que Deus colocou ela no lugar certo, na hora certa. Muitas vezes, nos preocupamos se estamos no caminho certo para que a vontade de Deus se cumpra e lógico que devemos sempre avaliar nossos caminhos, mas lembre que nosso pai é soberano e quando pedimos o direcionamento d’Ele, ele nos colocará no lugar e na hora certa.

3. Aja em favor do povo de Deus

A rainha Ester, agiu em favor do povo Judeu e nós devemos estar atentos às situações ao nosso redor que para que possamos agir com coragem e sabedoria. Há situações em que precisamos de ousadia para defender os valores cristãos diante da família, colegas de trabalho, faculdade, vizinhos e até diante de autoridades. Não se acovarde!

4. Tenha paciência para agir com sabedoria

Ester foi sábia em cada decisão que tomou, isso porque manteve a calma e teve paciência para agir, ela foi estratégica e mais do que isso fez o que agradaria a Deus. Então, antes de agir, peça direcionamento e sabedoria para lidar com a situação da melhor maneira possível. Lembre-se, da passagem de Provérbios 15:1, a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira!

Deus te abençoe! 

DEIXE UMA RESPOSTA