Voto casado de Henrique/Wilma bate Robinson/Fátima: 40% a 24%


HENRPag3

A consolidação da aliança do PMDB com o PSB na chapa majoritária é um dos reflexos do resultado da nova rodada de pesquisas Consult/96 FM. O voto casado com Henrique Alves (PMDB) para governador e a ex-governadora e ex-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), para o Senado, é apontado como vitorioso pelo eleitorado. Para 40,71% dos entrevistados, a chapa Henrique para o Governo e Wilma para o Senado será eleita.

A chapa formada por pelo PSD do vice-governador Robinson Faria com o PT da deputada federal e candidata a senadora, Fátima Bezerra, 24,06% dos votos. A diferença favorável a Henrique e Wilma atinge 16,65%, margem que representa a aceitação da união dos dois partidos para a disputa de 2014.

A pergunta é textual: Se a eleição para Governador(a) e Senador(a) fosse hoje e o voto fosse em uma chapa completa, o(a), sr.(a) você teria mais interesse em votar? As respostas apontam a ampla maioria de Henrique e Wilma sobre Robinson e Fátima. Em números absolutos, com base no eleitorado atual do Estado – 2.327.471 pessoas aptas a votar, a diferença projetada pode superar os 250 mil votos.

A dobradinha Henrique e Wilma está ganhando de Robinson e Fátima em todas as regiões do Rio Grande do Norte: Natal, Grande Natal, Litoral Sul/Agreste, Litoral Norte/Mato Grande, Trairí, Central/Potengi, Seridó, Oeste, Médio Oeste/Salineira e Mossoró.

Robério Paulino(PSOL) para o Governo e Lailson Almeida(PSOL) para senador foi a terceira colocada entre as chapas majoritárias com 0,41%. Araken Farias(PSL) para o Governo do Estado e Roberto Ronconi (PSL)para o Senado foram citados por 0,35% e Simone Dutra(PSTU) chegou a 0,18% ao lado de sua candidata ao Senado e companheira de partido, Ana Célia.

Na pesquisa estimulada, Henrique está com 37,06% das intenções de votos contra 22,71% de Robinson Faria., confirmando a liderança mantida dentro da mesma margem em todos os institutos de pesquisa.

Também aparecem os candidatos Robério Paulino (PSOL), com 1,18% de intenção de voto, Araken Faria(PSL), com 0,71% e Simone Dutra(PSTU), com 0,41%. Disseram não votar em qualquer dos candidatos, 18,88% dos entrevistados e 19,06% afirmaram não saber ou não quiseram dar resposta.

Quando é analisada a expectativa de vitória, quando o eleitor aponta o vitorioso sem levar em conta em quem vai votar, Henrique também vence para 44,65% enquanto o índice do vice-governador chegou a 19,47%. Araken Farias teve 0,35% de citação, Simone Dutra, 0,12% e Robério Paulino, 0,06%. Não quiseram dizer ou afirmaram não saber, 35,35% dos entrevistados.

Para o Senado, a ex-governadora Wilma de Faria(PSB) mantém o primeiro lugar com 39,35% contra 28,29% da deputada federal Fátima Bezerra(PT), com quem disputou e venceu duas vezes a corrida para Prefeitura de Natal em 1996 e 2000.

Ana Célia, do PSTU, chegou a 0,76% e Roberto Ronconi a 0,53%. Lailson Almeida, do PSOL, ficou com 0,29%. O índice dos que declararam não votar em nenhum candidato foi de 14,53% e dos que não souberam dizer chegou a 16,24%. 0,24% foi o total dos que preferem outro candidato.

Foram ouvidas 1.700 pessoas em 58 municípios do Rio Grande do Norte entre os últimos dias 26 e 28. A margem de erro é de 2,3% com confiabilidade de 95%. A pesquisa está registrada no TRE sob o número 00008/2014 e no TSE pelo protocolo 00261/2014.

Candidatos criticam atraso no pagamento de salário dos servidores

Os candidatos da coligação União pela Mudança, Henrique Alves (PMDB) para o governo e Wilma de Faria (PSB) para o Senado, criticaram o atraso no pagamento do salário de grande parte dos servidores pelo Governo do Estado.“Antes, o governo estava atrasando salário de quem ganhava mais de cinco mil, agora vão atrasar o salário de todos os que ganham mais de dois mil reais”, disse Henrique Alves ao discursar no final da caminhada.

Wilma também lamentou o fato de o governo voltar a atrasar o salário do funcionalismo. “Não bastassem os problemas que tomam conta do estado, os servidores terão os salários atrasados”, comentou. Ela também falou sobre a importância da parceria com Henrique. “Nossa intenção é ir agora para Senador e ajudar a trazer recursos para cá, para que Henrique possa executar quando for governador”.

Os candidatos voltaram a caminhar em Natal. Em Potilândia, Henrique e Wilma participaram do lançamento da candidatura de Luis Carlos a deputado estadual. “Luis Carlos sempre foi um grande parceiro nosso. Agora, vejo que ele tem amigos e eleitores qualificados”, afirmou, aproveitando a oportunidade para explicar os motivos de sua candidatura ao governo.

“Fui convocado pelo nosso partido e entendi que deveria aceitar o desafio. A situação do Rio Grande do Norte está muito difícil. Mas, é preciso que todos entendam: quem senta na cadeira de governador, não quer fazer o mal. Mas querer não é poder. É preciso ter uma boa política antes para se fazer uma boa gestão”, discursou Henrique, reforçando a situação de insegurança pública: A rua virou lugar de medo. As pessoas não têm segurança nem dentro de casa”, protestou.

No final da noite, os candidatos se juntaram a Hermano Morais, que reuniu milhares de eleitores no espaço Plaza, no conjunto Potengi, na Zona Norte. Henrique destacou a importância de ter parceiros como Hermano na Assembleia e Wilma de Faria no Senado quando for eleito governador.

“Vamos acabar com essa história de olhar pelo retrovisor. É preciso nos unir e olhar para frente”, disse Henrique, elogiando a capacidade política de Hermano Morais de agregar tantas pessoas no lançamento de sua candidatura.

Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading