É possível reencontrar um dia o seu ente querido, este é o plano de Deus, ele deseja dar ao seu coração esperança e paz em meio ao luto.

Saiba como enviar uma mensagem de luto para alguém que está sofrendo com a perda de um ente querido.

E o conhecimento sobre o estado do homem na morte revela uma das maiores angústias humanas, para onde vão os que dormem? E entender o plano de Deus e a verdade sobre este assunto traz consolo ao coração.

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”.
1 Coríntios 15:19

Inesperadamente somos pegos com a notícia da morte repentina de alguém e isso nos abala profundamente. Muitas perguntas vêm à nossa mente como, por exemplo, como faço para lidar com a tristeza? Como é o céu? Quem morre pode nos ver e ouvir? Existe vida após a morte?

Essas e outras perguntas atormentam milhares de corações por séculos e muitos morrem sem saber a resposta exata em vida. Angustiados pela ausência, pela saudade, pelo vazio que a morte causa, a dor da solidão e o medo por não saber a resposta, há vida após a morte? Ela aumenta o nosso sofrimento por pensar, após a morte, o que acontece? O meu amigo, familiar ou ente querido está no céu?

 

 


O que é a morte?

” Morte é ação ou efeito de morrer, é a ausência de vida, termo de origem latina, mors, que significa falecer (Falecer + mento), óbito, deixar de existir. Ação ou efeito de morrer, fenômeno natural, inevitável e irreversível do ponto de vista científico e físico”.

A dor e a tristeza causada pelo luto podem causar depressão, é uma dor profunda que nada e nem ninguém pode confortar, além de Deus. Enviar uma mensagem de luto por um amigo é atitude de amor e útil nesta fase.

E com a finalidade de ajudar, juntamos informações de diversas experiências, tudo para que você saiba a verdade sobre o que acontece depois da morte.

Antes de tudo temos uma mensagem que lhe encherá o coração de esperança, se entender a lógica de alguns pontos ela lhe limpará dos seus olhos as lágrimas e lhe devolveram a pz.

Em segundo lugar você descobrirá se há vida após a morte ou não. Esse conteúdo é parte de um projeto de palestras motivacionais para a vida por isso é importante que a leitura seja feita até o fim, para que compreenda todos os pontos de vista sobre o assunto.


Há vida após a morte? O que acontece depois da morte segundo a bíblia?

Sobretudo, a vida após a morte na bíblia é tratada de maneira muito clara, através dos versos e da hermenêutica (filosofia que estuda a teoria da interpretação).

Mas a pergunta persiste: o que acontece depois que morremos segundo a bíblia? Para onde vão os mortos segundo a bíblia? A morte é retratada como um processo de transição cheio de cores, beleza e paz em diversas culturas.

Existe vida após a morte segundo a bíblia?

Retratada em filmes, desenhos, livros, a morte está na dramaturgia e parece que é o tema da moda. Em muitos casos ela não é mais um inimigo assustador que apavora as pessoas com seu capuz preto e foice nas mãos.

Há até programas televisivos que diariamente noticiam a morte de forma banal, e em alguns casos até desrespeitosa com aqueles que perderam um ente querido.

Fato é que a morte não nos assusta mas, encontramos muitos estudos sobre vida após a morte, todos buscando encontrar respostas, com base na sua visão cultural.

Um exemplo disso é a cultura mexicana pela morte, que acredita que a morte é uma grande festa, pois segundo a sua crença sobre o estado do homem na morte é que todos retornam do além para comer, beber e dançar.

Será que essa não é uma tentativa humana de enfrentar o seu pior inimigo, a morte? Afinal de contas a terra não parece ser um lugar tão bacana que seus habitantes estejam muitos a fim de morar ou voltar para cá, não é?

Leia mais versículos:

Morte e a filosofia

Ao mesmo tempo, homem por séculos tenta esconder a dor da morte através da filosofia, das tradições e dos conceitos que talvez estejam longe da realidade apresentada na bíblia.

Por onde andamos o luto parece ser a nossa companhia, parece ser uma tendência que todos são obrigados a seguir. No momento em que a morte deixa o rastro do caos por onde passa, lágrimas e a ausência de vida apontam um vazio existencial em quem ficou.

Vazio que é legítimo e expresso de diferentes maneiras em variadas culturas e religiões, ma o que a bíblia fala sobre a morte? Existe vida depois que morremos ou não?


Não existe vida após a morte

Entenda com mais detalhes porque não existe vida após a morte. A vida além do túmulo e a espiritualidade se fundem com fatos reais de vida após a morte conforme relato de muitas pessoas.

E esses são os caminhos mais procurados por quem perdeu um ente querido ou quer saber a verdade bíblica sobre o estado do homem na morte. Existem relatos de pessoas que afirmam veementemente que existe vida após a morte eu estive do outro lado.

Pessoas que dizem ter provas de vida após a morte, contam seus fatos com riqueza de detalhes sobre suas experiências de vida além da morte. E esses relatos nos levam a questionar, vida após a morte verdade ou mentira?

Não existe vida após a morte

Sobretudo, muitas são as afirmações e há um universo de perguntas sobre a vida depois da morte que precisam ser analisadas e respondidas, no aspecto teológico e científico.

E dentro deste universo de questões e dúvidas sobre o estado do homem na morte, a bíblia deve ser ouvida, pois ela revela uma esperança concreta.

Acima de tudo, apesar da filosofia apontar a morte cruel como o fim para tudo, esquecemos de lembrar da beleza da vida, esquecemos da razão da existência, acredito que a morte pode ser o início e não o fim de tudo.

Precisamos saber a verdade sobre o assunto, e a visão cosmo bíblica sobre a morte é taxativa: não existe vida após a morte.

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”. Eclesiastes 9:5,6

Há vida após a morte e a Esperança ignorada

Depois da morte, a vida continua? Não, mas há uma esperança, encontramos muitos versículos da bíblia que revelam esta verdade, porém muitos ignoram a Esperança que a bíblia nos oferece de reencontrar quem perdemos.

Sim, a bíblia afirma que um dia podemos reencontrar quem amamos, saiba como e receba este consolo, pois para muitos a morte é o fim, mas para você pode ser o início de um lindo reencontro.

Continue a leitura e saiba qual a visão bíblica sobre este assunto, entenda como obter esperança em meio ao luto, e encontrar vida em um momento doloroso como o causado pela morte.


Para onde vamos quando morremos segundo a bíblia?

Só para exemplificar o que acontece depois da morte é preciso voltar ao início de tudo, quando os seres humanos foram criados, no livro de Gênesis está escrito:

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. Gênesis 2:7

O pó volta a terra


Depois da morte, para onde vamos?

Pó da terra: Perceba que a composição do homem é pó da terra mais fôlego de vida. Deus fez a estrutura biológica humana do barro, uma grande escultura de lama. E não é de estranhar que na composição biológica humana sais minerais, como ferro, cálcio, zinco, cobre, fósforo e magnésio, nutrientes importantes para produção de hormônios, a formação de dentes e ossos e a regulação da pressão sanguínea. É o que afirma Silvia Maria Cozzolino em seu livro a Biodisponibilidade de nutrientes.

Fôlego de vida: a palavra fôlego usada no verso de Gênesis 2:7 e tantos outros significa [ruwach]. Essa expressão “fôlego de vida” origina-se do substantivo hebraico “nshamah”(a), que significa: respiração; espírito (impulso, estímulo de vida); inspiração (iluminação, esclarecimento divino).


Fórmula da Vida: O Gênesis

Fórmula da Vida: pó+fôlego= alma vivente

Sob o mesmo ponto de vista trata-se da união de dois elementos que fundidos se tornam um, o homem não tem uma alma ele é uma alma. Imagine uma lamparina (corpo) que é acesa quando o gás (fôlego, ruwach, respiração) é introduzido nela, depois de ligado o que ocorre é que a luz invade o ambiente (vida).


O que acontece com o espírito (fôlego) depois da morte?

Se desligarmos ou o gás acabar, a lamparina deixa de brilhar e de cumprir sua função. O que acontece com o espírito depois da morte? O processo inverso do que ocorreu na criação conforme o livro da gênese humana.

O mesmo acontece com o estado do homem na morte, ele deixa de existir o pó volta à terra como era e o fôlego volta a Deus que o deu. É a junção dos dois elementos que dá a vida, o fôlego de Deus e o pó da terra, o homem não tem uma alma, ele é uma alma.

O que acontece depois da morte com o corpo?

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. Ezequiel 18:4

“Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito”. Êxodo 1:5

“E com muitas outras palavras isto testificou, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas…” Atos 2:40,41

“Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta”. Salmos 107:9

Existem contextos onde a alma pode ter um significado ou sentido diferente, mas biblicamente alma é igual a um ser humano vivo e não um “fantasma”. Então a resposta para a questão, para onde vamos quando morremos segundo a bíblia? Voltamos ao pó da terra e o fôlego de vida volta a Deus de onde saiu.


O que acontece depois da morte com o corpo?

O corpo tem um comportamento natural e inverso ao que ocorreu na criação da vida. As células se dilatam, a temperatura do corpo cai por volta de 10°C em um espaço de 1 hora até se adequar a temperatura do ambiente.

A tonalidade de vida vai deixando de existir, isso porque o sangue está ficando mais ácido, e faz com que as células se abram e enviem todas as suas enzimas para os tecidos, que começam um processo de autodigestão.

  • As células começam a dilatar
  • A tonalidade da cor toma aspectos branco e roxo
  • Seus músculos se contraem
  • Seus órgãos vão se autodigestão
  • Viramos pó ou cera (adipocere)

Se o corpo foi cremado, em instantes ele vira pó, cinzas, mas comumente o corpo é enterrado em um cemitério debaixo da terra. Segundo o portal do médico, depois de um a dois anos o corpo começa a se decompor totalmente.

Esse tempo pode variar dependendo das condições do ambiente e do cadáver se o morto tomava antibiótico, por exemplo, o processo demora bem mais.

Ou pode ocorrer a adipocere, também conhecida como cera cadavérica, é uma substância similar a uma cera, formada por organismos e bactérias anaeróbicas a partir da hidrólise de gordura encontrada nos tecidos, como o tecido adiposo de cadáveres.

Isso é o que acontece depois da morte com o corpo e aí é que se cumpre o que diz o livro de Eclesiastes 12:

“E o pó retorne à terra, de onde veio, e o espírito (fôlego) volte a Deus, que o concedeu”. Eclesiastes 12:7


Depois da morte e a arte

Por outro lado, a morte desperta curiosidade, pois se trata do bem maior dado a cada ser. E milhares de filmes, novelas e músicas são produzidos anualmente sobre o tema e isso mostra a curiosidade dos homens sobre o assunto.

Filmes e a morte

Sob o mesmo ponto de vista a vida após a morte é relatada em diversos filmes, a película nos influencia a séculos, moldando a sociedade sobre este aspecto, e isso não de modo a oferecer esperança.

A audiência gerada atrai a atenção de muitos inclusive dos grandes players do cinema e produtores como Tim burton, excelente cineasta, produtor, roteirista, escritor, animador e desenhista norte-americano.

Cuja seu tema favorito é a morte, Tim produziu filmes de sucesso como:

  • O Estranho Mundo de Jack (1993)
  • Edward Mãos de Tesoura 1990
  • A Noiva-Cadáver (2005)
  • Os Fantasmas se Divertem (1988)
  • Alice no País das Maravilhas (2010)

Todas as produções são planejadas e elaboradas e muito bem produzidas, profissionais de alta capacidade e tecnologias de ponta. Porém muitos detalhes centrais não está de acordo com o que a bíblia afirma sobre o estado do homem na morte.

Em uma busca rápida no Google com o termo: “filmes sobre a morte” a plataforma listou mais de 55 filmes com grandes bilheterias sobre o assunto. Em uma busca mais completa o termo produz aproximadamente 30.400.000 resultados.

Teatro e a morte

As novelas e a dramaturgia não ficam de fora da lista, dramas como O espelho da Vida, ou A viagem moldam e diferenciam uma lista vasta sobre relação com pessoas que já morreram ou consulta aos mortos. Ao que a bíblia adverte:

“Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o Senhor teu Deus”. Deuteronômio 18:10-13

William Shakespeare foi um dramaturgo, poeta e um grande ator inglês, deixou em seu legado um dos maiores clássicos da literatura mundial, Romeu e Julieta.

A tragédia do escritor inglês de (1564-1616) escrita no final do século XVI é uma obra de dramaturgia que relata a história de amor entre Romeu e Julieta.

Por serem proibidos de viverem a sua história de amor, escolhem a morte. E diante disso, as famílias que antes viviam em discórdias, passam por um momento de paz.

Música e morte

No cenário nacional encontramos grandes compositores como Raul Seixas, Chico Buarque, Renato Russo que também tinham uma relação próxima com a morte em suas canções.

O líder da legião urbana cantou uma das músicas mais tristes entre as suas composições “Vento no Litoral” falando sobre a ausência e a dificuldade da dor causada por algo que está acima da nossa compreensão.

No cenário internacional a maior banda de rock da história, os Beatles que também influenciou gerações. Em suas canções Lennon e os componentes da banda tinha uma relação artística próxima com a magia, filosofias orientais relacionadas com os temas sobre a morte.

Na música, “Help Me To Help Myself“, Lennon refere-se a ser perseguido pelo “anjo da destruição” e canta “oh, ajude-me, Senhor”, crendo muitos ser uma premonição sobre a sua morte.

Fato é que a morte está de alguma forma ao nosso redor e dentro dos nossos pensamentos e são externados em livros e poesia.


O que acontece com nossa consciência quando morremos?

“A morte é como um sono, não há lembranças, não há emoções e nem sentimos e sofrimento em que partiu, assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono”. João 11:11,13.

“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”. Daniel 12:2


Quem morre lembra da família?

Quem morre não se lembra da família, nem dos amigos, todas as lembranças, emoções e sentimentos, deixam de existir, os mortos não sabem coisa alguma do que acontece debaixo do sol.

Quem morre lembra da família?

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”. Eclesiastes 9:5,6

“Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará”? Salmos 6:5

“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio”. Salmos 115:17

É isso o que acontece com a alma depois da morte, silêncio, esquecimento e agora quem brilha é a força inanimada, porém há um esperança.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto”? João 11:25,26


Como faço para lidar com a tristeza?

Apesar da triste e momentânea realidade apresentada pelas escrituras sagradas é possível aprender a lidar com a tristeza da morte.

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Salmos 30:5

Saudade e lembranças e tudo o que fica e junto com essas coisas a tristeza, que é comum neste momento. Afinal de contas, uma vida se foi e com ela muitas experiências e momentos que não voltaram, listamos algumas dicas para enfrentar a tristeza.

Deus é Amor

Mantenha a fé, neste momento de dor aguda a Fé e a Esperança são ferramentas poderosas para o seu consolo. Lembre-se do versículo de João 3:16 que diz, Deus é Amor.

A morte consequência do pecado e do mal, Deus não levou o seu ente querido, ele dorme aguardando a volta de Cristo. Lembrar que Deus é Amor e se apegar ás suas promessas de vida eterna e ressurreição são uma forma de tratar com a tristeza e alimentar a esperança de um dia encontrar quem a morte levou.

Terapia

O consolo pode vir de um ouvido ou abraço amigo, ou do carinho de um familiar, mas busque complementar isto com a ajuda de um profissional de saúde mental como um psicólogo ou terapeuta. O luto possui fases diferentes e se manifestam de maneiras distintas em cada indivíduo e entender trará paz, os tipos de luto são:

  • Negação
  • Raiva
  • Barganha
  • Depressão
  • Aceitação

Estes profissionais te ajudaram a entender os tipos de luto e como lidar com cada um deles.

Fale sobre seus sentimentos

Fale com pessoas de confiança sobre o que você está sentindo, é comum sentirmos culpa, medo mas a ajuda de um ombro amigo é bem vinda nessa hora. Muitos reprimem as suas emoções e isso pode ser nocivo ao corpo e causar doenças psicossomáticas.

As doenças psicossomáticas são a manifestação de sintomas físicos que depois de investigados não encontram respostas. Na realidade essas doenças são a resposta do corpo ao estresse e pressão emocional sofrido neste período.

Estude a Bíblia

A bíblia traz muitas histórias e relatos do sofrimento de muitas pessoas, e apontam como elas venceram o sofrimento. Leia a bíblia, em especial os Quatro Evangelhos, neles você encontrará Jesus Cristo, o Deus que te enxerga de modo único e especial.

Você sentirá paz ao ler estas histórias e ganhará forças que serão bem vindas nesta nova fase. São milagres, risos, choros, derrotas e vitórias que lhe emocionaram e afastaram o sofrimento do seu coração.

A bíblia afirma que poderemos um dia rever e unirmos novamente com nossos entes queridos depois da morte. Por isso estude a bíblia ela contém ensinamentos importantes que vão ser usados como remédio no tratamento da sua dor.

“E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” Apocalipse 21:4.


Ressurreição dos Mortos em Cristo

Depois da morte a vida não continua, porém na Volta de Cristo, conforme prometida em João 14 e em tantos outros versículos da bíblia, ele ressuscitará os mortos em Cristo. Ou seja, aqueles que viveram e morreram aguardando a bendita esperança hão de reencontrar na ressurreição os seus.

“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém”. Apocalipse 1:7

“Para que este reencontro ocorra, o último inimigo precisa ser vencido: E o último inimigo que será destruído é a Morte”. I Coríntios 15:26.

Quando será o reencontro depois da Morte?

Ainda que este reencontro demore, ele ocorrerá na volta de Jesus, o seu ente querido, não virou uma estrela, e nem anda vagando por aí na pessoa de um “fantasma”, muito menos agonizando no limbo.

Ele não tem prazer na morte de ninguém e é inverídica a ideia de que Deus que deixa suas criaturas pegando fogo eternamente, Deus é Amor. Ele veio para que tivéssemos esperança e vida eterna, ele é o caminho, a verdade e a vida.

Ressurreição na volta de Jesus

Ressurreição e os mortos

“Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio (do homem mal), mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel”? Ezequiel 33:11

“Não vos admireis quanto a isso, pois está chegando a hora em que todos os que repousam nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e aqueles que tiverem praticado o mal, para a ressurreição da condenação”. João 5:29

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.
1 Tessalonicenses 4:13-18


Uma pessoa que morreu pode voltar?

A vida após a morte e as religiões possuem versões e formas diversas de interpretá-la e respeitamos todas elas. Nossa meta é apresentar a visão bíblica, as experiências são relatadas de diversas formas, porém a palavra de Deus é clara, não é possível dialogar com os mortos. Na realidade esta é uma proibição feita em variados versículos bíblicos como:

“Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos”? Isaías 8:19

“Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti”.
Deuteronômio 18:10-12


Estudo sobre vida após a morte

Muitos citam a parábola de Lázaro e o mendigo (Lucas 16:19-31), a transfiguração no monte das oliveiras (Mateus 17:1-13), mortos debaixo do altar em (Apocalipse 6:911) e tantas outras conexões que podem ser mal interpretadas, mas todas elas precisam estar dentro da luz da cadeia de versículos bíblicos.

E a bíblia é clara ao responder a questão existe: vida após a morte? Não, todos dormem no pó da terra aguardando a ressurreição dos justos na volta de Jesus.

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento”. Eclesiastes 9:5

“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” Daniel 12:2

Somos peregrinos em terra estranha, e nossa esperança é recebermos o conforto eterno de Deus e reencontrar nossos entes queridos, na volta de Cristo. Este é um momento em que quem partiu fez as suas escolhas, mas a morte é uma oportunidade de nos questionarmos como vamos viver?

Deus é Amor

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16

Conclusão

Afinal, há muitas perguntas sobre vida após a morte, e a resposta é: não existe vida após a morte, mas na volta de Cristo os mortos serão ressuscitados, os que tiverem feito o bem para a vida eterna. E essa pode ser uma oportunidade de rever quem se foi.

Viva uma vida que vale a pena ser vivida, aguardando esperança da vida eterna com deus e com quem amamos. Se quiser saber mais, faça um estudo sobre vida após a morte mais completo, para compreender mais sobre o estado do homem na morte. Comente abaixo ou compartilhe essa mensagem com alguém que está precisando de consolo. Viva com esperança!