Blog do Levany Júnior

VAMOS ENTENDER A PARÁBOLA DO SEMEADOR.

PARÁBOLAS

VAMOS ENTENDER A PARÁBOLA DO SEMEADOR.

Assunto: Parábolas – Como já tenho escrito, é um enigma que somente o Espírito Santo poderá nos revelar.

Vamos estudar a Parábola do Semeador com uma nova visão. Nós como seres humanos, Deus nos trata como crianças e nos revela sua Palavra e coisas novas, para nosso crescimento espiritual. A revelação das Escrituras é aberta conforme nossa procura pelas coisas de Deus.

Como saber que as parábolas são mistérios para serem revelados? (Marcos. 4: 11,12,13,14  )

Nesta revelação do Senhor Jesus, Ele nos dar uma receita para que nós possamos compreender todas as outras Parábolas. E numa só receita é colocada todas as Palavras, em uma só oração temos tudo aquilo que é vindo de Deus como enígma.

Se alguém ensina o Evangelho, tem que saber o que fala, tem que estudar o contexto do assunto que está se referindo. Nem todas as mesmas palavras que estão escritas numa oração, significa a mesma coisa. Aqui nesta Parábola, o Senhor Jesus está comparando a “Sua Palavra”, como se fosse uma semente. (Marcos. 4: 14).

Nesta Parábola, não é o dono do campo que lança a semente, e sim o servo, o semeador, “o pregador” que recebe do seu Senhor. Para quem conhece agricultura sabe como plantar a semente. Ela tem que ser uma semente genuína, pura, perfeita, dada pelo seu Senhor dono da fazenda, dono do campo. Jesus Cristo diz que a sua Palavra é verdadeira, que vem do Pai. Diz também as Escrituras que Ele é o Verbo – “Palavra”de Deus. (João. 1: 1,14).

O Senhor Jesus também alerta que tem no meio da plantação, um  adversário, que também vem roubar a semente, vem trocar, vem prostituir, distorcer a Palavra que foi plantada no Campo. Querendo  prejudicar a plantação, vem confundir a mente do semeador, o entendimento daquele que recebeu a semente – “A Palavra de Deus”.

Assim como o Joio e o trigo, “a mente”, o campo do semeador, fica confusa e poderá trocar aquilo que recebeu do Senhor. O diabo vai procurar de todas as maneiras, impedir que a semente genuína, venha germinar perfeitamente sobre o campo. Jesus fala diversas maneiras que o adversário vai agir, em cada situação no campo. (No campo ministerial).

Nesta passagem, há três situações de dificuldades para quem planta e para quem cuida do campo.

O campo nunca é perfeito. Tem que ser limpo, as pedras removidas, as pragas e espinhos destruídos e queimados, todos os obstáculos tem que serem removidos. Para poder receber a semente de Deus e crescer perfeitamente. Temos variedades de sementes plantadas na mesma terra.

(Marcos. 4: 15,16,17,19, 20). A vida terrena, é cheia de complicações na criação, é totalmente destruída com o envolvimentos de pecado imorais deste mundo pecaminoso. E, sabemos que a família, os amigos, vão criticar nossas atitudes de comportamento, será uma luta com tribulação e perseguição, principalmente com aqueles que possuem riquezas. Todos os milagres que Cristo faz, Ele instrui para não pecar mais. Não sejam desobedientes, não somente ouvintes, mas cumpridores da Palavra recebida.

Depois que a pessoa recebe a Palavra do semeador que é de graça, é liberto para ouvir e crer na Palavra de Cristo. O campo está nas mãos dos lavradores que levam a semente.

O “Campo”, já semeado, é entregue aos cuidados do ministrador do campo, aquele que cuida da lavoura de Deus. Bispos, Pastores e Missionários preparados, que aceitaram o convite para cuidar da Plantação do Seu Senhor, e tem a responsabilidade para com a plantação até que venha dar os frutos para o Seu Senhor.

Quem ensina o Evangelho tem que ter responsabilidade, tem que cuidar da semente que foi lançada no campo, o ministro tem que servir de exemplo, corrigir, estruturar cada semente plantada para que ela não tenha dificuldade em criar raiz, permanecer na fé, para que ela não seja  envergonhada, escandalizada e destruída no meio da plantação. Todos os cuidados necessários, para que no futuro, venha dar fruto genuíno do Espírito de Deus.

A pessoa instruída por Jesus, recebe de bom coração a semente e sai a semear, e ela frutifica, multiplica a sementeira cada vez mais enchendo o Seleiro do Seu Senhor, quanto mais ela semeia, mais receberá do Senhor e o seu interior, ficará cheio, transbordante. É esse o significado da Palavra Verdadeira e serão Bem Aventurados.

Aquele que dar semente para o semeador é o Seu Senhor, “ Jesus Cristo”, e aquele que sai a semear, são servos que recebem as sementes, e também os administradores, mordomos do campo. Tantos os que recebem a semente, e o que cuida da plantação têm o mesmo galardão, o mesmo valor. Quem fará o pagamento deste serviço na colheita dos frutos é Cristo o dono do campo.

Figura simbólica do Reino de Deus aqui nesta terra. O campo é o povo de Deus a Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Marcos. 4: 26,34 – E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos.

Jamais Jesus ensinou o povo, sem ser por meio de parábolas, comparações sobre o Seu Reino aqui nesta terra, que são reveladas particularmente aos seus discípulos. A revelação não é para qualquer pessoa, somente para aqueles que seguem a Cristo, os que são puros de coração, os mansos de espírito, fieis e obedientes, fortes e valentes, passando por provações, perseguições, sofrendo e gemendo mas cumpridores da ordem dada por Ele.

Mateus. (5: 10, 11,12) – Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Isto é uma guerra espiritual contra o pecado, e não de seres humanos contra o seu próximo. Não é uma guerra de religiosos, como vemos por ai, um querendo ser melhor que o outro, uma verdadeira vergonha para quem leva esta preciosa semente. (Efésios.6:12) Todos os homens e mulheres estão sujeitos ao pecado, e tem que serem livres pela Palavra Verdadeira de Cristo, receberem instruções e se concertarem verdadeiramente. Nossa luta é contra o nosso caráter mal formado de Adão e Eva, nossos primeiros pais.

Ide!!! Anunciai!!! Pregai o Evangelho, ou melhor, a Palavra recebida de Cristo. Seja o semeador ou lavrador no Campo do Senhor Jesus.

O meu desejo é que você venha entender e compreender melhor esta parábola em Nome do Senhor Jesus.

Levem a “Palavra”, a semente de Deus com verdadeira justiça, com muito amor ao próximo e temor a Deus.

 

Deus abençoe a todos.

Rate this post
Sair da versão mobile