Uso do FGTS na compra de imóveis pode aumentar


size_590_imoveis-no-jardins

São Paulo – A ampliação do uso do FGTS na compra da casa própria está em discussão no conselho responsável pela gestão desses recursos, conforme destaca uma reportagem do jornal Folha de São Paulo.

Caso seja aprovada, a proposta deve beneficiar quem não pode usar o FGTS na assinatura do contrato devido ao limite do teto existente na época – mas que poderiam se enquadrar nas regras se fosse feita uma nova avaliação do imóvel e considerado o limite de 750 mil reais que passou a valer em setembro do ano passado.

A proposta permitirá que as pessoas possam usar o dinheiro no fundo para abater prestações do seu empréstimo ou do consórcio imobiliário.

Considerando as regras atuais, só pode fazer isso quem comprou um imóvel que estava enquadrado nas regras do FGTS na data de assinatura do contrato.

Mudança recente

Em 2013, o governo subiu de 500 mil reais para 750 mil reais o teto de avaliação dos imóveis quem podem ser comprados com o uso do FGTS e que se enquadram no SFH (Sistema Financeiro da Habitação), que tem juros mais baixos.

Na ocasião, o Conselho Monetário Nacional estabeleceu ainda que o valor do financiamento não fosse superior a 80% do valor de avaliação do imóvel. A exceção fica por conta dos financiamentos que prevejam a utilização do Sistema de Amortização Constante (SAC), quando esse percentual pode chegar a 90% do valor de avaliação do imóvel.

Os recursos do FGTS podem ser usados para pagar o imóvel residencial do trabalhador na cidade onde ele mora ou trabalha, desde que ele não tenha outro imóvel em seu nome nesta cidade ou municípios vizinhos. O imóvel precisa ser usado para a moradia do trabalhador.

 

Quanto custam os imóveis de 50 m² e 100 m² pelo Brasil

Veja os preços médios de imóveis de diferentes áreas nas 17 cidades acompanhadas pelo Ìndice FipeZap

Quanto maior, pior
Stock.xchng/saavem

São Paulo – Para comprar um imóvel de 50 m² – um apartamentinho de no máximo dois dormitórios -, o comprador pode gastar mais de 500 mil reais no caro mercado imobiliário do Rio de Janeiro (RJ), ou menos de 200 mil se a compra for feita na menos inflada Vila Velha (ES). Em média, no Brasil, um imóvel de 50 m² custa 376.550 reais e um de 100 m² sai por 753.100 reais.

Veja nesta galeria os preços médios de imóveis compactos, de 50 m², e outros maiores, de 100 m², nas 17 cidades cujos preços são acompanhados pelo Índice FipeZap. As informações foram obtidas multiplicando-se o preço médio do metro quadrado dos imóveis à venda pelas duas áreas, a partir dos dados do Índice FipeZap de junho. As cidades estão organizadas por preço, na ordem descrescente.

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.