TRABALHO DE MOTORISTA -Categoria C da CNH: Tire todas as suas dúvidas sobre o que dirige e como tirar


Neste conteúdo, você vai saber mais sobre como a Categoria C da CNH se distingue das demais, quais os requisitos para obtê-la e outras informações.

Para dirigir qualquer veículo automotivo no Brasil é obrigatório possuir uma Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. Porém, como há diferentes tipos de transportes, também há diferentes categorias de CNH, já que cada veículo exige habilidades diferentes.

Saiba mais sobre a Categoria C da CNH.

Quais veículos posso dirigir com a categoria C de habilitação?

A categoria C abrange transporte de carga cujo peso não ultrapasse 3,5 toneladas. Também é possível acoplar ao veículo principal um reboque, desde que o peso do veículo principal, somado ao reboque, não ultrapasse 6 toneladas. Nessa classe, motoristas também podem dirigir todos os tipos de automóveis da categoria B.

Os veículos que podem ser conduzidos nesta categoria de habilitação são:

  • Caminhões
  • Tratores
  • Máquinas agrícolas
  • Máquinas de movimentação de carga

O que é necessário para tirar a carteira C da CNH?

Para se tornar habilitado na categoria C, é necessário seguir alguns requisitos:

  • Ter pelo menos 1 ano de habilitação na categoria B
  • Não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por infração média nos últimos 12 meses
  • Ser aprovado no exame toxicológico, de aptidão física e mental
  • Realizar curso prático e teste de direção veicular

Exame toxicológico: Clique aqui para fazer o seu

Como mudar para a categoria C?

Os procedimentos necessários para mudar de categoria da CNH são:

1. Solicitar o serviço ao Detran ou em empresa credenciada

2. Fazer o exame toxicológico, obrigatório para as categorias C, D e E

3. Realizar a avaliação psicológica e o exame de aptidão física e mental

4. Fazer o curso prático em um veículo compatível com a categoria para a qual pretende mudar

5. Realizar o exame prático em veículo da categoria para a qual pretende mudar e obter aprovação

Categoria C pode dirigir veículos das categorias A e B?

Aqueles que possuem habilitação na categoria C podem dirigir apenas veículos da CNH B, de quatro rodas. Os veículos de duas rodas da categoria A só podem ser conduzidos se o motorista também estiver habilitado nesse tipo de CNH.

Qual a diferença da categoria C para D?

A categoria C é para veículo motorizado utilizado em transporte de carga, como caminhões, tratores e máquinas agrícolas. Já os veículos da categoria D são aqueles utilizados no transporte de passageiros, com lotação máxima de oito lugares sem contar o motorista, como ônibus, micro-ônibus e vans.

É necessário fazer teste toxicológico para renovar a carteira de CNH tipo C?

Sim. Desde 2016, a lei exige que os motoristas de categorias C, D e E, ao obter ou renovar a carteira de motorista (CNH), realizem o exame toxicológico de larga janela de detecção.

É importante ressaltar que esse exame é uma etapa fundamental do processo de obtenção ou renovação de sua Carteira Nacional de Habilitação, portanto, a obrigatoriedade do exame toxicológico é clara e inevitável.

Esse exame deve ser feito a cada dois anos e meio, para que se mantenham atualizadas as informações e os resultados provenientes do teste.

Fique atento aos prazos e evite dores de cabeça. Conte com a Chromatox para te ajudar a fazer o seu exame toxicológico com facilidade, rapidez e confiança.

Como é feito o exame toxicológico para a carteira C?

Uma vez que agora o exame toxicológico é obrigatório durante todo o processo de obtenção ou renovação de sua Carteira Nacional de Habilitação, é importante entender como essa etapa ocorre e o que esperar do procedimento.

exame toxicológico para a CNH ocorre como qualquer outro. Do indivíduo a ser testado é coletada uma amostra de cabelo ou pelo corporal.

Em seguida, essa amostra é levada ao laboratório, onde é testada para identificar se há a presença de substâncias psicoativas dentro do corpo do paciente.

Na Chromatox, são utilizados folículos capilares para esse exame, pois neles é possível identificar por mais tempo se a pessoa utilizou ou não alguma droga.

O cabelo ou pelo corporal pode apontar o uso de substâncias psicoativas em uma janela cronológica de 90 dias (aproximadamente três meses). Outras análises, feitas pela coleta de urina, por exemplo, não possuem a abrangência necessária, cobrindo um período menor.

Mas quem precisa fazer exame toxicológico? Todos que desejam tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria C, categoria D e também CNH categoria E.

Onde posso fazer o meu exame toxicológico para tirar minha carteira C?

Quer tirar sua carteira C e está precisando realizar o exame toxicológico? Procure um laboratório especialista no assunto e faça o seu teste.

A Chromatox faz parte do maior conglomerado de laboratórios da América Latina, alcançando aproximadamente 1.800 cidades em todo o território nacional.

Dessa forma, você conta com a experiência da Chromatox bem perto de sua residência, para mais facilidade e comodidade.

Quanto tempo leva para eu receber os resultados do meu exame toxicológico para a carteira C?

Em procedimentos laboratoriais, o tempo é fundamental. Por isso, a Chromatox se orgulha de sua eficiência.

O tempo necessário para retornar com os resultados irá depender se seu exame deu positivo ou negativo.

No caso do laudo ser negativo, o resultado do exame será disponibilizado em até 72 horas após a coleta da amostra de pelo ou cabelo pelo laboratório.

Caso o exame dê positivo, o resultado demora um pouco mais, pois é necessário que façamos uma contraprova, para nos certificarmos da assertividade do resultado.

Como consigo acompanhar o status do meu exame toxicológico para a carteira C?

Para quem gosta de monitorar o status de seus exames, a Chromatox permite que você acompanhe todo o processo por meio do nosso site.

Assim, você fica a par de tudo o que está acontecendo e agiliza os demais processos de obtenção ou renovação de sua carteira C.

Preciso me preparar para fazer o exame toxicológico para a Carteira C?

Conforme mencionamos anteriormente, na Chromatox o exame toxicológico para a carteira C é realizado através da coleta de uma amostra de cabelo ou pêlo corporal.

Portanto, não é necessário que o paciente realize nenhuma preparação específica para esse exame.

Mas, apesar de parecer óbvio, a indicação é de que o paciente não faça uso de nenhum tipo de droga nos últimos 90 dias antecessores ao exame, pois essa é a única maneira de o exame permanecer negativo para que você possa tirar sua carteira C da CNH.

Meu exame toxicológico deu positivo. Ainda consigo tirar a minha carteira C?

Se você está tirando sua carteira C e seu exame deu positivo, não se preocupe, ainda é possível que você tire a sua CNH.

No caso de positivo para substâncias psicoativas, o aplicante da carteira C deve esperar 90 dias (cerca de três meses) para tentar tirar ou renovar a CNH novamente.

Essa janela é necessária pois é o tempo mínimo para realizar o exame novamente e obter um resultado negativo.

Quer agendar o seu exame toxicológico para carteira C?

A Chromatox tem uma expertise laboratorial reconhecida internacionalmente, com métodos eficazes e validados para que se tenha o resultado mais assertivo.

Se houver mais dúvidas sobre os procedimentos de exame toxicológico para a carteira C, procure um de nossos canais de atendimento especializados.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.