Há nove anos trabalhando como técnico judiciário no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o servidor Péricles Barbosa de França, 40 anos, sempre entendeu que possuía um papel de ser útil ao Poder Judiciário. “Sempre venho trabalhar com um sorriso. Acredito que esta seja a motivação correta para executarmos com maestria as nossas tarefas”, afirma.
Péricles é lotado na Secretaria de Gestão Estratégica do TJRN e foi o responsável pela criação do Fluxograma de Ações, uma ferramenta que define a sequência e tempo de cada atividade, facilitando o trabalho dos servidores dentro da Secretaria Judiciária. “Percebi que a morosidade no Judiciário se devia, muitas vezes, à falta de organização das tarefas. Faltava planejamento na execução das ações, e por isso criei um mapa de ações que identifica o trabalho de cada grupo de servidores”, explicou.
Universalização
Outra ferramenta criada por Péricles Barbosa foi a padronização da coleta de dados dos Gabinetes dos desembargadores do TJRN, tornando possível a universalização das informações e uma posterior análise estatística geral.
Mensalmente, o Tribunal deve informar a produtividade de seus desembargadores para o programa Justiça em Números, do CNJ, processo que passou a ser feito de maneira organizada e universal através de uma planilha desenvolvida por Péricles. “Nós desenvolvemos uma maneira de melhorar a coleta de informações e criamos um banco de dados, o que garante a qualidade das informações do segundo grau”.
As duas ideias têm como principais vantagens a redução do tempo na execução do trabalho, a diminuição de custos, e a melhoria da eficiência e qualidade da prestação jurisdicional.
Recentemente, Péricles assumiu um novo desafio e está trabalhando na implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no 2º grau. Para ele, a gestão da informação aumenta a confiabilidade da equipe e facilita o acesso à Justiça.
Quem é?
Péricles Barbosa de França é servidor do TJRN desde 2005. Formado em Engenharia Civil e Direito pela UFRN, ele acredita que é possível obter sucesso profissional através da excelência do desempenho e da inter-relação das atividades entre todos os servidores.
Casado, Péricles tem um filho, que é para ele o motivo de todo o esforço. “Construo o meu futuro pensando no futuro do meu filho. Tanto eu quanto minha esposa caminhamos nesse sentido. Acho que todos precisamos colocar a família sempre em primeiro lugar: é ela que nos impede de agir errado, pois ao pensarmos, refletimos bem e somos lembrados das consequências”.