Blog do Levany Júnior

Semana Nacional da Família refletirá sobre a espiritualidade em Natal

Igreja-Sagrada-Familia-Rocas

A Semana Nacional Família começa a partir deste domingo (10) – exatamente no Dia dos Pais – e segue até dia 17. O momento é voltado para que os católicos pensem sobre temas que envolvem o primeiro grupo social no qual praticamente todos estão inseridos.

Em Natal, A Arquidiocese realizou a abertura da Semana no domingo passado com a reunião das pastorais da família e muitos católicos de várias paróquias da cidade na Catedral Metropolitana. De acordo com a coordenadora da pastoral da Família da Arquidiocese, Rosângela Ferreira da Silva Gomes, a abertura contou com missas, louvores e uma confraternização com direito a bingo e feijoada. Segundo a coordenadora, o templo ficou completamente lotado na missa das 11 horas da manhã. Ou seja, cerca de mil pessoas compareceram ao local.

Conforme Rosângela Gomes, a Semana Nacional da Família já ocorre há 18 anos no Brasil. “É a semana em que a Igreja para com o objetivo de refletirmos sobre a família. Em todas as paróquias e comunidades é comemorada de diversas maneiras. Geralmente com caminhadas, momentos de louvor”, explicou.

O evento criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traz o seguinte tema em 2014, “a espiritualidade na família cristã: um casamento que dá certo”. “Nesse ano a Igreja pede para que a família reflita sobre a prática religiosa. ‘Qual o meu papel na minha família?’, ‘como vai minha família?’”, acrescentou Rosângela Soares.

O fato de a Semana da Família ser no Dia dos Pais também coloca o evento como um instrumento de evangelização dos homens. “É um acolhimento que a igreja faz e cada vez mais os homens participam porque tomam a consciência que também são Igreja”, considerou a coordenadora. Para ela, iniciativas como o “terço dos homens” também atraem os fieis do sexo masculino para a Igreja. “É um presente para nós”, classificou. “A Igreja é aquela que zela cuida, que zela. A família está inserida em todos os serviços pastorais. A família é o futuro, como já diria o Santo Padre”.

Sagrada Família

Na paróquia da Sagrada Família, no bairro das Rocas, não poderia deixar de existir uma programação especial para esta semana. Os festejos envolvendo toda a família começam já neste sábado (9). Uma caminhada será realizada a partir das 16h com saída da igreja da Sagrada Família. Haverá quatro paradas temáticas para reflexão e testemunhos. A primeira delas vai ser na Vila Ferroviária com o tema “Famílias de Nazaré, exemplos de confiança e obediência”.

Em seguida, ocorrerá uma parada na capela de Nossa Senhora de Fátima na Praia do Meio. O tema será “Desafios que a família encontra”. Na parada na capela de Nossa Senhora da Conceição, em Brasília Teimosa, o tema é “Família como igreja doméstica”. Por fim, a caminhada para na Igreja dos Santos Reis para a bênção do Santíssimo.

A partir de segunda-feira também haverá celebrações comemorativas à Semana Nacional da Família. As comunidades do Maruim, Brasília Teimosa, Santos Reis também terão missas voltadas para a reflexão de temas familiares cada uma em um dia diferente da semana às 19h30. No dia 17, a Paróquia organizará uma feijoada e um torneio de futebol nas proximidades da Capela de Nossa Senhora de Fátima.

Rate this post
Sair da versão mobile