SÃO PAULO SP-Igrejas no Centro de SP vão abrigar moradores de rua devido à previsão de frio recorde na cidade


A Pastoral do Povo de Rua, localizada na Luz, Centro de São Paulo, anunciou nesta terça-feira (27) que vai abrir as portas de igrejas da cidade para acolher quem não tem casa devido à aproximação de uma onda de frio extremo para a capital.

Segundo o padre Júlio Lancelotti, da Pastoral, foi feito também um apelo ao governo do estado para que algumas estações do Metrô abram durante as noites e madrugadas dos próximos dias para proteger moradores de rua das baixas temperaturas.

Morador de rua se protege do frio Centro da cidade de São Paulo — Foto: Rogério Galasse/Estadão Conteúdo

Morador de rua se protege do frio Centro da cidade de São Paulo — Foto: Rogério Galasse/Estadão Conteúdo

O governo do estado confirmou que recebeu esse pedido e que as medidas para proteger do frio a população mais vulnerável estão em análise.

Duas igrejas sob jurisdição do padro Júlio, a Casa de Oração do Povo da Rua, na Luz, e a São Miguel Arcanjo, na Mooca, já anunciaram que estarão abertas já na noite de quarta-feira (28) para acolher os desabrigados que precisarem.

Há uma semana, quem mora em Engenheiro Marsilac, no extremo sul de São Paulo, enfrentou -2,3ºC, a menor temperatura registrada na capital nos últimos 17 anos. Há 40 km dali, na Praça da Sé, bem no Centro, a temperatura mínima foi de 9ªC, e agora, a previsão é a de que uma frente fria histórica traga novos recordes de frio à cidade nesta semana, com previsão de geada em todo o estado. (clique aqui e veja a previsão).

Devido aos alertas meteorológicos, já a partir desta quarta a prefeitura vai montar cinco tendas em pontos estratégicos para a distribuição de sopa, cobertores, agasalhos e kits de higiene em diferentes regiões da cidade. A previsão da administração municipal é fornecer 5.000 pratos de sopa por noite e distribuir 3,2 toneladas de agasalhos e cobertores oferecidos numa parceria com a Cruz Vermelha.

Haverá também atendimentos médicos a quem precisar.

Veja os locais das tendas:

 

  • Praça da Sé;
  • Praça Princesa Isabel (Luz);
  • Largo da Concórdia (Mooca);
  • Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro);
  • Praça Miguel Dell’erba (Lapa).

 

O plano foi anunciado na tarde desta terça em uma reunião entre Ministério Público, vereadores e a prefeitura e discutiu medidas emergenciais para os próximos dias.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Gianella, disse que qualquer unidade da prefeitura que se recusar a receber pessoas em situação de rua por qualquer motivo vai receber uma advertência.

Segundo Berenice, a partir desta quarta, os centros de acolhida terão mais 817 vagas, que se somam às 340 disponíveis dentro da Operação Baixas Temperaturas.

LEIA TAMBÉM

Frio histórico

 

Uma onda de frio que pode ser a pior de todo o inverno deve atingir a cidade de São Paulo a partir desta quarta-feira (28), derrubando as temperaturas e trazendo possibilidade de geada até mesmo na região metropolitana.

Segundo a meteorologista Daniela Freitas, do Climatempo, o frio intenso deve ser resultado de uma frente fria combinada com uma massa de ar polar.

O vídeo abaixo, de 21 de julho, mostra que moradores do extremo Sul da cidade de São Paulo recorrem ao forno a lenha para se aquecer.

Temperatura de -2,3ºC faz famílias de Marsilac, em SP, a recorrerem a forno a lenha

00:00/00:00

Erro ao carregar o recurso de vídeo.

Ocorreu um problema ao tentar carregar o vídeo. Atualize a sua página para tentar novamente.

Acesso gratuito

Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades G1

Temperatura de -2,3ºC faz famílias de Marsilac, em SP, a recorrerem a forno a lenha

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.