SÃO PAULO -SP-BRASIL-Centrais sindicais fazem atos em São Paulo no Dia do Trabalho
A Força Sindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) promovem atos nesta sexta-feira (1º) na cidade de São Paulo em comemoração ao Dia do Trabalho.
As centrais sindicais se reúnem em dois pontos distintos da capital paulista: a Força realiza shows e sorteios de carros na Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte. Já os shows e atos políticos da CUT ocorrem no Vale do Anhangabaú.
A celebração da Força Sindical começou por volta das 9h. Segundo expectativa da organização, são esperadas 500 mil pessoas ao longo do dia. O ato político está previsto para começar às 12h, com as presenças do senador Aécio Neves (PSDB), do deputado federal Paulo Pereira da Silva (SD), do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e do ministro do Trabalho, Manoel Dias. Outros políticos também deverão participar do evento.
Na Zona Norte, um dos primeiros shows foi o do padre Reginaldo Manzotti, que se apresentou por volta das 9h30. Na programação estão previstos ainda shows de Ludmilla, Bruno & Marrone, Leonardo, Paula Fernandes, Marcos & Belutti, Zezé Di Camargo & Luciano e Latino.
Durante o evento, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou que vai apresentar na próxima semana um projeto de lei que altera o índice de correção do FGTS, que passaria a ser reajustado a partir do índice da caderneta de poupança.
Ato da CUT
CUT, MST, MTST e aproximadamente 30 movimentos sociais, estudantis e sindicais promovem ato conjunto no Vale do Anhangabaú, Centro de São Paulo. Por volta das 12h20, a CUT divulgou a estimativa de que 20 mil no evento.
Os manifestantes chegaram ao Anhangabaú após caminhada pelo Centro. A concentração das passeatas ocorreu em três pontos da região central: Luz, Praça da República/Largo do Arouche e Pateo do Collegio. Desses locais os grupos seguiram até o vale, onde o evento começou por volta das 10h40.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o ministro da Secretaria-Geral, Miguel Rossetto, devem participar do ato. A partir das 13h, haverá shows de Alceu Valença, Leci Brandão, Rappin Hood, GOG, Thobias da Vai-Vai e Elizeth Rosa.
Entre as bandeiras dos movimentos no ato estão a defesa da Petrobras, dos direitos da classe trabalhadora, pela reforma política e contra a aprovação do PL 4330, que regulamenta a terceirização.
O presidente da CUT, Vagner Freitas, defendeu a unidade da esquerda brasileira em torno do movimento “Pelos direitos, contra a direita.” O movimento pretende criar um dia nacional de lutas em 29 de maio e organizar uma greve geral caso seja aprovado no senado o PL 4330.
Show na Praça Campo de Bagatalle em ato da Força Sindical (Foto: Eduardo Carvalho/G1)
(*Com reportagem de Roney Domingos, Rafael Miotto, Tatiana Santiago, Eduardo Carvalho e Felipe Tau)
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook