SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Vendas do comércio potiguar caem pelo 18º mês seguido e 2016 fecha com retração de 9,7%


O IBGE divulgou na manhã desta terça-feira, 14, os dados relativos às vendas do comércio varejista em todo o país em 2016. No Rio Grande do Norte, o chamado Varejo Ampliado (que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção), amargou o 18º mês seguido de quedas, com uma retração de 4,8% em relação a dezembro de 2015. Com isso, o acumulado do ano bateu em 9,7% de queda, um número 64% maior que os 5,9% de redução que haviam sido registrados em 2015.

Os segmentos que registraram as maiores perdas nas vendas no ano foram os de Livros, jornais, revistas e papelaria, com -16,1%; Veículos e motos (-14%); Eletrodomésticos (-12,8%) e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-12,3%). As menores perdas foram registradas nos segmentos de Artigos farmacêuticos, médicos, orotopédicos e de perfumaria (-2,1%) e de Supermercados e hipermercados (-3,1%).

“O balanço da queda nas vendas do ano ficou dentro do que imaginávamos. Desde setembro que projetávamos queda entre 9% e 10% nas vendas este ano. Os motivos já são bem conhecidos de todos. As causas podem ser vistas no estudo da CNC, que mostra o fechamento de 1.115 lojas do comércio varejista no RN em 2016 e nos números do Caged que apontam que apenas no setor de Comércio nós tivemos um saldo negativo de 3.778 empregos formais no ano passado”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Quadros complementares

Comércio Varejista Ampliado – Fonte IBGE

Índice e variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado (1), por Unidade da Federação – dezembro 2016

enviar comentário
Publicidade

Morre proprietário do Hospital Promater

Edson Bueno

Edson de Godoy Bueno, de 74 anos, o fundador ex-dono do grupo Amil, morreu após passar mal, na manhã de hoje, durante uma partida de tênis, em Búzios, no Região dos Lagos do Rio. Ele sofreu um infarto.

O Hospital da Amil, no Rio, chegou a ser preparado para receber Edson. Ele seria levado de helicóptero, de Búzios ao Rio, e faria uma angioplastia de emergência. Mas não deu tempo.

ANCELMO GOIS

DO BLOG: Bueno é o proprietário da DASA, empresa que adquiriu o controle do Hospital Promater em 2016. Foi ele pessoalmente que conduziu a negociação da aquisição do Hospital.

enviar comentário
Publicidade

Claudia Leitte será convocada novamente para devolver R$ 1 milhão de reais aos cofres públicos

Foto: Marcello Sá Barretto / AgNews

Em 20 de outubro de 2016, o Ministério da Cultura determinou que Claudia Leitte devolvesse R$ 1,2 milhão de reais que a cantora captou para financiar uma turnê em 2013.

Por conta das irregularidades na prestação de contas do uso da verba pública, ela foi convocada para depor em uma CPI e estornar esse valor. Segundo informações oficiais do Governo, a produtora CIEL, responsável por gerenciar a carreira da cantora, vendeu entradas mais caras do que foi acordado e não provou a distribuição de 8,75% de ingressos combinados a alunos de escolas públicas e entidades de assistência social.

No entanto, a cantora não respeitou o prazo estipulado pelo presidente da CPI, Alberto Fraga (DEM-DF), para devolver o dinheiro e agora será chamada para dar explicações sobre a falta de colaboração. “Estou evitando ao máximo essa espetaculosidade, mas, diante da má vontade dos artistas com a comissão, será necessário”, disse Fraga em entrevista à coluna de Monica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo.

No ano passado, Claudia Leitte apresentou recurso contra essa decisão, mas perdeu. O prazo legal para o pagamento já terminou, e o processo seguirá para o TCU (Tribunal de Contas da União). A cantora entrou na Justiça pedindo revisão do valor, considerado por ela “desproporcional”.

R7

enviar comentário
Publicidade

Veja relacionados do América para o jogo contra o Baraúnas, em Mossoró, nesta quarta

Foto: Canindé Pereira

O técnico Felipe Surian relacionou 18 atletas para o jogo desta quarta-feira (15), às 19h15 (horário de RN), contra o Baraúnas, no Estádio Nogueirão, em Mossoró, válido pela 5ª rodada da Copa Cidade do Natal, que equivale ao primeiro turno do Campeonato Potiguar.

VEJA CLASSIFICAÇÃO E TABELA DO ESTADUAL AQUI

Os desfalques ficam por conta do zagueiro Daniel Felipe, do lateral Danilo, do volante Michel Benhami e do atacante Dija Baiano, entregues ao Departamento Médico, além de Osmar e Somália, que seguem em trabalho de “transição”. A novidade é a presença do meia Marcelinho, prata da casa que estava no Flamengo-RJ e retornou ao Alvirrubro.

CONFIRA:

GOLEIROS: Vinícius e Fred;
ZAGUEIROS: Richardson, Maracás, Lucas Bahia e Paulão;
LATERAIS: Everton Silva;
VOLANTES: Filipe Alves, Memo e Judson;
MEIAS: Marcos Júnior, Michel Cury, Marcelinho e Anthony;
ATACANTES: Raul, Tony, Lúcio Curió e Jean Patrick

Com informações do site do América

Comentário (1) enviar comentário
  1. Sofrencia S A

    Que tal um bolão: o mequinha PERDE ou EMPATA? Com um gol nos últimos 05 minutos?

Publicidade

Meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un é morto na Malásia, diz imprensa

O meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un foi morto na Malásia, informaram a agência Yonhap e outros meios de comunicação sul-coreanos nesta terça-feira (14). A Coreia do Norte ainda não comentou o assunto. Yonhap, que cita uma fonte do governo sul-coreano não identificada, disse que Kim Jong Nam foi morto na manhã de segunda-feira (13) sem dar mais detalhes. A Reuters afirmou também ter falado com uma fonte do governo sul-coreano.

A polícia da Malásia disse à Reuters que um homem norte-coreano não identificado morreu em um acesso para o hospital de um aeroporto de Kuala Lumpur. A polícia afirmou, no entanto, que a identidade do homem não tinha sido verificada.

TV Chosun, uma rede de televisão a cabo, declarou que ele foi envenenado no aeroporto de Kuala Lumpur por duas mulheres que seriam operárias norte-coreanas.

Jong Nam e Jong Un são ambos filhos do ex-líder Kim Jong Il, que morreu no final de 2011, mas tinham mães diferentes.

Kim Jong Nam tinha por volta de 40 anos e costumava viajar para Hong Kong, Macau e China continental. Após se pronunciar publicamente contra o controle de sua família na Coreia do Norte, ele também declarou não ter interesse de suceder o meio-irmão no controle do país, de acordo com a Reuters.

enviar comentário
Publicidade

Gabriel Jesus quebra dedo do pé direito e ficará parado por até três meses

Gabriel Jesus sofreu lesão no pé direito na última segunda (Foto: Reuters / Peter Nicholls )

O que parecia uma pequena lesão se transformou em um grande problema para o Manchester City. De acordo com o “Redação SporTV”, o atacante Gabriel Jesus ficará até três meses fora dos gramados por conta de uma fratura no quinto metatarso do pé direito, sofrida na vitória por 2 a 0 sobre o Bournemouth, na última segunda, e confirmada em exames nesta terça. O brasileiro precisará passar por uma cirurgia no local.

O Manchester City ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas já estaria ciente da gravidade. Jesus realizou um exame de imagem para saber a extensão da lesão no pé direito na manhã desta terça-feira. Após o confronto da última segunda, o técnico Pep Guardiola apenas havia declarado que iria “rezar” pelo atacante.

Gabriel Jesus sofreu a lesão no pé direito aos 14 minutos do primeiro tempo, em lance isolado, quando pisou de forma errada no gramado. Ele tirou a chuteira, recebeu atendimento médico e chegou a voltar a campo para tentar continuar – mas Guardiola preferiu tirá-lo de campo, por precaução.

A lesão interrompe um começo empolgante do atacante da seleção brasileira no Manchester City. Apresentado no começo do ano, Gabriel Jesus precisou de dois jogos para se tornar titular da equipe e deixar no banco de reservas Kun Agüero, um dos grandes ídolos da torcida. O ex-palmeirense marcou três gols nas cinco primeiras partidas com a camisa do City.

Com previsão inicial de retorno aos gramados apenas para maio, Gabriel Jesus estaria disponível, a princípio, apenas para as três rodadas finais do Campeonato Inglês, contra Crystal Palace, Leicester City e Watford. Caso o City siga vivo na Liga dos Campeões, ele só poderia estrear na competição a partir de uma hipotética semifinal – os dois jogos desta fase estão marcados para as duas primeiras semanas de maio. A grande decisão do torneio será no dia 3 de junho.

Globo Esporte

enviar comentário
Publicidade

Potiguar participa de mesa de debates em um dos mais importantes eventos de telecomunicações do país

Foto: Nilson Bastian

O potiguar Erich Rodrigues, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), participa nesta terça-feira (14), da edição 2017 do Seminário Políticas de (Tele)Comunicações em Brasília. Ele será um dos participantes nas mesas de debate.

De acordo com Erich, esse é o principal encontro político-regulatório independente do setor. “Esse é um dos momentos importantes para o setor poder discutir a pauta política sob a perspectiva do governo, empresas, sociedade civil não-empresarial e academia, com uma abordagem ampla. E, como potiguar e presidente da Abrint, é uma honra poder ajudar nesses debates”, externou.

Erich é um dos participantes da mesa de debates a cerca do setor de telecomunicações e conectividade com o tema “As políticas para a conectividade plena na era digital”. Para a edição 2017 do evento, estão confirmadas as presenças do ministro Gilberto Kassab, da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Juarez Quadros, além de secretários do ministério, empresários, grandes empresas, acadêmicos e associações do setor.

enviar comentário
Publicidade

Uber passa a pedir CPF de quem paga corrida em dinheiro

A Uber vai começar a pedir o número do CPF de passageiros que pagam suas viagens com dinheiro, forma de pagamento bastante criticada por motoristas pelo risco de assalto.

A mudança deve valer a partir já desta segunda-feira, 13, segundo comunicado que a empresa enviou a seus motoristas.

“Ao longo dos últimos meses, temos ouvido as preocupações de motoristas parceiros a respeito da violência urbana, que impacta toda a comunidade e continua sendo um dos maiores desafios no Brasil. É por isso que trabalhamos em diversas adaptações de produtos pensando especialmente no Brasil”, diz o texto da mensagem.

“Lançamos hoje uma ferramenta de verificação de identidade que pede para que novos usuários insiram o seu CPF antes de fazerem viagens pagas em dinheiro.”

O texto diz ainda que a empresa vai “seguir com os testes em caráter experimental de uma ferramenta que permitiria aos motoristas parceiros ampliarem sua escolha sobre meios de pagamento”

A mudança está sendo implementada e ainda não está disponível em todos os aplicativos. Por ora, a exigência do documento é apenas na cidade de São Paulo, mas deverá ser expandida para o restante do País.

Os passageiros que já tem cadastro não terão de preencher uma nova ficha. Mas, ao solicitarem uma viagem em dinheiro, uma caixa de mensagens deverá surgir na tela do App e pedir o dado.

A empresa vem argumentando que, depois de passar a receber pagamentos em dinheiro, se expandiu para regiões da cidade em que ela tinha uma entrada menor, como partes das zonas norte, sul e leste – que são também as regiões mais violentas da cidade. Isso fez surgir entre motoristas reclamações soube roubo.

Em novembro, o Estado publicou matéria informando aumento do número de roubos envolvendo carros que usam o App depois que o dinheiro passou a ser aceito.

Fonte: Estadão Conteúdo

enviar comentário
Publicidade

Defesa de Lula pede a Moro absolvição sumária da ex-primeira dama Marisa Letícia

Lula e dona Marisa Letícia em foto de 2008, durante o segundo mandato presidencial – Ricardo Moraes – AP Photo / AP

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao juiz Sérgio Moro que absolva sumariamente a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu no último dia 3, vítima de aneurisma cerebral. Junto com Lula, dona Marisa respondia a dois processos na Lava-Jato por lavagem de dinheiro – um referente ao tríplex do Guarujá e outro à cobertura vizinha ao apartamento do casal, em São Bernardo do Campo. Com a morte da ex-primeira-dama, os processos são extintos. Os advogados argumentam, porém, que o artigo 397 do Código de Processo Penal determina que o juiz absolva sumariamente o acusado sempre que a punibilidade for extinta.

“Considerando que a reforma da legislação penal promovida pela Lei 11.719, de 2008, teve como objetivo adequar os regramentos processuais penais com os padrões constitucionais e tratados internacionais de proteção dos direitos humanos, é necessária a afirmação de presunção de inocência em sua plenitude, por meio da absolvição sumária”, afirmam na petição, acrescentando que a presunção de inocência é garantida pela Constituição.

Dona Marisa Letícia havia comprado a cota referente a um apartamento padrão da Bancoop, a cooperativa dos bancários, no edifício Solaris, no Guarujá. Com a insolvência da cooperativa, a OAS assumiu a construção do prédio.

O Ministério Público Federal afirma que o casal Lula foi beneficiado por uma melhora da unidade, que passou a ser o tríplex, e pelas reformas feitas no imóvel, assim como a compra de móveis sob medida. O tríplex está em nome da OAS. A defesa de Lula e dona Marisa Letícia afirma que o imóvel não pertencia ao casal, que apenas foi visitar a unidade com vistas a uma possível compra, que não ocorreu.

A segunda ação que envolveu dona Marisa Letícia foi a compra da cobertura vizinha à do casal no prédio onde morava, em São Bernardo do Campo. O apartamento foi alugado pela Presidência da República durante o período que Lula foi presidente. Mesmo depois de ter deixado o Planalto, Lula continuou a usar o apartamento, que foi comprado por Glaucos Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula.

A força tarefa da Lava-Jato afirma que a OAS comprou o apartamento para Lula, mas a unidade foi mantida em nome de um terceiro (Costamarques). A defesa de Lula e dona Marisa argumenta que o casal pagava aluguel a Costamarques pelo uso do imóvel.

O Globo

Comentários (3) enviar comentário
  1. Val Lima

    Já até imagino o q não existe por trás desse pedido….Ela se foi mas,existe a outra parte q se encontra bem viva….

  2. Marcos Lago

    Piada mesmo foi o tal do Moro deixar uma pessoa já morta na lista de depoimentos da Lava-jato, acredito q ele deva indicia-la e depois condená-la mesmo já falecida, dai ele finda uma parte dessa perseguição e paixão que nutre por Lula e sua família.

  3. paulor

    kkkkkkkk É Piada !!!
    tenho fé que antes do carnaval esse bandido vai está na cadeia !!!

Publicidade

Nokia pretende relançar o 3310

Evan Blass é um sujeito conhecido na indústria de tecnologia, pois foi ele quem divulgou boa parte dos vazamentos relacionados a smartphones nos últimos anos. Hoje redator do VentureBeat, Blass acaba de surgir com mais uma daquelas informações bombásticas: a Nokia vai ressuscitar o 3310.

Para quem não está familiarizado, Nokia 3310 foi um dos maiores ícones da companhia finlandesa. E ele é um dos principais responsáveis pela ideia de que a Nokia faz celulares indestrutíveis, já que o 3310 precisa ser derrubado algumas vezes antes de ceder.

Segundo reporta Blass, o modelo terá seu retorno anunciado durante o Mobile World Congress, evento que começa dentro de alguns dias em Barcelona, na Espanha. A versão modernizada do 3310 manteria o design “indestrutível” e aquela bateria que parece não terminar nunca. O preço ficaria em torno de € 59, o equivalente a R$ 195.

Olhar Digital, UOL

Comentários (4) enviar comentário
  1. Carlos

    Um excelente material para revestir as paredes de Alcaçuz.

    o bicho era bom mesmo

  2. lena

    Cansado de correr
    Na direção contrária
    Eu vejo o futuro repetir o passado
    Eu vejo um museu de grandes novidades
    CAZUZA

  3. Jc

    Aí sim eu vi vantagem, esse 3310 era o “trator” telefônico, a bateria durava uma semana, o toc gradual se escutava dentro de uma Escola de Samba… kkkkkk
    Comprarei um na hora!

Publicidade

Temendo novo ataque, presos em Alcaçuz fazem revezamento durante noite de sono para manter “vigilância”

O Novo Jornal destaca nesta terça-feira(14) um sinal de alerta de presos, que temem uma nova rebelião na penitenciária Estadual de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal. De acordo com a mãe de um apenado, que fez uma visita ao filho no sábado(11), os internos do Pavilhão 3 estão se revezando na hora de dormir com objetivo de evitar algum ataque surpresa.

Segundo a matéria, o filho ainda teria confessado condições precárias no local, como falta de roupa limpa, lençol e colchão. O preso ainda teria dito ter ficado quase uma semana sem comer,e que para não morrer de fome, teve que se alimentar de carne humana junto com outros presos.

Nesta terça-feira(14) completa um mês da rebelião na penitenciária, considerada a mais sangrenta da história. Oficialmente, até o momento, 26 presos foram brutalmente assassinados. Contudo, ainda existem corpos sem identificação e não se tem como prever o número exato de mortos durante confronto de facções.

Comentários (3) enviar comentário
  1. Helio Motta

    Ô meu Deus, os bichinhos sem roupa limpa, lençol e colchão… Que coisa…
    Mas quem foi mesmo que queimou tudo lá dentro?
    Era para deixar só no pão, sem água, e mesmo assim o pão era para ser duro feito pedra.
    Bando de vagabundo inútil.

    • Flavio.

      Falou pouco e disse tudo Hélio Motta! Manda os defensores dos manos providenciar camas novas e lençóis limpinhos para eles se refestelarem. Deviam estar era reconstruindo o que depredaram e sob chicote. Não existe grana para pagar servidores agora para os manos só direitos, e deveres nada! Chega! A sociedade não aguenta mais sustentar esses vagabundos, drogados e desqualificados que roubam e matam como animais selvagens!

  2. VENTURA

    Não pensaram nisso antes de destruir toda a cozinha, refeitório e todo o estoque de alimentos. Eu deixaria morrer de fome mesmo e foda-se os direitos humanos.

Publicidade

Casal de turistas em lua de mel é assaltado durante sessão de fotos na praia de Cotovelo

Um casal de turistas do Acre, em um lua de mel, e um fotógrafo, tiveram todos os pertences roubados durante uma sessão de fotos na praia de Cotovelo, no litoral sul potiguar. De acordo com a Polícia, as vítimas foram surpreendidas por criminosos armados com facas na tarde desta segunda-feira (13), e não esboçaram reação.

Segundo a Polícia, o homem é policial militar e preferiu não reagir. Também não foi informado se a sua arma foi levada. Após fazer o Boletim de Ocorrência, decepcionado, o casal confessou que cancelará a lua de mel, e voltará para o seu estado.

Comentários (8) enviar comentário
  1. shatonson

    são ladrões das praias de pium, cotovelo e buzios, tá cheio deles lá, atrapalham o veraneio, os negócios e o turismo, ja aqui em natal, nas orlas do centro, nenhjm asssalto mais, devido ao salve emitido pelo sindicato do rn,

  2. VENTURA

    Nosso estado esta precisando é de alguns grupos de extermínio, já que as leis não funcionam nesse país.

  3. Luciana Morais Gama

    A bandidagem tá mandando no RN.

  4. Capitão-mor

    …deve ser o mesmo bando que assaltam os ciclistas na Rota do Sol e no Pium.

  5. Jcabral

    Teve sorte de voltar com as próprias pernas, pois é mania matar policial quando identificado.

  6. Observadora

    E ainda querem fazer propaganda do Estados nos voos nacionais…….kkkkkk…..só rindo mesmo. Patético

  7. Marcelo

    É uma propaganda muito negativa para o nosso turismo. Infelizmente a bandidagem continua deitando e rolando. Só nos resta implorar a proteção divina que não falha.

    • paulo

      BG
      Com esses “Leis” frouxíssimas essas BANDIDOS deitam e rolam e quando são presos com armas que o Cidadão de BEM não pode usar mais eles sim, não acontece simplesmente NADA, vão para a audiência de custodia e para decepção da SOCIEDADE DECENTE e HONESTA eles naturalmente são soltos. Este País está uma VERGONHA.

Publicidade

Blog do BG associado

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4YffFsy1T

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.