SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-São Gonçalo do Amarante é o segundo município mais antigo do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. De acordo com o IBGE , no ano 2010


São Gonçalo do Amarante é o segundo município mais antigo do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. De acordo com o IBGE  , no ano 2010, sua população foi contada em 87.700 habitantes, o que faz com que o se configure como o quarto mais populoso do estado.

Conurbado à capital, integra a Região Metropolitana de Natalmicrorregião de Macaíba e a Mesorregião do Leste Potiguar, além de fazer parte do Polo Costa das Dunas.

A cidade tem uma característica que chama atenção, a religiosidade. Para se ter uma dimensão da fé da população, São Gonçalo do Amarante possui 42 padroeiros.

Atualmente, possui como a sua principal atração o Monumento dos Mártires que foi inaugurado em 5 de dezembro de 2000 sendo um altar todo em concreto, construído para a celebração de missas.

Possuindo uma área territorial de 251 km², o município está vivendo um intenso processo de conurbação à capital do estado, Natal, devido principalmente a construção do Aeroporto Internacional de Natal/São Gonçalo do Amarante – que está projetado para ser o maior complexo aeroportuário da América Latina.

 Histórico de São Gonçalo do Amarante  – RN

Sua origem está ligada ao massacre de Uruaçu, quando os holandeses, em 1645, dizimaram todos os habitantes do Engenho Potengi.

OS PRIMEIROS habitantes do Município, membros da família de Estevão Machado de Miranda, foram sacrificados pelos holandeses, em 1645. A partir de 1689, com a retirada dos invasores, partiram de Pernambuco as primeiras expedições para repovoamento da região.

   

A capela de Uruaçu, erguida em 1921.homenagem aos fiéis católicos e sacerdotes massacrados pelos holandeses e índios em 3 de outubro de 1645. 

Em 1710, os portugueses Paschoal Gomes de Lima e Ambrósio Miguel Sirinhaem, procedentes de Pernambuco, se instalaram com suas famílias às margens do rio Potengi, próximo ao local do antigo engenho do mesmo nome. Construíram suas casas e uma capela, dedicada a São Gonçalo do Amarante, colocando sobre o altar uma imagem do Santo esculpida em pedra, dando, assim, origem ao topônimo do Município.

Passou à categoria de Vila, em 1943, com a denominação de Felipe Camarão, figurando como Distrito do Município de Macaíba. Em 1958, foi o Distrito elevado a Município com o nome de São Gonçalo do Amarante , desmembrado de Macaíba.

 

11 Respostas para “CONHEÇA São Gonçalo do Amarante-RN, a cidade que amanhã (28/11), VAI RECEBER A PRESIDENTA DO BRASIL”

  1. MARIA SILVERIO

    ADORO SÃO GONÇALO ,NASCI NA FAZENDA NELSON ROCFELLER FAZENDA DO ESTADO, AMO ESSA CIDADE.

    Responder

  2. Luiz Severino

    Nasci em São Gonçalo do Amarante, no distrito rural de Jacaraú, em dezembro de 1933,
    Em janeiro de 1954 vim para o Rio de Janeiro onde moro até hoje. Em 1999 voltei pela primeira vez ao RN, visitei S. Gonçalo e encontrei uma cidade que não se desenvolveu e com um baixíssimo IDH. Várias vezes retornei e não tenho sentido grandes melhoras no desenvolvimento humano. É um lugar de cunho absolutamente rural, com um povo acolhedor, um excelente clima e espero que se erga após a inauguração do novo Aeroporto de Natal.

    Responder

  3. maria francineide duarte cardoso

    Nasci no interior de Jacaraú,Municipio de Sao Ggonçalo do Amarante,no dia 09/09/1966,vivi nesse interior desde a data que nasci até 1981,vi para o rio de janeiro e vivo até hoje nessa cidade maravilhosa,ms Jacaraú melhorou bastante já tem água potável,na minha época erra água de poço,tem luz elétrica,na minha época era luz de lampião com querosene.

    Responder

  4. Desejo muito voltar a Uruaçu, onde morei em 1955 com minha família minha visita a Uruaça já está programada, vou ficar muito feliz ao realizar esse desejo,,

    É o povoado onde meu irmão João Estevão nasceu, em 1955, o povoado era distrito de Macaíba-RN. Vou me sentir muito feliz, quando voltar lá de visita,

    Responder

  5. iaponan bezerra de lima

    lembro da minha infância brincando na rua pio XII,tenho muita saudade da minha terrinha,é bem verdade que a cidade melhorou no entanto ha muita coisa para ser feita principalmente na parte antiga da cidade. recursos tem o que falta é compromisso com o povo.

    Responder

  6. Daiane Hirosi

    Olha eu nasci em são gonçalo do amarante!!!! porém eu fui embora com 9 anos de idade o meu sonho é voltar para ver como que, anda essa cidade já que eu não lembro de muita coisa dela!

    Responder

  7. Joailson Gomes

    Una cidade com tanta coisas lindas e administrada só por políticos que não ama nosso município

    Responder

  8. Joailson Gomes

    Não sou filho natural desta linda cidade. Sou filho natural de Pedro avilino mais amo mais do que é natural desta cidade como vários político se diz cer da terra e só faz roba nossa riqueza

    Responder

  9. Jailson almeida Ferreira

    Terra de oportunidades falta see mais esplorada e nestas esploraçoes de oportunidades da espaço ao seus filhos da terra

    Responder

  10. Luiz Severino

    Tenho muitos amigos de minha infância em Santo Antônio do Potengi e todas as vezes que volto a Natal passo um dia lá em Sto. António, visitando amigos que ainda existem por lá. Vou também a Pajuçara onde mora uma família de minha amizade.

    Responder

  11. jairo amarante

    meu pai otaviano amarante eu mim chamo jairo amarante tivo um tio camava genesio amarante tem alguma coisa aver com essa ciddade

    Responder

Deixar uma Resposta

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.