SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-PRONTUÁRIO ELETRÔNICO TEM PRAZO PARA SER IMPLANTADO NOS MUNICÍPIOS
PRONTUÁRIO ELETRÔNICO TEM PRAZO PARA SER IMPLANTADO NOS MUNICÍPIOS
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, RN, sai na frente
A proposição de implantação do prontuário eletrônico no Posto de Saúde do bairro de Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, RN, do vereador Chanxe Dantas (PRB), coautoria do seu colega Eudócio Mota (SDD) e aprovada pelos demais parlamentares, visa reforçar uma exigência do Ministério da Saúde estendida a todas as unidades de saúde dos municípios brasileiros.
Apesar do custo, em algumas cidades brasileiras o sistema já funciona e as que estão em atraso na prestação desse serviço as justificativas são exatamente a falta de recursos. Entretanto, os governos municipais têm até dezembro para se adaptarem.
Caso contrário, o Governo Federal vai cortar repasses de dinheiro dos estados que não usarem o sistema. E não são poucos, pois em todo país apenas 24% dos municípios atendem a população por meio do prontuário eletrônico.
Em São Gonçalo do Amarante, RN, não sabemos qual é o percentual de postos de Saúde que dispõe desse sistema eletrônico. Mas pelo fato de as unidades já disporem do serviço de internet, equipamentos, como por exemplo, computadores, impressoras e pessoal treinado a implantação e a interligação da rede vai ter um custo menor.
Enfim, esse aceno da Câmara de Vereadores de São Gonçalo do Amarante ao Poder Executivo Municipal é uma demonstração de que a Casa do Povo está disposta a contribuir para que o prontuário eletrônico se torne uma realidade e assim a Secretaria de Saúde possa atender mais e melhor a população pobre que não pode pagar uma consulta médica particular.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook