A cidade de São Gonçalo do Amarante, que se orgulha de ser o “Berço da Cultura Popular”, título dado pelo folclorista e historiador Câmara Cascudo, festejou em grande estilo na noite deste sábado (22) o Dia Nacional do Folclore. A realização do II Festival do Folclore de São Gonçalo apresentou em um grande espetáculo ao ar livre os mais diferentes folguedos populares. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, em parceria com o Instituto Cultural e Práticas Desportivas Florart, e teve como palco e cenário o patamar da Igreja Matriz e sua arquitetura histórica construída no ano de 1840. A programação festiva foi iniciada com a missa celebrada pelo padre André Martins e a apresentação do Coral da Cidade de São Gonçalo.
As apresentações tiveram a participação dos grupos Bambelô da Alegria (São Gonçalo/RN), Boi Calemba Pintadinho (São Gonçalo/RN); Grupo de Dança Xaxado (Parnamirim/RN); Grupo Filhos da Arte (Macaíba/RN); Grupo Eita de Projeções Folclóricas (João Pessoa/PB); Ballet Popular Terras Potiguares (Passa e Fica/RN); Grupo Parafolclórico Folguedos (São Gonçalo/RN); Grupo Parafolclórico Raízes Potiguares (Santo Antônio do Salto da Onça/RN); Pastoril Estrela do Norte – IACEMF (São Gonçalo/RN); Grupo Parafolclórico Coco do Calemba (São Gonçalo/RN), além do Pastoril Dona Joaquina (São Gonçalo/RN), o grande homenageado da noite. Ao final das apresentações cada grupo recebeu um troféu de participação do II Festival do Folclore de São Gonçalo.
O festival ainda contou com a participação especial do ator Gleydson Almeida na apresentação de abertura. O prefeito Jaime Calado prestigiou o evento ao lado da deputada federal Zenaide Maia e o presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique. “A cultura representa as marcas de um povo, são as impressões digitais por que são únicas. Apesar das dificuldades não podíamos deixar de incentivar a nossa cultura que é rica e prestigiar os artistas que lutam para manter vivas as tradições populares”, afirmou Jaime.