Filas na agência de Parnamirim nesta segunda-feira (20) — Foto: Quezia Oliveira/Inter TV Cabugi
Dezenas de pessoas se aglomeraram na frente da agência da Caixa Econômica Federal de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. O pagamento da 4ª parcela do auxílio emergencial de R$ 600 liberado pelo governo federal começou nesta segunda-feira (20) para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família.
O saque do auxílio pode ser feito apenas por pessoas cujo número do NIS termina em 1. Na área externa da agência foram colocadas barracas de proteção contra chuva e sol. A maioria das pessoas usa máscaras, mas o distanciamento mínimo de 1,5 metro para evitar o contágio pela Covid-19 não está sendo respeitado. Além do saque da parcela de julho, outras pessoas buscam informações sobre o não pagamento de parcelas anteriores.
A distância de 1,5 metro é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das medidas efetivas de combate ao coronavírus. As cenas que mostram uma grande quantidade de pessoas são comuns, dado o histórico registrado ao longo dos últimos meses. Em abril, pessoas chegaram a dormir em papelões na calçada do banco.
Além da Caixa, outros bancos e casas lotéricas também registraram aglomerações na cidade. As longas filas nos terminais também foram registradas por diversos dias durante o pagamento das parcelas anteriores do auxílio de R$ 600 em outras agências do RN. Em São Gonçalo do Amarante, a fila chegou a dar a volta no quarteirão. Na capital não foi diferente.
Pessoas se aglomeraram na agência da Caixa — Foto: Quezia Oliveira/Inter TV Cabugi
Na agência do Alecrim, na Zona Leste de Natal, que fica na Avenida Presidente Bandeira, pessoas também se aglomeraram em longas filas para sacar o auxílio e também para tirar dúvidas sobre o benefício.
Fila de pessoas que aguardam atendimento na agência do Alecrim — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi
Calendário
Bolsa Família, Parcela 4 — Foto: Economia G1
Demais trabalhadores
Para os demais beneficiários do Auxílio Emergencial, a quarta parcela começa a ser paga na quarta-feira (22). A data é para aqueles que estavam no Cadastro Único, e para os inscritos por meio do aplicativo e do site que receberam a primeira parcela até 30 de abril.
Os demais aprovados também recebem a partir de 22 de julho: aprovados no segundo lote recebem a terceira parcela; aprovados no terceiro e quarto lotes recebem a segunda; e novos aprovados vão receber o primeiro pagamento. Veja o calendário completo.
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.
Veja também
Fantástico
‘Eu não pensei em nada, só reagi’, diz americano que salvou bebê jogado de prédio em chama
“Tentei pegar meu tênis, mas não achei, e desci descalço três andares de escadas”. Quando Philip desceu, os bombeiros ainda não tinham chegado, mas muita gente já ligava pra emergência.
19 de jul de 2020 às 20:23
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.