O Governo do RN inaugurou nesta terça-feira, 29, o quartel do 2º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (2º SGB) em São Gonçalo do Amarante. A unidade foi construída em parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e com o consorcio de empresas formado pelas indústrias têxteis Coteminas, Guararapes, Vicunha e COATS e pela indústria alimentícia Café Santa Clara.

A unidade começa a operar no combate a incêndio em São Gonçalo, zona Norte de Natal e municípios vizinhos. Nos próximos meses será dotada de equipamentos para multiemprego, ou seja, vai atender também as demandas de salvamentos em alturas, terrestres, atendimentos pré-hospitalares e desencarceramento em acidentes envolvendo veículos.

A estrutura de pessoal é composta por 28 militares, três viaturas, sendo um caminhão Auto Bomba, um de Busca e Salvamento e uma Ambulância.

A governadora Fátima Bezerra conheceu as novas instalações e disse que “o governo tem o imenso desafio de garantir paz e segurança pública. Estas novas instalações dão condição digna e adequada de trabalho. Agradecemos ao consórcio pela parceria saudável e necessária e a Prefeitura de São Gonçalo que cedeu terreno e articulou com as empresas que entenderam a responsabilidade social. Trabalhamos de mãos dadas. Fico orgulhosa com esse senso de cidadania que queremos manter e ampliar. Inclusive com parcerias para o sistema prisional com programas de ressocialização”.

O diretor administrativo do grupo Guararapes, Eugênio Dias discursou em nome do consórcio empresarial e afirmou que as instalações do novo quartel do Corpo de Bombeiros é uma obra em prol do RN, que colaboramos com muita satisfação. “Esta construção é a prova de que quando se quer, se consegue. Fizemos uma parceria ampla e que se mostra vitoriosa”, declarou Eugênio Dias. Ele acrescentou que o consórcio está disponível para novas parcerias pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, agradeceu a participação da administração estadual na parceria “que não é importante apenas para o nosso município, mas para os municípios do entorno e para a zona Norte de Natal. Sei que a senhora vai superar a crise financeira e fiscal e fazer muito mais”.

As instalações do novo quartel têm mil metros quadrados de área construída com garagens para as viaturas, alojamentos masculino e feminino, cozinha e refeitório, salas para administração, comunicação, portaria – todos climatizados – e estacionamento.

No ato de inauguração Fátima Bezerra esteve acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado; de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio; adjunto da Secretaria de Segurança e Defesa Social, Osmir Monte; comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro; diretor-geral do Itep-RN, Marcos Brandão; e delegado-adjunto da Polícia Civil, Odilon Teodósio. Representantes das cinco indústrias parceiras também prestigiaram a inauguração.