SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Cuidar da saúde está mais prático com as teleconsultas



A SESI Clínica – Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral - trabalha com teleconsultas médicas, de nutrição, psiquiatria e psicologia mantendo a qualidade das consultas presenciais. Essa é uma tendência que veio para ficar — Foto: Jose Sobrinho

A SESI Clínica – Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral – trabalha com teleconsultas médicas, de nutrição, psiquiatria e psicologia mantendo a qualidade das consultas presenciais. Essa é uma tendência que veio para ficar — Foto: Jose Sobrinho

Texto: Carol Kossling
Fotos: José Sobrinho/ shutterstock

Com as mudanças de vida nos últimos tempos, após a chegada da Covid-19, o atendimento clínico também precisou ser ajustado à nova realidade e as teleconsultas, realizadas por meios virtuais, hoje estão inseridas na agenda da população. Essa nova dinâmica proporciona muito mais praticidade, pois pode ser realizada de diferentes locais, e gera economia de tempo e dinheiro no deslocamento e, ainda, reduz o risco de contaminação por exposição.

A assistente administrativa, 31, Thamires dos Santos Cavalcante experimentou e validou a novidade. “Achei a experiência muito boa e diferente. Pensei que iria ser uma consulta dispersa, mas a profissional ajuda a focar no objetivo para atender a nossa expectativa”, comenta sobre a primeira consulta com a nutricionista da SESI Clínica.

Ela complementa dizendo não ter sentido diferença para o atendimento presencial. A indicação veio de bem próximo, do marido, Francisco Jeymison, 30, engenheiro civil. Foi ele quem começou a ser atendido pela profissional, e por estar satisfeito com o resultado e, ainda, conseguindo alcançar seus objetivos, sugeriu à esposa.

Melhor aproveitamento

 

A estudante de enfermagem, Sara Ferreira, aderiu recentemente a nova forma de consultas por meio da nutrição, mas já manifestou o desejo de expandir para outras áreas clínicas — Foto: Jose Sobrinho

A estudante de enfermagem, Sara Ferreira, aderiu recentemente a nova forma de consultas por meio da nutrição, mas já manifestou o desejo de expandir para outras áreas clínicas — Foto: Jose Sobrinho

Outra adepta às teleconsultas é a estudante de enfermagem, 21, Sara Ferreira. Desde setembro ela iniciou na modalidade. “Como a minha faculdade ainda está no ensino à distância não tenho tanto tempo livre para me deslocar e estar presencialmente nas consultas, então esse novo formato foi e é uma boa saída”, avalia a jovem.

Para ela, é uma opção muito interessante e útil para quem leva uma rotina com muitas demandas e não dispõe de horários flexíveis. Atualmente, ela só utiliza o formato online com as consultas em nutrição, mas pretende aderir em outras também.

Na sua opinião, para se ter um bom aproveitamento pelo meio virtual é necessário ligar câmera e o microfone, pois ajuda a não ser algo monótono e, também, na interação entre o paciente e o profissional. “Eu procuro um lugar que não tenha muito barulho e com boa iluminação, normalmente é o meu quarto”, detalha.

Especialidades

 

As consultas nutricionais da SESI Clínica virtuais seguem a mesma linha das presenciais em que o foco é o bom atendimento, a orientação personalizada a cada paciente e o alcance do resultado desejado — Foto: shutterstock

As consultas nutricionais da SESI Clínica virtuais seguem a mesma linha das presenciais em que o foco é o bom atendimento, a orientação personalizada a cada paciente e o alcance do resultado desejado — Foto: shutterstock

A SESI Clínica trabalha com teleconsultas médicas, de nutrição, psiquiatria e psicologia mantendo a mesma qualidade das consultas presenciais considerando que essa tendência veio para ficar. Os pacientes recebem suas prescrições, receitas e planos alimentares digitalmente garantindo rapidez no atendimento.

Segundo a nutricionista que atua há nove anos no SESI Ceará, Maria José Pinheiro, (CRN nº11 – 0873), várias pesquisas têm sido realizadas no mundo inteiro sobre o serviço da teleconsulta e os resultados vêm apontando que há tendência para continuidade desse serviço mesmo após a pandemia. “Estamos apostando nisso, pois a teleconsulta também tem sido pauta para inovação tecnológica com a criação de plataformas que agilizam e proporcionam um melhor atendimento”, declara.

Vantagens do atendimento remoto:

 

  • Praticidade no atendimento, com o uso de diversas mídias;
  • Acessibilidade aos pacientes, não levando em consideração a distância e o estado de saúde dos pacientes;
  • Evita idas desnecessárias às clínicas e aos hospitais;
  • Redução no risco de transmissão/contaminação de doenças.

 

Diferenças entre modo presencial

 

As consultas nutricionais da SESI Clínica virtuais seguem a mesma linha das presenciais em que o foco é o bom atendimento, a orientação personalizada a cada paciente e o alcance do resultado desejado — Foto: Jose Sobrinho

As consultas nutricionais da SESI Clínica virtuais seguem a mesma linha das presenciais em que o foco é o bom atendimento, a orientação personalizada a cada paciente e o alcance do resultado desejado — Foto: Jose Sobrinho

Para a profissional do SESI Ceará, a principal diferença entre a consulta presencial e a teleconsulta é o fato do paciente não precisar se deslocar ao consultório para ser atendido. Com essa acessibilidade a consulta poderá ser realizada estando o paciente em casa, no trabalho ou em qualquer outro local em que ele tenha disponibilidade.

A facilidade em realizar a consulta nos mais diversos ambientes pode ocasionar distrações e, com isso, algumas informações importantes podem não ser registradas. Nesse sentido, Maria José destaca que a escolha de um local reservado e silencioso ajudará a evitar distrações.

Associado a isso, o paciente pode contribuir bastante para uma boa realização da teleconsulta trazendo consigo anotações de situações/ocorrências relevantes para conhecimento do profissional de saúde. O uso de equipamento de mídia de boa qualidade, como webcam, microfones, e uma boa conexão com a internet também ajudam na realização da consulta.

“Vale ressaltar que em algumas situações de saúde do paciente, faz-se necessário uma avaliação mais criteriosa na primeira consulta para examinar os sinais e sintomas e as consultas de acompanhamento ocorrerem por meio da teleconsulta”, aponta a especialista em nutrição.

Para saber mais sobre as teleconsultas da SESI Clínica acesse www.sesi-ce.org.br

FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.