SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Covid-19: RN investiga caso suspeito da variante indiana em paciente potiguar Suspeito testou positivo para Covid-19 e Secretaria Estadual de Saúde vai enviar amostras para investigação na Fiocruz e no Instituto Evandro Chagas. Potiguar esteve em contato com paciente que está com a variante indiana no Maranhão.


Estrutura do coronavírus  — Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images/Arquivo

Estrutura do coronavírus — Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images/Arquivo

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) informou que abriu investigação para apurar o primeiro caso suspeito da variante indiana em um paciente do estado.

Segundo a Sesap, o paciente teve contato com um caso confirmado da variante B.1.617 no Maranhão, e recentemente testou positivo para a Covid-19. A investigação agora é para apurar por qual cepa ele foi infectado.

As amostras do paciente potiguar serão enviadas para a Fiocruz e para o Instituto Evandro Chagas “com a finalidade de investigar possível contaminação pela nova variante no estado”, segundo informou o governo do RN.

Explosão de casos e mortes por Covid-19 na Índia: entenda em 5 pontos

–:–/–:–

Explosão de casos e mortes por Covid-19 na Índia: entenda em 5 pontos

De acordo com a Sesap, o paciente suspeito chegou ao Rio Grande do Norte após viagem que realizou ao Maranhão e no momento tem o estado de saúde estável e está em isolamento domiciliar, sem necessidade de hospitalização.

O Brasil tem até o momento oito casos confirmados da variante indiana: seis deles no Maranhão (cinco estão em quarentena dentro do navio e um deles está internado em São Luís), um no Rio de Janeiro (de um passageiro vindo da Índia e que desembarcou em São Paulo) e um em Juiz de Fora (também viajou ao país asiático e chegou ao Brasil via Guarulhos-SP).

Ceará teve um caso suspeito descartado na variante indiana, assim como o Distrito Federal, onde o paciente segue sendo investigado mesmo após ter testado negativo para Covid-19.

Variante indiana

 

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a B.1.617 é mais contagiosa em uma comparação inicial com a variante britânica, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.

OMS classifica variante de Covid B.1.617, que circula na Índia, como uma variante de preocupação global

–:–/–:–

OMS classifica variante de Covid B.1.617, que circula na Índia, como uma variante de preocupação global

Apesar de ter sido notada no ano passado, foi somente em 10 de maio que a OMS classificou a variante B.1.617 como “preocupação global”.

Acredita-se que variante se dissemine mais rápido. No entanto, cientistas ainda não sabem dizer se é mais letal e se tem maior transmissibilidade.

VÍDEO: conheça 4 variantes do novo coronavírus

 

VÍDEO: Conheça 4 variantes do novo coronavírus

–:–/–:–

VÍDEO: Conheça 4 variantes do novo coronavírus

Veja os vídeos mais assistidos do G1 RN

 

200 vídeosGaroto potiguar de 7 anos aprendeu inglês sozinhoHomem é autuado por injúria racial após confusão em shopping de NatalMotociclista morre após bater em carro e ser atropelado por ônibus em Natal

Veja também

RBS Notícias

Planos de ação contra pandemia começam a valer em 4 regiões do RS

Regiões de Caxias do Sul, Erechim, Pelotas e Santa Maria enviaram planos para o governo do estado, após receberem alertas no Sistema 3 As de Monitoramento.

29 de mai de 2021 às 19:47

PróximoUnidades de saúde de Mongaguá registram falta de doses de vacina contra a Covid-19
Mais do G1
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.