SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Cooperativismo cresce no mundo e consolida seu modelo de negócio no RN


José Aldenir/AgoraRN

Dr. Marcelo Cascudo, presidente da Coopmed-RN, destaca que “gestão democrática faz parte dos princípios do cooperativismo”

O cooperativismo é uma das maiores forças da economia global. Em mais de 100 países, o setor, além de empregar 280 milhões de pessoas, representando aproximadamente 10% do total dos postos de trabalho do planeta, é responsável por parte significativa do PIB de diversas nações. Se somarmos o faturamento das 300 maiores cooperativas do mundo, por exemplo, chegamos à cifra de US$ 2 trilhões (cerca 8 trilhões de Reais) – valor superior à economia de países como a Itália, por exemplo, e que corresponde a 2,5% do PIB mundial.

Os dados apresentados foram divulgados pelo site Somos Cooperativismo no último 23 de janeiro pelo Monitor Global de Cooperativas, através de um levantamento realizado pela Aliança Cooperativa Internacional, em parceria com o Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empreendimentos Sociais (Euricse).

O motivo do sucesso está ligado ao princípios da gestão, onde os profissionais que atuam neste modelo de negócio contribuem para o desenvolvimento das cidades onde atuam. Em nosso estado, uma das cooperativas de destaque na prestação de serviço é a Cooperativa Médica do RN (Coopmed-RN), que segue há mais de 10 anos oferecendo serviços médicos ao setor público e privado em todo o Rio Grande do Norte.

Com um quadro que ultrapassa a marca de dois mil cooperados, a Coopmed tem atualmente à frente de sua administração os diretores Dr. Marcelo Cascudo, Dr. Julimar Nogueira e Dr. Victor Vinicius. Além de ser sucesso de gestão, a qualidade na prestação de serviços médicos é confirmada pelo crescimento da Cooperativa.

O segredo do sucesso, de acordo com o superintende Márcio Paiva, é a gestão democrática e participativa, onde os cooperados acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e acima de tudo a preocupação pelo bem-estar do paciente. “Os cooperados são incentivados a qualificação profissional com cursos subsidiados pela Cooperativa”, destaca.

Consagrado no mundo, o cooperativismo é um movimento econômico e social, entre pessoas, baseado em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade entre os associados, com a finalidade de atingir o bem comum.

Segundo o presidente da Coopmed-RN, Dr. Marcelo Cascudo, a Política Nacional de Cooperativismo estabelece que os membros de uma sociedade cooperativista se obriguem reciprocamente a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica de proveito comum e sem objetivo de lucro. “O fim maior é o homem, não o lucro. Nós temos adesão voluntária e todos estão aptos a assumir responsabilidades como cooperados”, explica.

Dr. Marcelo Cascudo ainda destaca: “A gestão democrática faz parte dos princípios do cooperativismo. Desta forma, somos uma organização democrática, controlada por nossos cooperados, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões em assembleia”.

A Educação, formação e informação fazem parte do princípio das cooperativas. O Dr. Victor Vinícius afirma que promover a educação e a formação dos seus cooperados, dos representantes eleitos e dos funcionários, contribui de forma eficaz para o desenvolvimento da Coopmed. “Além dos cursos, a cooperativa se preocupa com seu profissional, de forma que nós damos suporte nos locais de trabalho com melhorias que vão desde a infraestrutura, passando por insumos, a computadores e sistemas.

“Hoje a Coopmed possui mais de 2 mil médicos ativos, que atuam no SAMU, UPAs e Hospitais com profissionais que se Interessam pela comunidade, trabalham para o desenvolvimento e melhoria no atendimento a saúde do Estado, a partir de políticas e ações que são aprovadas pelos seus cooperados”, finaliza Dr. Marcelo Cascudo, presidente da Coopmed-RN.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.