SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Como se tornar motorista particular – Possibilidades de atuação


Como se tornar motorista particular – Possibilidades de atuação

Publicado em: 26 de maio de 2022

A Equipe Editorial do Indeed é formada por um grupo diverso e talentoso de escritores, pesquisadores e especialistas que usam os dados e as informações do Indeed para oferecer dicas úteis que ajudam a guiar sua carreira.

Como se tornar motorista particular? Você sabe de que maneira trabalhar como motorista particular? Atuar nessa profissão é uma possibilidade cada vez mais acessível, já que as qualidades profissionais exigidas são simples e atingíveis. Há ainda certas vantagens obtidas ao se exercer essa função, que vão desde a flexibilidade de horários a bons ganhos mensais.

Dentro dessa carreira profissional existem também algumas opções de atuação, as quais oferecem distintas oportunidades e são bastante diferentes entre si. Neste artigo explicaremos quais são as possibilidades de trabalho como motorista particular e de que forma se qualificar nessa área.

O que fazem os motoristas particulares?

Motoristas particulares são profissionais habilitados para conduzir veículos automotores de porte variado. Seu trabalho pode ser regido por leis trabalhistas diferentes, já que podem atuar como empregados domésticos, fazendo serviços no âmbito familiar dos empregadores ou ainda trabalhando para uma empresa. Seu papel é transportar pessoas, documentos, diversos tipos de cargas e materiais. Dentro das organizações, motoristas particulares podem transportar clientes, funcionários e até pessoas que fretam os veículos.

O principal requisito para atuar nessa função é obter a Carteira de Habilitação, também conhecida como CNH, no Brasil, sendo a classificação desse documento um fator determinante para uma atuação específica.

Para trabalhar com veículos de pequeno porte é preciso ter a licença da categoria B, já para conduzir veículos maiores, como vans ou ônibus, será necessário obter a categoria D. Normalmente, exige-se que esses profissionais tenham apenas o ensino fundamental completo ou médio, mas para se destacar no mercado é interessante complementar sua qualificação com formações que lhe ajudem a aprimorar suas competências e habilidades pessoais.

Quais as possibilidades de atuação de motoristas particulares?

Geralmente associa-se a ideia de motoristas particulares apenas àquele profissional que trabalha para uma família, também conhecido como chofer, mas esses profissionais também podem trabalhar para empresas, atuando de diversas maneiras. Listamos abaixo algumas possibilidades de atuação de motoristas particulares:

Motoristas corporativos

Profissionais contratados como motoristas particulares dentro das empresas corporativas, geralmente atuam diretamente com gestores e outras pessoas influentes. As normas que regem seu trabalho vão desde imposições em sua vestimenta, cumprimento de horário e regras na comunicação. As obrigações laborais costumam ser transportar pessoas, responsabilizar-se pelo combustível do automóvel, bem como por sua limpeza e manutenção.

Entre suas qualidades valorizadas estão a discrição, cordialidade e cortesia, por isso deve fazer seu trabalho sem intrometer-se em assuntos que não lhe dizem respeito. A honestidade, confiança e responsabilidade são, portanto, características imprescindíveis nesses profissionais.

Quando está dirigindo o carro da empresa, deve lembrar-se de que está representando-a, de modo que tudo o que fizer, refletirá na imagem da instituição. Conduzir com segurança, prezando por sua vida e a vida dos passageiros é fundamental. Há empresas que exigem, inclusive, cursos de direção defensiva e um treinamento específico de motorista particular.

Entender de mecânica também pode ser um diferencial que facilite sua contratação e lhe dê certa vantagem em uma entrevista de emprego e, caso não tenha esse conhecimento técnico, há formações online que podem ser feitas em um curto período de tempo. Para atuar como motorista particular corporativo você pode obter uma contratação diretamente com uma companhia ou prestar serviço por meio de outra empresa especializada.

Motoristas de empresa de fretados

Outra possibilidade de atuação para motoristas particulares é trabalhar para uma organização que disponibiliza veículos para fretamento. Esse serviço normalmente é requisitado para levar passageiros a passeios, em longas viagens e até para transportar funcionários de outras empresas.

Motoristas que fazem esse trabalho estão constantemente lidando com diferentes tipos de pessoas, sendo necessário dispor de habilidades como cordialidade, simpatia e paciência. Geralmente conduzem veículos maiores como ônibus ou vans, precisando, portanto, obter uma CNH de categoria D já que estão levando passageiros.

Quem trabalha nesse ramo pode lidar com dois tipos de transporte fretado, o eventual e o contínuo. No primeiro caso, presta serviço levando passageiros para eventos pontuais como passeios turísticos, culturais ou religiosos. Já no segundo caso, atua levando colaboradores de uma empresa para o trabalho, por exemplo, fazendo a mesma rota todos os dias.

Para quem trabalha transportando colaboradores para o trabalho diariamente, é de fundamental importância conhecer bem as vias e caminhos por onde você passará para que possa fazer desvios, caso seja necessário, já que está transportando passageiros que seguem uma rotina e que precisam chegar no horário. Para a prestação desse tipo de serviço a própria empresa pode contratar motoristas particulares ou por meio de outra organização fazer uso dos serviços desses profissionais.

Motoristas de transporte escolar

Motoristas de transporte escolar também lidam com diferentes tipos de pessoas, mas nesse caso, além de lidar com os pais, lidam também com crianças e adolescentes. Devido à idade das pessoas que transporta, sua responsabilidade é ainda maior, exigindo habilidades e cuidados especiais.

Entre suas responsabilidades está a de organizar uma rota para comparecer na casa dos estudantes no horário correto, garantindo a segurança no transporte para a escola e na volta. Devem ainda certificar-se de que o veículo está com a manutenção em dia e controlar o combustível para que não ocorram incidentes no meio da rota.

Algumas escolas particulares têm seu próprio serviço de transporte escolar, dispondo de motoristas contratados pela instituição, mas outras preferem firmar acordos com empresas especializadas para fazer esse serviço. Para trabalhar nesse ramo não se pode ter cometido crimes, sendo necessário apresentar uma certidão negativa que deve ser atualizada a cada cinco anos.

É preciso ainda comprovar saúde psicológica por meio de exame psicotécnico, bem como treinamento específico que engloba direção defensiva e primeiros socorros. Tudo isso é imprescindível para que os pais tenham confiança em seu trabalho.

Motoristas domésticos

Segundo a lei, as pessoas contratadas como motoristas particulares no âmbito familiar são consideradas como empregadas domésticas, usufruindo de seus direitos e benefícios que estão detalhados na lei complementar 150/15. Tal legislação engloba os diversos funcionários que são contratados por pessoa física para atuar em residências ou para famílias, incluindo-se jardineiros, motoristas, cozinheiros, faxineiros e babás, por exemplo.

Entre suas incumbências estão a condução dos membros da família, a compra e transporte de alimentos e materiais de limpeza, o deslocamento de documentos e a manutenção do veículo, devendo ainda responsabilizar-se por colocar combustível e por guardar o automóvel em segurança.

Para se destacar como um bom profissional, motoristas particulares devem ter uma boa apresentação, estando sempre com as vestimentas adequadas e limpas, bem como com o cabelo alinhado, unhas cortadas e dentes escovados. Qualidades bastante valorizadas são a honestidade, a pontualidade e sociabilidade, de modo que saiba lidar com os estresses diários do trânsito sem se exaltar ou cometer imprudências.

Ter experiência também é algo que costuma ser um diferencial, já que muitas famílias temem contratar pessoas que não tiveram uma boa indicação. Saber criar uma rede de contatos e fazer um network eficiente pode melhorar suas chances de contratação.

Permita que as empresas encontrem você ao criar um Currículo Indeed

A importância da qualificação

Ainda que você saiba dirigir muito bem no seu dia a dia, para atuar profissionalmente com essa função é recomendável que busque adquirir certas técnicas e estratégias que podem vir a ser úteis em sua rotina laboral. Muitas empresas e contratantes, inclusive, demandam esse treinamento, sendo um dos requisitos básicos na hora de efetivar o seu contrato.

Dentro das atividades específicas de sua área há as particularidades de cada uma e isso deve ser levado em consideração no momento de escolher seus cursos e formações, deixando a CNH atualizada de acordo com o porte do veículo e quantidade de passageiros. O código de trânsito deve ser respeitado independente de sua atuação como motorista particular, de modo que você precisa estar sempre prestando atenção às normas e em dia com documentações e impostos. Profissionais que prezam por cumprir suas obrigações são vistos como responsáveis e confiáveis.

Apesar dessas capacitações profissionais serem cruciais para você se destacar no mercado, não é apenas isso que é bem visto pelas contratantes como parte de sua qualificação. Profissionais completos são aqueles que têm o conhecimento técnico necessário para sua atuação, mas também dispõem de características pessoais louváveis, como uma boa organização, ética, motivação, entre outras habilidades. Sendo fundamental ter autoconhecimento para estar consciente de suas qualidades e pontos a melhorar.

Conhecer bem as ruas, desvios, diversos caminhos e lugares onde não se pode ir é um diferencial em sua rotina laboral. Isso servirá tanto para evitar incidentes que possam atrapalhar a viagem, como para ganhar tempo, garantindo um trajeto com mais rapidez. Procurar melhorar nos quesitos relatados acima é uma forma de conseguir ter sucesso profissional, destacando-se não apenas como ótimos trabalhadores, mas como pessoas responsáveis e que se preocupam em como seu trabalho afeta os demais.

Descubra sua próxima oportunidade de trabalho no IndeedAchar vagas

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.