SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Como cancelar um Pix? Confira se é possível ter o estorno!


Você, com certeza, já recebeu ou enviou um Pix. Mas o que é dúvida ainda para muita gente é: Como cancelar um Pix? Realmente é possível ter o valor estornado?

O Pix é uma transferência bancária que foi lançada em 2020 pelo Banco Central (BC), que funciona de forma instantânea.

Além disso, segundo a revista Agência Brasil, dados obtidos através da Pesquisa de Tecnologia Bancária, realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), relatam que até março de 2022 havia mais de 51 milhões de usuários do Pix com chaves cadastradas.

Dessa maneira, a vida das pessoas que necessitam fazer transferências bancárias melhorou com a praticidade que o Pix trouxe. Afinal, fazer TED ou DOC tem suas regras e, em alguns casos, limites de valor.

Então, se você errou no momento de colocar a chave Pix e esqueceu de conferir o destinatário do valor, confira a seguir se há como cancelar um Pix e reaver o valor enviado.

Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Como criar um Pix? Saiba como cadastrar suas chaves!

Como cancelar um Pix?

A princípio, não é possível cancelar um Pix. Por ser uma operação instantânea – mesmo que demore até 10 segundos para ser processada, não é possível fazer o cancelamento de um Pix.

Portanto, confira os dados envolvidos na transação quantas vezes for possível, como o valor e o destinatário, antes da confirmar o pagamento.

Dúvidas frequentes sobre como cancelar um Pix

Agora que você já sabe se é possível ou não estornar um Pix, confira a seguir a resposta para algumas perguntas frequentes sobre esse assunto.

Como estornar um Pix?

Assim como cancelar um Pix, ter um estorno também, inicialmente, não é possível.

No entanto, no caso de fazer um pagamento errado via Pix, por exemplo, é possível contatar quem recebeu a quantia enviada e solicitar o valor de volta.

É importante ressaltar, ainda, que é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor desistir de uma compra em até 7 dias, tendo o reembolso integral do valor.

Ou seja, caso tenha feito o pagamento de uma compra via Pix, pode conseguir seu dinheiro de volta mais facilmente.

Ao enviar um Pix por engano, é possível ter o dinheiro de volta?

Além da dúvida de como cancelar um Pix, há também a dúvida de se realmente é possível ter o dinheiro de volta nos casos de envio por engano.

Nesse caso, é possível receber o dinheiro de volta apenas através de uma negociação com quem recebeu. Por isso, procure identificar o recebedor e solicite a devolução, explicando toda a situação.

É válido ressaltar que tudo depende da boa vontade da pessoa que recebeu. Existem casos em que é possível resolver sem envolver os bancos, instituições financeiras em questão ou a justiça.

Porém, você pode tentar a devolução por parte do recebedor de forma espontânea antes de recorrer para soluções mais extremas.

O que fazer quando um Pix não chega ao destinatário?

A orientação do Banco Central é que o remetente do Pix tenha um print de tela, do momento do envio concretizado do valor, ou o comprovante do débito em conta corrente através do extrato.

Dessa maneira, se o valor foi debitado, é preciso enviar o comprovante tanto para quem deveria receber, quanto para o banco ou instituição financeira da conta.

Com isso, o banco que deveria receber o valor, ou seja, o banco do destinatário da quantia, fica encarregado de resolver a situação.


Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.