SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Alzheimer: como lidar com quem tem a doença e quais os fatores de risco?


doença e quais os fatores de risco?

Não há uma definição quanto às causas do Alzheimer. A doença afeta o funcionamento do cérebro de modo lento e progressivo, caracterizada pelo comprometimento de duas ou mais funções.

Alzheimer: como lidar com quem tem a doença e quais os fatores de risco?Alzheimer: como lidar com quem tem a doença e quais os fatores de risco?


7 horas

Alzheimer se manifesta inicialmente com pequenos esquecimentos

Alzheimer se manifesta inicialmente com pequenos esquecimentos

O Alzheimer é uma doença que atinge um milhão de brasileiros. Normalmente, se manifesta com pequenos esquecimentos, depois surge a dificuldade em articular palavras, problemas na execução de atividades do dia a dia e evolui para alterações de comportamento.

Para falar sobre o assunto, o Bem Estar convidou nesta quinta-feira (28) o neurologista e diretor científico da Associação Brasileira de Alzheimer Rodrigo Schultz e a geriatra Maisa Kairalla. Eles explicaram a importância de um exame que pode detectar o problema e amenizar os sintomas.

A degeneração do cérebro começa, em média, aos 50 anos. Casos de Alzheimer precoce, antes dos 60 anos, tem maior ligação genética. Quando acontece mais tarde, acima dos 80 anos, tem como causa principal a própria idade. Por isso, cuidar do cérebro e do corpo ajuda a postergar as doenças degenerativas.

Exame que detecta genes responsáveis pelo Alzheimer não está disponível na rede pública

Exame que detecta genes responsáveis pelo Alzheimer não está disponível na rede pública

Não há uma definição quanto às causas do Alzheimer. A doença afeta o funcionamento do cérebro de modo lento e progressivo, caracterizada pelo comprometimento de duas ou mais funções como: memoria, linguagem, atenção, raciocínio lógico, julgamento, planejamento, graves o suficiente para interferir nas atividades da vida diária da pessoa.

Para evitar que o cérebro se ‘aposente’ é interessante adotar algumas estratégias: praticar atividade física; estimular a leitura; jogos como sudoku, palavras cruzadas. É muito importante exercitar o cérebro e socializar. O diagnóstico precoce é o melhor aliado para prolongar a qualidade de vida do paciente.

Como lidar com quem tem Alzheimer?

A família precisa ter informação, ler muito a respeito, pois os cuidados são intensos. O tratamento precisa ser individualizado e a família precisa ser paciente, entender que o comportamento da pessoa com Alzheimer independe da vontade dela. Quem cuida precisa estar bem, pois o desgaste é grande.

Os idosos são suscetíveis a distúrbios no humor, por isso podem ficar alterados e acabam irritando os familiares. É importante frisar que aquela pessoa não tem culpa de não se lembrar de nada ou de ter aquele comportamento, mas que ela já foi alguém muito produtiva e importante na sua vida.

Entenda a influência da genética no Alzheimer e como prevenir a doença

Entenda a influência da genética no Alzheimer e como prevenir a doença

Fatores de risco

– A idade é o mais reconhecido fator de risco;
– Estudos variados indicam que a influência genética pode representar de 1% a 5% dos casos;
– Alzheimer afeta mais a mulher do que o homem;
– Estilo de vida: hábitos como beber em excesso, fumar, dieta rica em gordura, estresse, sedentarismo podem ser ruins para a saúde em geral, especialmente a do cérebro.

A demência da doença de Alzheimer pode se apresentar em três fases: inicial (lapsos de memória para acontecimentos recentes), moderada (queixas se acentuam, assim como os demais domínios) e grave (agravamento dos sintomas, incapacidade de realizar as atividades da vida diária sozinho, etc).

Filhos se organizam para cuidar do pai com Alzheimer

Filhos se organizam para cuidar do pai com Alzheimer

Neuroestimulação ajuda na qualidade de vida de pacientes com Alzheimer

Neuroestimulação ajuda na qualidade de vida de pacientes com Alzheimer

Reveja o programa:

Bem Estar - Edição de quinta-feira, 28/09/2017

Bem Estar – Edição de quinta-feira, 28/09/2017

6
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

RECENTES

POPULARES

  • Marcelo Berlim

    HÁ 2 HORAS

    hoje existem equipamentos de localização que permitem aos responsáveis, que em caso de “fuga” como foi dito na reportagem, possam ser localizados, um desses equipamentos é o MILI.

    • Enio Silva

      HÁ UMA HORA

      Autotrack. Funciona

MAIS DO G1
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.