SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-O projeto “Lance Limpo” da Globo e os “idiotas da objetividade” no futebol, por Wilson Ferreira


por Wilson Ferreira

A doença crônica do tautismo (tautologia + autismo), em processo de metástase na TV Globo, assume formas cada vez mais imprevisíveis na emissora. Agora contamina seus jornalistas que começam a levar a sério a própria visão de mundo de uma TV fechada em si mesma. O apresentador do Globo Esporte, Ivan Moré, “teve uma ideia” que prontamente recebeu as bênçãos do indefectível Galvão Bueno em seu programa “Bem, Amigos!”: o projeto “Lance Limpo” no qual serão apresentados “exemplos de nobreza e honestidade” – jogadores que confessam que cavaram pênaltis, por exemplo, fazendo árbitros corrigirem seus próprios erros. Para Moré e Bueno, na situação atual de “corrupção, desonestidade e ladroagem que dominam o País”, o esporte deve dar bons exemplos para ajudar a resolver o “problema sério de formação do cidadão”. Uma espécie de “Pan-Lava Jato” histérico que agora vê em qualquer coisa a necessidade de receber o raio moralizador. Mas pode matar o maior produto global: o futebol – assim como Nelson Rodrigues alertava que os “idiotas da objetividade” queriam destruir o futebol pelo complexo de vira-latas, da mesma forma a  moralização (que não consegue moralizar a si mesma) quer limpar a natureza imaginária de todo jogo: o drama e o lúdico. Mas há também uma agenda secreta por trás do tautista projeto: o anarcocapitalismo no esporte.

A doença crônica do tautismo (neologismo da Teoria dos Sistemas que descreve o patológico “fechamento operacional” de um sistema que, pelo seu gigantismo e complexidade, fecha-se ao mundo exterior, descrevendo-o a partir de uma imagem que a estrutura faz de si mesma) da TV Globo cresce cada vez mais, manifestando-se nas formas mais imprevisíveis.

Nas transmissões esportivas, o tautismo já assumiu diversas variações: na metalinguagem (a Globo passa a maior parte do tempo falando muito mais da transmissão do que sobre o próprio evento transmitido), na auto-referência (os jornalistas transformam-se nos protagonistas dos acontecimentos), nos atos-falhos quando sem querer demonstra como interfere na gestão do esporte (quando um telejornal “previu” 24 horas antes o resultado do sorteio de mando da final da Copa do Brasil – clique aqui) e muito mais que extrapolariam o espaço dessa postagem.

Inebriada pela obesidade e força em impor a sua visão de mundo tautista na próprio cenário político brasileiro, a patologia crônica global começa a atingir seus próprios jornalistas que passam a confundir a agenda hegemônica da emissora como fosse a própria realidade que devem reportar.

Uma dessas “vítimas” é o jornalista esportivo Ivan Moré, apresentador do programa Globo Esporte. Jovem jornalista que substituiu Tiago Leifert (que largou o jornalismo esportivo e foi para o entretenimento – mais um reflexo tautista dos jornalistas que se transformam em personagens de si mesmos), vem demonstrando que tem bastante futuro dentro paraíso artificial que a Globo construiu para si mesma.

“Lance Limpo”

Convidado para participar do programa Bem, Amigos! apresentado pelo indefectível Galvão Bueno, Moré apresentou uma “ideia que teve” e como, em primeiro lugar, “explicou a parada” para Bueno que acabou dando suas bênçãos para o projeto intitulado “Lance Limpo”.

“O que vale no esporte? O resultado ou a disputa justa? A vitória a qualquer preço ou o jogo limpo? O Globo Esporte te convida para acompanhar alguns exemplos”, diz a abertura do vídeo sobre o projeto. E toca a apresentar exemplos edificante que, claro, estão fora do Brasil – no futebol alemão, no futebol chinês etc. Jogadores que admitiram para o árbitro que cavaram o pênalti e o clube chinês que penalizou de forma exemplar seu jogador que agrediu o adversário.

O projeto “Lance Limpo” idealizado por Ivan Moré apresentará “exemplos nobres”, “atitudes que influenciam positivamente o comportamento das pessoas”, “lealdade, companheirismo e honestidade”.  E o vídeo de lançamento do projeto termina em uma estética motivacional que faria inveja a qualquer projeto corporativo daqueles que querem convencer o empregado a “vestir a camisa”: “Queremos mostrar que vocês podem fazer a diferença com atitudes nobres… em que a Verdade prevaleça!”.

Pan-Lava Jato

De onde veio a inspiração para um projeto tão edificante? Claro, do momento atual em que o “País está sendo passado a limpo”. Para Galvão Bueno (com a anuência do ex-jogador Caio) o País tem um “problema muito sério de formação do cidadão, vivemos um momento difícil de desonestidade, de muita corrupção, de muita ladroagem…”.

Se o hábito do cachimbo faz a boca torta, anos batendo bumbo para a Operação Lava Jato dentro da sua seletiva agenda de moralização nacional (de uma emissora incapaz de moralizar a si mesma e a complexa engenharia financeira de lavagem de dinheiro através da “Globo Overseas” em paraísos fiscais) resultou em uma peculiar visão de mundo na qual os próprios jornalistas globais passaram a acreditar. Virou uma espécie de paradigma para avaliar qualquer acontecimento.

Moré e Galvão passaram acreditar numa “Pan-Lava Jato”, algo como a manifestação de um patológico “Panteísmo” histérico: agora, temos que passar TUDO a limpo! – a política, o esporte, a economia, as relações familiares, pessoais. Doravante, tudo deverá ser regido pelos princípios da transparência, verdade e justiça. Será que Ivan Moré se sentirá como uma espécie de juiz Sérgio Moro do esporte? Assim como ocorreu com o ínclito juiz, a mosca azul da fama também picará Ivan Moré? A Verdade e a Justiça a jato para tudo e para todos?

Idiotas da objetividade

Mas vamos ficar apenas no futebol. Se ainda estivesse entre nós, certamente o dramaturgo e cronista Nelson Rodrigues (1912-1980) os qualificaria como “os idiotas da objetividade” – expressão usada pelo cronista para designar aqueles comentaristas esportivos com “síndrome de vira-latas” (“narciso às avessas”) que só viam mérito no futebol da Europa Setentrional” dos atletas “alimentados como vacas holandesas”.

>>>>>Continue lendo no Cinegnose>>>>>>>

Vídeos

Projeto “Lance Limpo” – Globo Esporte

Select ratingNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

Nota 1

Nota 2

Nota 3

Nota 4

Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.