Blog do Levany Júnior

SANTA CATARINA SC-PM de SC recebe robô para atuar em operações do esquadrão antibomba

 

 

Robô antibomba deve auxiliar Polícia Militar de SC em operações de risco

A Polícia Militar de Santa Catarina recebeu nesta terça-feira (14) o robô Teodor, um reforço no esquadrão antibombas. O equipamento é especializado em operações para identificar e desarmar artefatos explosivos. Ele pode ser controlado a um quilômetro de distância e suportar temperaturas entre -20ºC e 60ºC.

O novo integrante da PM tem olhos precisos, pesa 375 quilos e pode chegar a dois metros de altura. O robô foi doado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. “O valor dele é R$ 1,1 milhões, é um valor que o estado não teria como adquirir”, disse a governadora em exercício, Daniela Reinehr (PSL).

Robô especializado na identificação e desarme de bombas — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Há cinco robôs como este no país, segundo o secretário Nacional de Segurança Pública em exercício, coronel Freibergue Rubem do Nascimento. “Esse material foi definitivamente transferido como patrimônio pro estado [catarinense] e a nossa intenção é trazer outros policiais do país para serem capacitados aqui também”, disse ele.

O robô vai ficar no Batalhão de Operações Especiais (Bope) para ser usado em casos envolvendo explosivos. Ele deve tornar as intervenções ainda mais precisas, de acordo com o comandante da PM catarinense, coronel Carlos Alberto Araújo Gomes.

“Isso aumenta a segurança da equipe, aumenta a segurança do local onde os artefatos são encontrados, torna mais rápida a intervenção”, disse o comandante.

Seis policiais militares de Santa Catarina passaram por um treinamento de dois meses e meio para operar o robô, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública. O equipamento foi montado na Alemanha e é operado por radiofrequência.

Geralmente o material explosivo era retirado com o auxílio de pás e escudos antibalísticos, com riscos ao esquadrão. Mesmo assim, não houve registro de acidentes que resultassem em ferimentos nos policiais, conforme a secretaria.

Veja mais notícias do estado no G1 SC

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Veja também

Rate this post
Sair da versão mobile