SANTA CATARINA SC-CPI da compra dos respiradores de SC ouve representante de instituto e servidoras da Defesa Civil Esta é a segunda sessão da comissão que investiga aquisição de equipamentos por parte do governo estadual por R$ 33 milhões com dispensa de licitação.



Alesc tem segunda sessão da CPI dos Respiradores

00:00/02:24

Alesc tem segunda sessão da CPI dos Respiradores

Nesta terça-feira (19), ocorreu a segunda sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que investiga a compra de 200 respiradores pelo governo de Santa Catarina por R$ 33 milhões com dispensa de licitação. Três pessoas foram ouvidas.

A CPI começou com quase meia hora de atraso, logo após a sessão ordinária. O primeiro a ser ouvido foi o João Gilberto Rocha, que é biomédico, representante legal do Instituto Nacional de Ciências da Saúde. Esse instituto participou da licitação de contratação do hospital de campanha de Itajaí. Essa CPI investiga a compra dos respiradores, mas o deputado Ivan Naatz (PL), que é relator da comissão, explicou que os deputados querem entender todo o mecanismo da Secretaria de Estado da Saúde nas contratações durante a pandemia.

O preço apresentado por este instituo ficou em segundo lugar, eles até questionaram a decisão do governo do estado na Justiça. Mais tarde o governo cancelou essa contratação após duas decisões judiciais que suspenderam o processo. João Gilberto disse que não pode afirmar que houve um direcionamento nesse processo de licitação, mas má condução do projeto, as pessoas não tinham habilidade administrativa para conduzir aquele processo. Questionou por que o processo estava sendo conduzido pela Defesa Civil.

Sobre os respiradores, ele acredita que os valores que estão falando não são exorbitantes, a julgar pelo momento e pela situação atual.

Depois os deputados ouviram Janine Siqueira, gerente de Contratos e Licitações da Defesa Civil. Ela também participou do processo do hospital de campanha, mas não da compra dos respiradores. Além dela, outras servidora da Defesa Civil foi ouvida: Débora Regina Vieira Trevisan, que é consultora jurídica do órgão.

A compra dos respiradores também é investigada por uma força-tarefa formada pela Polícia Civil, Ministério Público (MPSC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC).

Suspensão de deputados do PSL

PSL-SC suspende quatro deputados; decisão afeta CPI dos Respiradores

00:00/01:00

PSL-SC suspende quatro deputados; decisão afeta CPI dos Respiradores

Quatro deputados estaduais do PSL foram suspensos pelo partido: Felipe Estevão, Sargento Lima, Ana Campagnolo e Jessé Lopes. Eles fazem oposição ao governador, Carlos Moisés (PSL) e os dois primeiros integram a CPI dos respiradores. Inclusive Lima é o presidente da comissão, conduzindo os trabalhos.

Os deputados suspensos terão a oportunidade de recorrer à Justiça ou ao próprio diretório nacional do PSL, mas em algum momento a Alesc precisará decidir se Estevão e Lima ficam na CPI, já que eles estão na comissão ocupando as duas vagas destinadas ao partido.

Douglas Borba renuncia ao mandato de vereador

Ex-secretario da Casa Civil Douglas Borba renuncia a mandato de vereador

00:00/00:54

Ex-secretario da Casa Civil Douglas Borba renuncia a mandato de vereador

O ex-secretário de Estado da Casa Civil Douglas Borba, que é investigado pela Polícia Civil no caso dos respiradores, renunciou ao mandato de vereador em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Ele foi eleito em 2016 com a segunda maior votação na cidade pelo PP.

Borba se licenciou da Câmara em janeiro de 2019 para assumir a Secretaria da Casa Civil no governo de Carlos Moisés. O ex-secretário é citado na investigação porque teria indicado a empresa que vendeu os aparelhos ao estado e recomendado pessoas próximas a ele para intermediar a compra.

Ele esteve na Polícia Civil prestando depoimento e em sua defesa tem dito através dos advogados que agiu de forma correta e nega qualquer tipo de irregularidade.

Veja mais notícias do estado no G1 SC

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.