SANTA CATARINA SC-Cidade de SC registra neve e temperatura mais baixa do Brasil em 2022, diz Inmet


Serra de SC amanheceu com temperaturas congelantes  — Foto: Tiago Ghizon/ NSC

Serra de SC amanheceu com temperaturas congelantes — Foto: Tiago Ghizon/ NSC

A temperatura mais baixa do Brasil em 2022 foi registrada em Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, nesta terça-feira (17). Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a cidade, que também amanheceu com neve (vídeo abaixo) e chuva congelada, marcou -2,4°C durante a madrugada.

A medição foi feita no Morro da Igreja, ponto mais alto do município, às 4h. Pouco depois, às 7h, os termômetros marcavam -1°C.

As outras regiões mais frias foram General Carneiro, no Paraná, com 0,3°C; Vacaria, no Rio Grande do Sul, com 1,4°C; Inácio Martins (PR), 1,7°C; São José dos Ausentes (RS), 2°C e o também catarinense Rio Negrinho com 2,9°C.

De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado, as temperaturas baixas, somadas à umidade, devem permanecer ao longo do dia, mantendo o cenário de neve propício em Santa Catarina.

Neve em Bom Jardim da Serra /  Vídeo: Benito Sbruzzi

00:00/00:23

Neve em Bom Jardim da Serra / Vídeo: Benito Sbruzzi

Leia também:

Nas primeiras horas da manhã desta terça, segundo Martins, o fenômeno foi registrado também em Urubici e Urupema. “Tem tudo disponível para aconteça o fenômeno”, comenta.

Abrigos e mobilizações

 

Por causa do frio, cidades da Serra catarinense e da Grande Florianópolis estão promovendo ações para manter as populações mais vulneráveis aquecidas e seguras durante o período.

Em São Joaquim, por exemplo, estão sendo feitas rondas noturnas para ajudar pessoas que estejam nas ruas da cidade. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) também fará atendimento às famílias que precisarem de auxílio nos dias mais gelados. Em Urupema, famílias em situação de extrema vulnerabilidade receberão cobertores e cestas básicas, de acordo com a prefeitura.

SC tem alerta para tempestade

 

Conforme um ciclone subtropical se aproxima do Estado, Santa Catarina tem alerta para rajadas de vento de mais de 100 km/h entre esta terça e a quinta-feira (19). O fenômeno pode atingir a categoria de furacão, a depender de sua localização e intensidade.

Devido à sua intensidade, ele já passou a ser categorizado como uma tempestade subtropical pela Marinha do Brasil, autoridade meteorológica no mar no país. Também por já estar nesta categoria, o fenômeno foi batizado. O nome escolhido foi Yakecan, que significa “o som do céu” em tupi-guarani.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

 

200 vídeosNeve é registrada em SCExplosão compromete estrutura de hotel em FlorianópolisChuva congelada em São Joaquim
Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading