RIO GRANDE DO NORTE RN-Professores do RN decidem encerrar greve e aceitam proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo
Professores do RN decidem encerrar greve — Foto: Sinte/Divulgação
Professores do RN decidem encerrar greve — Foto: Sinte/Divulgação
Os professores da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte decidiram aceitar a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo do estado e encerrar a greve iniciada há mais de um mês, no dia 7 de março. Segundo o sindicato que representa a categoria, as aulas serão retomadas nesta quinta-feira (13).
Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (12), a maioria dos professores presentes voltou pela volta ao trabalho. Segundo o sindicato, foram 272 votos contra 181, que queriam manter a greve. Outros 10 se abstiveram.
A coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), afirmou que a entidade vai enviar ofício ao governo comunicando da decisão da assembleia e informando que aceita os termos da última proposta do Estado para quitação do piso.
A principal demanda da categoria era é a implantação do reajuste de 14,95% no Piso Nacional do Magistério.
Aplicação de reajuste de 14,95% em abril (em folha suplementar) para os professores que ganham abaixo do Piso, retroativo a janeiro;
Aplicação de 7,21% em maio para todos que já recebem acima do Piso (ativos, aposentados e pensionistas com paridade);
Aplicação de 3,69% em novembro; (ativos, aposentados e pensionistas com paridade);
Aplicação de 3,49% em dezembro (ativos, aposentados e pensionistas com paridade); e
Retroativo quitado em 8 parcelas, entre maio e dezembro de 2024, contemplando ativos, aposentados e pensionistas com paridade
Para outro coordenador do Sinte, Bruno Vital, a decisão da categoria foi a mais sensata. Para ele, as reiteradas propostas do governo já haviam sinalizado não haver abertura para propostas diferentes.
Embora o governo já tivesse apresentado a proposta de reajuste, o parcelamento dos valores retroativos em 2024 e a complementação do reajuste para quem ganha acima do piso somente no fim do ano não agradou parte da categoria.
Outras pautas da categoria envolvem a realização de concurso público e o envio à Assembleia Legislativa dos projetos de lei sobre porte das escolas e do ensino em tempo integral.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
50 vídeos
Barragem de Umari, no RN, volta a sangrar após 14 anos
Moradores de Currais Novos comemoram ‘sangria’ de açude
Aumento de nível de rios em Apodi provocou alerta da Defesa Civil de Apodi, RN
RIO GRANDE DO NORTE
Comentários
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook