RIO DE JANEIRO -RJ-BRASIL-Mercado cai na real e baixa em até 9,7% preços de aluguéis em bairros do Rio em março Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/mercado-cai-na-real-baixa-em-ate-97-precos-de-alugueis-em-bairros-do-rio
Mercado cai na real e baixa em até 9,7% preços de aluguéis em bairros do Rio em março
A crise econômica do país conseguiu fazer com o mercado imobiliário o que até ele mesmo duvidava, oito meses depois da Copa do Mundo — que levou a especulação às alturas: baixar os preços dos aluguéis na sempre cara capital carioca. Com o setor parado desde a euforia pós Mundial, alguns donos de imóveis tiveram que reduzir os valores, na tentativa de fechar contratos. Se para o proprietário é o difícil momento de baixar a bola, para os inquilinos, ao contrário, é hora de pesquisar com calma e encontrar um apartamento mais barato. Um levantamento do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio) já mostra este cenário.
O Centro foi o bairro que mais reduziu o valor dos aluguéis no mês passado: queda de 9,68%, na comparação com fevereiro. Em relação a março de 2014, a baixa foi de 4,47%. Gávea, Ilha do Governador, Jardim Botânico e Laranjeiras são outros pontos que tiveram redução de preço no mês passado, segundo o estudo.
Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio (Creci-RJ), Manoel da Silveira Maia admite que a situação econômica tem mesmo contribuído para a desaceleração e mesmo a queda dos preços. Mas, apesar do cenário, ele afirma que março foi um bom mês na quantidade de negócios fechados na locação.
— Acredito que o carioca deixe tudo para depois do carnaval, porque houve um incremento de 25% no volume de imóveis alugados na minha empresa. Então, a expectativa é que, a partir de abril, os imóveis já valorizem, ou seja, fiquem mais caros — explica Manoel.
Quanto à valorização de algumas regiões, o vice-presidente de locações do Secovi Rio, Antonio Paulo Monnerat, ameniza os resultados:
— A gente tem acompanhado a evolução dos preços e (ela) está mais ou menos de acordo com a inflação. Em alguns bairros um pouco mais e em outros, um pouco menos.
Entre os mais caros em março, Jacarepaguá, Flamengo e Méier encabeçam a lista, com 8,10%, 7,12% e 6,14%, respectivamente, na comparação com 2014.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook