1.O controle de Deus sobre a História (v.1-7)
2.O controle de Deus sobre a Criação (v.8-18) 3.O controle de Deus sobre a Mensagem (v.19-25) |
1.O controle de Deus está muito acima de nossas necessidades particulares, mas o controle Dele é universal e em todos os tempos. Às vezes, pensamos que, por estarmos sofrendo alguma injustiça ou porque o mundo sofre com ondas de terrorismo ou catástrofes naturais, que Deus precisa fazer alguma coisa urgente. Deus jamais perdeu o controle da História, da Criação e nem a Sua mensagem deixou de ter acesso aos povos porque ele não conseguiu controlar a perseguição. Isaías profetiza, por nome, o rei da Pérsia, Ciro, 200 anos antes dele nascer. Ele é um tipo de Cristo que é o libertador, o verdadeiro ungido. Ciro venceu a Babilônia, invadindo-a através do leito do rio quando estava seco para abrir os portões para o exército entrar e conquistar o império. Jesus Cristo vencerá o exército do Anticristo e julgará todas as nações (v.1-2).
2.A Babilônia era muito rica, mas Ciro despojou-a totalmente. A riqueza não foi para Israel, mas para Ciro e seu império, a Pérsia. Embora, a vitória tenha sido de Ciro, Deus estava controlando a História para dar livramento para Israel. Ciro não conhecia a Deus e não era um salvo, mas foi o eleito de Deus para uma tarefa de libertação do povo de Israel. Ciro não conhecia a Deus, mas o nome do Senhor ficaria conhecido através da vida de Ciro que deu todo o apoio para a nação ser reconstruída. Quando o texto diz que Deus faz a paz e cria o mal, significa que Ele controla a História para trazer a paz para Israel através de Ciro e
para trazer o mal para a Babilônia através do exército de Ciro. Portanto, longe de mal interpretar o caráter de Deus, achando que Ele é o criador do mal, conforme alguns dizem, atribuindo a Deus o pecado do homem (v.3-7).
3.Deus tem o controle sobre a Sua própria Criação. Ele fez todas as coisas e jamais deixou de cuidar e manter aquilo que fez. As estações, as leis da física e tudo o que for necessário para a manutenção do universo está totalmente sob o controle de Deus. Nós somos produto da criação de Deus e não temos o controle sobre aquilo que Ele faz. Temos a responsabilidade de obedecer e a capacidade de desobedecer. Sofremos as consequências da desobediência bem como desfrutaremos da bênção de obedecer. Assim como o filho não questiona porque os pais decidiram gerá-lo, o homem não pode questionar o controle que Deus tem da história e da Sua criação. Dentre a Sua criação ou formação, está a nação de Israel. Ele decidiu levá-la ao cativeiro da Babilônia e libertá-la pelas mãos do rei da Pérsia, Ciro. A promessa de Deus de proteger Israel e cumprir o Seu desígnio territorial e espiritual é indiscutível. Não há como argumentar o destino de Israel. Está nas mãos de Deus e já traçado na Bíblia (v.8-13).
4.Os povos reconhecerão a nação de Israel. Os sabeus são os árabes. A promessa do poder universal da nação de Israel ainda não foi cumprida, mas temos a garantia na Palavra de Deus que assim acontecerá. Deus é misterioso, mas não oculto. Os planos Dele são desvendados com a História, mas isto não significa que Ele é um Deus que age sem razão. Tudo está sob o controle Dele, assim como a Criação está em perfeita harmonia desde que o universo foi formado. A terra será habitada por Israel e todos os povos a ela se submeterão. Essa promessa é feita sob juramento de Deus para Consigo mesmo. É a promessa feita aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. O caos (tohu) nada tem a ver, como alguns querem afirmar, que houve um intervalo em Gênesis 1.1 e 1.2, onde a terra se tornou um caos. É chamada a Teoria do Salto, uma tentativa de se harmonizar o relato bíblico de uma terra nova como as falácias de alguns homens da ciência que afirmar que a terra tem bilhões de anos (v.14-18).
5.Se lemos anteriormente que Deus é misterioso, é simplesmente pelo fato do homem não entender o controle de Deus sobre a História e Sua Criação. A partir desse ponto, Isaías nos mostra que Deus se revela e tem prazer nisso. Deus tem o controle sobre a mensagem. Ele promove entre o Seu povo a revelação necessária para conhecer a Sua Pessoa e Sua obra. A mensagem de libertação de Israel foi proclamada pelos profetas e não ficou escondida (v.19).
6.Deus providenciou, assim que as levas foram chegando a Jerusalém, a reconstrução do altar e do templo, dos muros, o assentamento das famílias na terra, a leitura da lei, o redescobrimento das genealogias sacerdotais e dos levitas, o cumprimento da Lei, a extinção completa da idolatria, etc. Deus controlou a história, a criação e a Sua própria mensagem por causa do Seu povo, Israel (v.20-21).
7.A salvação só pode estar nesse Deus maravilhoso que tem tudo sob o Seu controle. Nós não chegamos a ver todo o desenho que Deus está fazendo, por isso, não limitemos os planos de Deus à nossa geração ou aos nossos interesses próprios. Não há nenhum deus além do nosso Deus. Tudo está convergindo para a Sua própria glória. O mundo todo se dobrará diante de Jesus (Filipenses 2.10-11). A promessa de Deus sobre a nação de Israel será cumprida. Depois de 70 anos, o nome do Senhor será honrado entre as nações novamente. A nação será justificada por crer Nele. Portanto, Deus tem o controle da História, da Criação e de Sua mensagem (v.22-25).