Meus irmãos, a Palavra de Deus mais uma vez nos surpreende com sua profundidade, amor e transparência dada pelo Seu Santo Espírito. Hoje estamos lendo um dos salmos mais conhecidos da Bíblia. O Salmo 91. Porém, por ser muito conhecido, muito recitado, acabamos aprendendo e repetindo sem nem mesmo nunca o lermos por completo.
Nele encontramos Palavras de proteção, conforto, segurança e vida longa, mas existe uma condição neste salmo muito séria: V.1 e v. 14. Não existe outra condição em poder ter todas estas coisas ou viver estas promessas.
Habitar no abrigo, ou esconderijo, é estar onde somente Deus conhece. Só Deus sabe onde fica este lugar e somente o Espírito Santo pode nos guiar até ele. É lugar onde o sangue de Cristo, e somente ele, nos permite estar.
Habitar no esconderijo do Altíssimo é estar no lugar em que Deus deseja que nós estejamos: em Sua presença. Sem Sua presença, não poderemos conhecê-lo, como diz o v. 14.
Habitar no esconderijo do Altíssimo é estar onde Ele pode ser achado. Se for um abrigo, ou esconderijo, é um lugar reservado onde poucos têm acesso, e foi o próprio Deus quem quis assim. Mas poucos têm acesso não por Deus ter limitado isso, mas porque são poucos os que desejam realmente estar com Ele.
Ele decidiu que os que desejam estar com Ele terão de procurá-lo, terão de buscá-lo. E somente estas pessoas poderão dizer: “Tu és o meu escudo, minha fortaleza e minha confiança estão em Ti”. O salmo 91 foi escrito para estas pessoas.
Habitar no esconderijo do Altíssimo é não precisar temer as situações da vida, pois estará protegido pelo próprio Senhor. Isso não quer dizer que não teremos problemas. Jesus disse: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, pois Eu venci o mundo”. A diferença é saber que está protegido. Apesar dos problemas, nenhum mal nos alcançará. Esta é a Palavra de Deus e não esta mentira que dizem hoje de que o servo do Senhor não terá problemas.
Para habitar no esconderijo do Altíssimo precisamos desejar estar com Ele. É literalmente fazer uma mudança de onde nós moramos para o lugar onde Ele mora. É abandonar os desejos que nos fazem permanecermos afastados de Deus. É dizer não para aquilo que desejamos ser, através de nosso orgulho e nossas forças. É dizer sim para aquilo que seremos quando estivermos em seu esconderijo.
Conhecer Seu nome é o que nos espera no esconderijo do Altíssimo. Nossas idéias mudam. Nossas ações mudam. Existe transformação pois nunca mais seremos os mesmos quando decidirmos habitar em sua presença.
Se estamos cansados de quem nós somos, do que temos feito, dos nossos erros, acredite, nosso lugar é a habitação no esconderijo do Altíssimo. Somente os que estão lá podem dizer: “Tu és o meu escudo, minha fortaleza e minha confiança estão em Ti”. Pois somente estes conhecem o Seu nome.