“3 Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. 4 Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. 6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. 7 Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. 34 Espera no SENHOR, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados”. (Salmo 37.3-7, 34)
1 – CONFIA NO SENHOR
“Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade”. (Salmo 37.3)
Confiar significa entregar-se, dar-se por completo.
Existe uma diferença entre acreditar e confiar. Conta-se que um homem malabarista, anunciou para os jornalistas que atravessaria de bicicleta, de um prédio para o outro, sobre uma corda. A maioria das pessoas quando ouviram a notícia não acreditaram naquilo. Então, uma pessoa, uma única pessoa procurou o malabarista e disse: eu acredito que você conseguirá. Então o malabarista respondeu: então sobe na minha bicicleta e atravessa comigo. A pessoa respondeu: não tenho coragem. Então o malabarista replicou: você acredita que atravesso, mas não confia em mim.
Aqui está a diferença entre acreditar e confiar. Acreditar é mais fácil. A Bíblia diz que até o Diabo e seus demônios acreditam em Deus: “Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem” (Tiago 2.19).
2 – AGRADA-TE DO SENHOR
“Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração”. (Salmo 37.4)
“Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração” (Almeida Corrigida).
“Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja” (NTLH)
O texto fala de uma vida que tem prazer nas coisas de Deus. O texto tem uma promessa de que se vivermos uma vida que agrada a Deus, uma vida de onde nossa fonte de alegria esteja em estar em sua presença, ele nos dará todas as outras coisas. Esse texto tem respaldo nas palavras de Jesus: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
Tem uma canção do Kleber Lucas, que leva o título “Não posso te deixar”, que diz: “Eu ando com meu Deus na rua, E quando chego em casa ele está comigo. Eu falo com meus Deus na hora de dormir, e logo quando acordo digo: “Eis me aqui” Sou de Jesus. E mesmo atarefado sempre estou ligado Eu não abro mão da presença, e no partir do pão em cada comunhão Graças, graças por tudo Sou de Jesus”.
Observe o que diz o versículo 23-24 do mesmo salmo: “23 O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; 24 se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão” (Salmo 37.23-24).
Nos deleitamos nele, e ele se agrada de nós. É um amor relacional. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.
Jesus não nos prometeu uma vida sem dores, mas ao contrário nos alertou que no mundo teríamos aflições. O texto fala de queda. Podemos cair, tropeçar, mas o texto nos promete: “se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão”.
3 – ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR
“5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. 6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.” (Salmo 37.5-6)
O convite do salmista é experimentar algo que ele mesmo experimentava em sua vida. Por isso ele nos convida a entregar o nosso caminho a Deus. Mais uma vez vemos a palavra confiança. E prossegue dizendo: “e o mais ele fará”.
Mesmo que as pessoas não reconheçam suas qualidades, seus talentos. Mesmo que hoje você não está plenamente realizado, mas nos promete que Deus fará sobressair a nossa vida. As pessoas verão a nossa vida, no tempo de Deus, as coisas começarão acontecer. Na Linguagem de Hoje traduz-se: “Ele fará com que a sua honestidade seja como a luz e com que a justiça da sua causa brilhe como o sol do meio-dia” (Salmo 37.6 – NTHL).
4 – DESCANSA NO SENHOR
“7 Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.” (Salmo 37.7).
Uma das canções mais belas do ministério do Diante do Trono diz: “Desde a antigüidade não se viu, Nem jamais se ouviu, De um Deus semelhante a ti, Que trabalha por quem espera e confia em ti, Em me arrepender e sossegar, Em me tranquilizar está minha salvação, Minha força está em esperar, confiar em ti, Enquanto eu descanso em Deus, Ele me dá tudo o que eu preciso, É descansar, confiar, entregar, todo o meu cuidado a Deus, Descansar, repousar, colocar minha esperança em Deus”. (Descanso em Deus – DT).
Essa canção reflete o que o salmista está querendo nos ensinar. O nosso dever é descansar e esperar em Deus. Não devemos olhar para o nosso redor, mas devemos olhar para Deus, e colocarmos a nossa esperança em Deus.
Recebi um artigo via email, e achei interessante. O Título é: Doze conselhos para ter um infarto feliz !!! (Dr. Ernesto Artur – Cardiologista)
Quando publiquei estes conselhos ‘amigos-da-onça’ em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.
1 Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.
2 Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.
- Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.
- Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.
- Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
- Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
- Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.
- Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)
- Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado.. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.
- Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.
- Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.
- E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.
Ainda neste salmo, temos um dos versículos mais citados da Bíblia: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.” (Salmo 37.25)
O Senhor pede que descansemos nele. Deus promete não nos desamparar: “Pois o SENHOR ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.” (Salmo 37.28)
5 – ESPERA NO SENHOR
“Espera no SENHOR, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados”.” (Salmo 37.34).
Como é difícil esperar. Nós queremos tudo para hoje.
Quem nunca se teve a sensação de pressa, de ansiedade. Sensação de que nunca é possível fazer tudo, além da certeza de que sua vida está passando rápido demais. Esses são sensações de um mundo que tem como lema: “quanto mais rápido melhor”.
Os psiquiatras já discutem uma nova doença, chamada “doença da pressa”. Cujos sintomas seriam a alta ansiedade, dificuldade para relaxar, e em casos mais graves, problemas de saúde e relacionamento.
Frases como: “Se não corrermos para pegar o ônibus, não chegaremos ao serviço no horário”; “Precisava correr para pegar a fila menor no supermercado”; “Nós comemos rápido para termos mais tempo para fazer as outras coisas”. “Espera no SENHOR, segue o seu caminho”.
Mensagem ministrada pelo Pastor Daniel Dutra, na Escola Bíblica Dominical, 31/01/2010, na Igreja Presbiteriana Independente de Cuiabá.
Postado há 2nd February 2010 por Daniel Dutra